Ensino das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de Odontologia do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51723/b65pn566Palavras-chave:
Tecnologia da informação, Universidades, Educação em OdontologiaResumo
Objetivo: Analisar a oferta do componente curricular Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos cursos de Odontologia do Brasil. Métodos: Estudo documental, descritivo e quantitativo, composto por 433 instituições. Resultados: do total dos cursos analisados, 20% têm alguma disciplina relacionada ao tema TIC aplicada à Odontologia. Dentro dos 20% que ofertam a disciplina em sua matriz, apenas 2,5% dispõem de mais de um componente curricular com este mesmo propósito. Cerca de 51,7% possuem carga horária de 30 até 60 horas, enquanto que 3,5% ofertam a disciplina com carga horária inferior a 30 horas. No que se refere ao assunto mais abordado pelas disciplinas, observou-se que informática, tecnologias, informação, comunicação, internet, softwares e recursos digitais são os temas mais recorrentes. Conclusão: a maioria das matrizes curriculares dos cursos de Odontologia analisados não possui componentes relacionados com o tema TIC, fazendo-se necessário que haja uma readequação nos modelos curriculares pelas instituições.
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