Avaliação formativa: vivências em metodologia ativa de ensino aprendizagem na visão docente e discente

Autores

  • Suzana Gonçalves Rodrigues Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Maria da Graça Camargo Neves Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v26i03/04.304

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas; Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem; Educação Médica.

Resumo

Objetivo: Verificar a percepção dos docentes e discentes no que se refere ao processo avaliativo formativo da Escola Superior de Ciências da Saúde.

Métodos: pesquisa realizada com discentes e docentes do curso de Enfermagem e Medicina de uma Instituição de Ensino Superior, localizada em Brasília, que utiliza metodologia ativa de ensino aprendizagem. Estudo exploratório descritivo com abordagem quanti-qualititativa.

Resultados: apontam para a existência e interferência negativa do corporativismo, dos vínculos afetivos, do fornecimento do feedback pelo docente na construção da aprendizagem discente.

Conclusão: torna-se imperativo a educação permanente docente em torno da avaliação formativa visando contribuir para a solidificação do pensamento reflexivo, humanizado e generalizado do estudante em formação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suzana Gonçalves Rodrigues, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Discente do Curso de graduação em Enfermagem, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasil.

  • Maria da Graça Camargo Neves, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasil.

Referências

1. Mitre SM. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva. 2008; 13(2): 2133-2144.
2. Silva EA. Avaliação formativa por meio da tutoria por alunos: efeitos no desempenho cognitivo e no nível de satisfação dos aprendizes [dissertação]. Universidade Católica, Brasília; 2005.
3. Taras M. Assessment – summative and formative – some theoretical reflections. British Journal of Educational Studies. 2005; 53(4):466-478.
4. Escola Superior De Ciências Da Saúde. Projeto Político Pedagógico: Curso de Enfermagem e Medicina. Brasília, Brasil; 2010.
5. Silva RF; Sá-Chaves I. Formação reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Interface -comunic., Saúde, Educ. 2008; 12(27):721-34.
6. Medronho RA. Epidemiologia. São Paulo: Atheneu; 2004.
7. Vieira S. Introdução à Bioestatística. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Elsevier; 2008.
8. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.
9. Fernandes D. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação. 2006; 19(2):21-50.
10. Silva RHA; Scapin LT. Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem. Est. Aval. Educ.2011; 22(50):537-552.
11. Santos L. Dilemas e desafios da avaliação reguladora. Repositório da Universidade de Lisboa, 2008; 01-30.
12. Van Der Vleuten CPM. A model for programmatic assessment fit for purpose. Medical Teather. 2012;34(13):205-214.
13. Ribeiro EAG. Avaliação formativa em foco: concepção e características no discurso discente [dissertação]. Departamento de Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina; 2011.
14. Ribeiro LRC; Filho EE. Avaliação formativa no ensino superior: um estudo de caso. Acta. Sci. Human. Soc. Sci. 2011; 33(1):45-54.1. Almeida MTC, Batista NA. Ser docente em métodos ativos de ensino-aprendizagem na formação do médico. Revista Brasileira de Educação Médica. 2011; 35(4):468-476.
15. Juwah C., Macfarlane-Dick D., Matthew B., Nicol D., Ross D; Smith B. Enhancing student learning through effective formative feedback. The Higher Education Academy Generic Centre; 2004.
16. Sadler DR. Formative assessment and the design of instructional systems. Instructional Science. 1989; 18:119-144.
17. Almeida MTC, Batista NA. Ser docente em métodos ativos de ensino-aprendizagem na formação do médico. Revista Brasileira de Educação Médica. 2011; 35(4):468-476.
18. Oliveira GP. Avaliação formativa nos cursos superiores: verificações qualitativas no processo de ensino-aprendizagem e a autonomia dos educandos. Revista Iberoamericana de Educación. ISSN: 1681-5653; 1999.
19. Nicol D. Principles of good assessment and feedback: Theory and practice. Re-engineering Assessment Practices in Higher Education, University of Strathclyde, Glasgow; 2007.
20. Black P, Wiliam D. Assessment and classroom learning. Assessment in Education. 1998; 5(1):7-74.

Downloads

Publicado

29.10.2018

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
Avaliação formativa: vivências em metodologia ativa de ensino aprendizagem na visão docente e discente. Com. Ciências Saúde [Internet]. 29º de outubro de 2018 [citado 19º de novembro de 2024];26(03/04). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/304

Artigos Semelhantes

11-20 de 299

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.