Teste Progresso

a importância na educação médica

Autores

  • Ana Marcia Iunes Salles Gaudard Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
  • Sulani de Souza Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1035

Palavras-chave:

Educação Médica, Avaliação Educacional, Educação

Resumo

Este trabalho se propõe a discutir a crescente importância do Teste de Progresso na educação médica. No mundo, o teste é apresentado com diferentes formatos, visando refletir a variedade dos currículos médicos e diferentes natureza de avaliação, ou seja, formativa ou somativa. Ele tem sido incorporado nas escolas médicas no Brasil e na Escola Superior de Ciências da Saúde. É uma ferramenta de controle de qualidade para a melhoria do processo de aprendizagem; orientado para o estudante, o docente e a instituição. Os testes avaliativos desenvolvidos devem ser válidos e confiáveis. Isto é um desafio sendo necessário que se utilize para tanto de conhecimentos de psicometria para de forma sistemática avaliar essas propriedades.

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Biografia do Autor

  • Ana Marcia Iunes Salles Gaudard, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

    Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Docente e membro do Núcleo de Avaliação do Curso de Medicina do UniCEUB e da UNICEPLAC. Brasília, DF, Brasil

  • Sulani de Souza, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Médica. Doutorado em Tocoginecologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

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Publicado

24.09.2021

Edição

Seção

Reflexões em educação e saúde: a experiência da Fepecs e suas escolas

Como Citar

1.
Teste Progresso: a importância na educação médica. Com. Ciências Saúde [Internet]. 24º de setembro de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];32(03). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1035

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