O processo de implementação do Currículo Integrado em uma escola técnica de saúde à luz das representações docentes e da avaliação discente
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v27i04.58Palavras-chave:
Currículo Integrado, Enfermagem, Educação profissional, Problematização, Desenvolvimento Docente.Resumo
Este trabalho analisa o desenvolvimento de atividades-chave que traduzem, sob a perspectiva docente e discente, o currículo integrado adotado pelo curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), a partir de pesquisa documental e bibliográfica e do uso de abordagens quali- quantitativas, correlacionando o contexto histórico e institucional da Escola com conceitos relacionados a teorias curriculares e à educação profissional de nível técnico no Brasil. De caráter predominantemente qualitativo, essa pesquisa trabalha a análise de conteúdo das entrevistas com os docentes e a posterior triangulação dessas informações com os dados quantitativos obtidos através do processamento das respostas dos estudantes em um questionário semi-estruturado. O resultado dessa análise proporcionou a definição de três categorias: lugar dos sujeitos da aprendizagem, relação teoria‑ -prática e práticas avaliativas. A partir da análise dessas categorias foi observado que os docentes não se veem como sujeitos corresponsáveis pelo planejamento de atividades e outras atribuições previstas pelo currículo, assim como mantém suas práticas escolares de acordo com as representações sociais previstas pela metodologia tradicional, ou seja, nem eles, nem os estudantes trabalham com a problematização, sendo nítida também a ausência de um projeto institucional de avaliação. Ao expor um panorama atual sobre as práticas curriculares nesse curso, este estudo propõe a construção de novos caminhos a partir da participação dos sujeitos no planejamento de atividades e da qualificação docente a partir de cursos que usem metodologias ativas compatíveis com as que esses professores devem usar na Escola.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.