Programa saúde na escola: relação da percepção autorrelatada dos estudantes como atores
DOI:
https://doi.org/10.51723/e1ktpq35Palavras-chave:
Educação Física, Promoção da saúde, Promoção da saúde escolar, EstudantesResumo
Objetivo: analisar a associação entre a percepção autorrelatada de estudantes com o Programa Saúde na Escola (PSE). Método: estudo transversal, realizado com 243 estudantes do ensino fundamental II e médio. Foram utilizados dois questionários no formato de escala analógico. Resultados: a partir da percepção autorrelatada dos alunos, foi observado que a maioria dos professores não fala sobre saúde (58,8%), assim como profissionais da unidade de saúde não foram à escola falar e promover saúde (55,6%); porém percebe-se uma quantidade expressiva de alunos com interesse em saber sobre saúde e seus benefícios saudáveis (82,3%), ainda, que se as aulas de Educação Física Escolar (EFE) fossem relacionadas a abordagem saúde e promoção da saúde, seriam mais interessantes de participar (87,2%). Conclusão: a participação nas aulas de EFE é um meio eficaz para abordar o tema PSE.
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