Ensino das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de Odontologia do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/b65pn566

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, Universidades, Educação em Odontologia

Resumo

Objetivo: Analisar a oferta do componente curricular Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos cursos de Odontologia do Brasil. Métodos: Estudo documental, descritivo e quantitativo, composto por 433 instituições. Resultados: do total dos cursos analisados, 20% têm alguma disciplina relacionada ao tema TIC aplicada à Odontologia. Dentro dos 20% que ofertam a disciplina em sua matriz, apenas 2,5% dispõem de mais de um componente curricular com este mesmo propósito. Cerca de 51,7% possuem carga horária de 30 até 60 horas, enquanto que 3,5% ofertam a disciplina com carga horária inferior a 30 horas. No que se refere ao assunto mais abordado pelas disciplinas, observou-se que informática, tecnologias, informação, comunicação, internet, softwares e recursos digitais são os temas mais recorrentes. Conclusão: a maioria das matrizes curriculares dos cursos de Odontologia analisados não possui componentes relacionados com o tema TIC, fazendo-se necessário que haja uma readequação nos modelos curriculares pelas instituições.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. Gamboa PCA. Las TIC en la gestión del proceso de enseñanza-aprendizaje en el área Comunicación Organizacional: licenciatura en Ciencias de la Comunicación. RIDE rev iberoam para investig desarro educ. 2018; 8(16): 764–788. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/pdf/ride/v8n16/2007-7467-ride-8-16-00764.pdf

2. Nóbrega TE. et al. O uso das TIC como ferramenta de ensino da histologia nos cursos de Odontologia das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Rev iberoam tecnol educ educ tecnol. 2018; (22): 63-72. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-99592018000200008&script=sci_arttext&tlng=pt#:~:text=Conclui%2Dse%20que%20as%20institui%C3%A7%C3%B5es,se%20encontra%20aqu%C3%A9m%20do%20ideal.

3. Goulart VG, Liboni LB, Cezarino LO. Balancing skills in the digital transformation era: The future of jobs and the role of higher education. Industry and Higher Education. 2022; 36(2): 118-127. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/09504222211029796?journalCode=ihea

4. Aničić KP, Bušelić V. Importance of generic skills of ICT graduates-employers, teaching staff, and students perspective. IEEE trans educ. 2021;64(3):245–52. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/347243696_Importance_of_Generic_Skills_of_ICT_Graduates--Employers_Teaching_Staff_and_Students_Perspective

5. Campbell TAA phenomenological study of business graduates’ employment experiences in the changing economy. J Labour Mark Res. 2018;52(4):1-10. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29577112/

6. Cavalcante NV. et al. Computing and oral health: Mobile solution for collecting, data analysis, managing and reproducing epidemiological research in population groups. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(3):1076-1097. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/3/1076.

7. Oral Health in America: Advances and Challenges [Internet]. Bethesda (MD): National Institute of Dental and Craniofacial Research(US); 2021 Dec. Section 6, Emerging Science and Promising Technologies to Transform Oral Health. Disponível em: https://www-ncbi-nlm-nih.ez15.periodicos.capes.gov.br/books/NBK578292/

8. Jordi MCL. et al. Study and analysis of information technology in dentistry in latin american countries. Acta odontol latinoam. 2016, 29(1):14-22. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27701493/

9. Harerimana A, Mtshali NG. Types of ICT applications used and the skills’ level of nursing students in higher education: A cross-sectional survey. Int j Afr nurs sci. 2019;11: 100163. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214139118301173

10. Freire Filho JR. et al. New national curricula guidelines that support the use of interprofessional education in the Brazilian context: An analysis of key documents. J Interprof Care. 2017;31(6):754–760. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28862477/

11. Brasil. Resolução CNE/CES 3/2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Diário Oficial da União. 2021; Seção 1, pp. 76-78. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-3-de-21-de-junho-de-2021-327321299

12. Moraes BA, Costa NMS. Understanding the curriculum the light of training guiding health in Brazil. Rev Esc Enferm USP. 2016;50:9-16. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/THFg3vQ7vZHDHxrdb8WrfWt/?lang=en

13. Favaretto M. et al. Big data and digitalization in dentistry: A systematic review of the ethical issues. Int J Environ Res Public Health. 2020;17 (7): 2495. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32268509/

14. Lakatos EM, Marconi MA. Técnica de pesquisa. 6ª ed. 3ª Reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

15. Brasil. Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União. 2016c. Seção I, p.44. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

16. Brasil. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. 2021a. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova#

17. Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Distrito Federal: Portal do MEC, 2021b. Disponível em: https://abeno.org.br/wp-content/uploads/2021/06/DCN-ODONTOLOGIA-2018.pdf

18. Gusso AK, Castro BC, Souza TN. Tecnologias de Educação e Comunicação no ensino de Enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Res Soc Dev. 2021; 10(6):e13610615576. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1287715

19. Chiou SF, Su HC, Huang EW. The Application of Information and Communication Technology (ICT) in Nursing Education. Hu Li Za Zhi. 2017; 64(6):5-11. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29164541/

20. Zavale BL. et al. Closing the Gaps on Medical Education in Low-Income Countries Through Information & Communication Technologies: The Mozambique Experience. Biomed J Sci Tech Res. 2019; 16(4):12159-12165. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35354457/

21. Hailegebreal S. et al. Utilization of information and communication technology (ICT) among undergraduate health science students: a cross-sectional study. BMC Med Educ. 2022; 22(1):215. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35354457/

22. Maqsood A. et al. The teledentistry, impact, current trends, and application in dentistry: A global study. Biomed Res Int. 2021; 2021(1): 1-9. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/bmri/2021/5437237/

23. Shelomovska O, Sorokina L, Romanyukha M. Advantages and barriers to the introduction of E-learning environment into academic teachers’ activities in Ukrainian universities. IJICTE. 2016; 5(3):21–33. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313087852_Advantages_and_Barriers_to_the_Introduction_of_E-Learning_Environment_into_Academic_Teachers'_Activities_in_Ukrainian_Universities

Publicado

18.02.2025

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
Ensino das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de Odontologia do Brasil . Com. Ciências Saúde [Internet]. 18º de fevereiro de 2025 [citado 21º de fevereiro de 2025];35(02). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1541

Artigos Semelhantes

1-10 de 413

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)