Programa saúde na escola: relação da percepção autorrelatada dos estudantes como atores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/e1ktpq35

Palavras-chave:

Educação Física, Promoção da saúde, Promoção da saúde escolar, Estudantes

Resumo

Objetivo: analisar a associação entre a percepção autorrelatada de estudantes com o Programa Saúde na Escola (PSE). Método: estudo transversal, realizado com 243 estudantes do ensino fundamental II e médio. Foram utilizados dois questionários no formato de escala analógico. Resultados: a partir da percepção autorrelatada dos alunos, foi observado que a maioria dos professores não fala sobre saúde (58,8%), assim como profissionais da unidade de saúde não foram à escola falar e promover saúde (55,6%); porém percebe-se uma quantidade expressiva de alunos com interesse em saber sobre saúde e seus benefícios saudáveis (82,3%), ainda, que se as aulas de Educação Física Escolar (EFE) fossem relacionadas a abordagem saúde e promoção da saúde, seriam mais interessantes de participar (87,2%). Conclusão: a participação nas aulas de EFE  é um meio eficaz para abordar o tema PSE.

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Biografia do Autor

  • Fabiano Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMUSF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, Rondônia, Brasil.

  • Edson dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Docente e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMUSF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, Rondônia, Brasil.

  • Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Docente e Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMUSF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, Rondônia, Brasil

  • Isys Gabrielly de Moura Dias, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMUSF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, Rondônia, Brasil. 

  • Paulo Renato Vitória Calheiros, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Docente e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMUSF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, Rondônia, Brasil.

  • Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Docente do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, Rondônia, Brasil.

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Publicado

18.02.2025

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Programa saúde na escola: relação da percepção autorrelatada dos estudantes como atores. Com. Ciências Saúde [Internet]. 18º de fevereiro de 2025 [citado 21º de fevereiro de 2025];35(02). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1526

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