Oficina de sensibilização e instrumentalização para Atenção Primária à Saúde Mental na gestação e puerpério

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v31i02.610

Palavras-chave:

Saúde Mental, Gravidez, Período Pós-Parto, Atenção Primária à Saúde, Simulação de Paciente

Resumo

Objetivo: descrever uma proposta pedagógica de intervenção sobre saúde mental no ciclo gravídico-puerperal para os profissionais de uma Unidade Básica de Saúde. Método: configurou-se uma oficina de sensibilização e instrumentalização com três estratégias metodológicas: exposição dialogada, utilização de recursos audiovisuais e simulação clínica. Participaram 32 profissionais de saúde. Resultados: a avaliação pelos participantes demonstrou impacto na desestigmatização do tema, abrindo possibilidades de atuação na prevenção, identificação e abordagem ao sofrimento psíquico e vulnerabilidade psicossocial. Considerações Finais: sugere-se que tal proposta de educação em saúde possa ser replicada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Afonso MLM. (Org.). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

Herrman H, Saxena S, Moodie R. World Health Organization. Promoting mental health: concepts, emerging evidence, practice (Summary Report) Geneva: World Health Organization [Internet]; 2004, [Citado em 06 de junho de 2020] p. 19. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/43286/9241562943_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica, n° 34: Saúde Mental. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Arrais Alessandra da Rocha, Araujo Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Depressão pós-parto: uma revisão sobre fatores de risco e de proteção. Psic., Saúde & Doenças [Internet]. 2017, Dezembro [citado em 15 de agosto de 2020]; 18( 3 ): 828-845. Doi: http://dx.doi.org/10.15309/17psd180316.

Albuquerque VS, Moreira COF, Tanji S, Martins AV. A narrativa da prática como uma estratégia de construção do conhecimento na formação superior em saúde. Educar em Revista, Editora UFPR [Internet], Curitiba, Brasil, n. especial 2, p.191-206, [Citado em 15 de agosto de 2020], 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/11.pdf

Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2004, Junho [Citado em 15 de agosto de 2020]; 20( 3 ): 780-788. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300015.

Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-De-Mendonça JR, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, Moreira T, Hoffmann LMA. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2008, Dezembro [citado em 15 de agosto de 2020]; 13 (Suppl 2): 2133-2144. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.

Souza CDF, Antonelli BA, Oliveira DJ. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Revista da Universidade Vale do Rio Verde [Internet], Três Corações, ago/dez, 2016. [Citado em 15 de agosto de 2020] v. 14, n. 2, p. 659-677. Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135

Thiollent M. Metodologia da pesquisa-ação. 15ªed. São Paulo, Cortez, 125p, 2008.

Bardin, L. Análise de Conteúdo. 1ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Edições 70, 2016.

Anastasiou LGC, Alves LP (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3ª ed. Joinville: Univille, 2007.

Mazzioni S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo [Internet], jan/jun, 2013. [Citado em 15 de agosto de 2020] v.2, n.1. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338

Zambarda AB, Granella AP, Bagatini FM, Antonini JA, Rios JVP. Estratégias de Ensino utilizadas na aula universitária: um estudo a partir do curso de Administração de uma Universidade Comunitária do Oeste Catarinense. Revista ADMpg Gestão Estratégica [Internet], Ponta Grossa, 2015, [Citado em 15 de Agosto de 2020] v.8, n.2, p.27-33. Disponível em: http://www.admpg.com.br/revista2015_2/Artigos/Artigo3.pdf

Oliveira SN. Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014

Dal Sasso GM, Sebold LF, Kempfer SS, Oliveira SN (Orgs.). Guia metodológico para simulação em enfermagem – CEPETEC. Florianópolis [Internet], 2015. [Citado em 15 de agosto de 2020]. Disponível em: http://nfr.ufsc.br/files/2015/11/guia-metodol%c3%93gico-para-simula%c3%87%c3%83o-em-enfermagem-cepetec.pdf.

Arrais AR. Adoecimentos Psíquicos no Ciclo Gravídico-Puerperal e o Encaminhamento Precoce. Escola da Parentalidade. Brasília, 2018. [Acesso em 26 de 2018] Disponível em: http://aula.escoladaparentalidade.com.br/semanadeprofissionais.

Iaconelli V. Luto insólito, desmentido e trauma: clínica psicanalítica com mães de bebês. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund. [Internet], São Paulo, [Citado em 15 de agosto de 2020] v.10, n.4, p.614-623, dez. 2007. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1415-47142007000400004

Florianópolis. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Saúde. Protocolo de atenção em saúde mental. Município de Florianópolis/ Secretaria Municipal de Saúde. Tubarão : Ed. Copiart, 2010.

Mendonça MFS, Ludermir AB. Violência por parceiro íntimo e incidência de transtorno mental comum. Rev Saúde Pública [Internet], [Citado em 15 de agosto de 2020] v.51, n.32, 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/S1518-8787.2017051006912

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Aspectos jurídicos do atendimento às vítimas de violência sexual – perguntas e respostas para profissionais de saúde. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

Downloads

Publicado

02.10.2020 — Atualizado em 22.10.2020

Versões

Edição

Seção

Mestrados profissionais em saúde

Como Citar

1.
Oficina de sensibilização e instrumentalização para Atenção Primária à Saúde Mental na gestação e puerpério . Com. Ciências Saúde [Internet]. 22º de outubro de 2020 [citado 20º de novembro de 2024];31(02):117-28. Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/610

Artigos Semelhantes

361-370 de 429

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.