Impactos no ensino de Biossegurança na Odontologia diante da COVID-19

Autores

  • Cláudia Batista Mélo Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Gabrieli Duarte Farias Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Amanda Pereira Ferraz Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Letícia Regina Marques Beserra Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Cassiane Pereira de Lucena Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Emily Vitória Duarte Lopes Centro Universitário Unifacisa
  • Ilda Khatania Pereira da Silva Cavalcante Centro Universitário de João Pessoa
  • Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i01.1043

Palavras-chave:

Biossegurança, COVID-19, Instituição de Ensino Superior, Odontologia

Resumo

Objetivo: investigar a oferta do componente curricular Biossegurança no curso de Odontologia em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil. Método: pesquisa documental, descritiva e quantitativa. O universo foi composto por 1.023 instituições e a amostra por 413. Resultados: Constatou-se que 41,9% ofertam o componente curricular Biossegurança, sendo 39% de forma obrigatória e 2,9% optativa. A maioria das matrizes curriculares ofertam a Biossegurança entre o primeiro e o terceiro período (75,3%), com carga horária entre 30 e 60 horas (83,7%), na modalidade teórica (55,4%) e 6% dispõem de mais de um componente curricular destinado exclusivamente ao ensino da Biossegurança. Obteve-se dados significativos (p=0,012) ao associar a categoria administrativa com a implementação do componente curricular Biossegurança durante a pandemia da COVID-19 e com o retorno presencial das aulas (p=0,009). Conclusão: Conclui-se que as instituições que disponibilizaram o componente curricular Biossegurança tiveram o retorno gradual às aulas práticas.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Batista Mélo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

  • Gabrieli Duarte Farias, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Graduanda em Odontologia. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

  • Amanda Pereira Ferraz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Graduanda em Odontologia. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

  • Letícia Regina Marques Beserra, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Graduanda em Odontologia. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

  • Cassiane Pereira de Lucena, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Graduanda em Odontologia. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

  • Emily Vitória Duarte Lopes, Centro Universitário Unifacisa

    Graduanda em Odontologia. Centro Universitário Unifacisa. João Pessoa, Brasil.

  • Ilda Khatania Pereira da Silva Cavalcante, Centro Universitário de João Pessoa

    Graduanda em Odontologia. Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, Brasil

  • Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Odontóloga. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

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Publicado

25.03.2022

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
Impactos no ensino de Biossegurança na Odontologia diante da COVID-19. Com. Ciências Saúde [Internet]. 25º de março de 2022 [citado 25º de novembro de 2024];33(01). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1043

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