Estilos de aprendizagem entre estudantes de medicina antes e durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/g531t518

Palavras-chave:

Educação Médica, Estudantes de Medicina, Aprendizagem, Pandemia COVID-19

Resumo

Objetivo: analisar as mudanças no perfil de aprendizagem, além da preferência do estilo entre os estudantes do primeiro ao oitavo semestre do curso de medicina antes e durante a pandemia da COVID-19. Métodos: realizado um estudo transversal e descritivo em um centro universitário. Foram feitas duas aplicações do questionário Honey-Mumford e perguntas de opinião pessoal.  A análise dos dados foi realizada por meio do teste exato de Fisher ou teste qui-quadrado de Pearson. Resultados: participaram 626 estudantes na primeira aplicação e 113 na segunda. O estilo de aprendizagem prevalente foi o reflexivo, com 67,3% na primeira aplicação e 61,9% na segunda, quando comparados esses valores foi encontrado p=0,272. 62,7% do total prefere um método de ensino-aprendizagem envolvendo atividades práticas. Conclusão: o estudo mostrou que o estilo reflexivo é predominante entre os estudantes, assim como a preferência por atividades práticas. A maioria dos estudantes manteve seu estilo de aprendizagem com as mudanças devido a pandemia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Theogenes Macêdo Silva, Centro Universitário Christus - Unichristus

    Mestre em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário Christus -Unichristus. Docente em reumatologia, Centro Universitário Christus - Unichristus, Fortaleza-CE, Brasil.

  • Sarah Dibe Santos, Centro Universitário Christus - Unichristus

    Acadêmica do curso de medicina no Centro Universitário Christus - Unichristus, Fortaleza-CE, Brasil.

  • Amanda Queiroz Carneiro Pinheiro, Centro Universitário Christus - Unichristus

    Acadêmica do curso de medicina no Centro Universitário Christus - Unichristus, Fortaleza - CE, Brasil

  • Marcos Kubrusly, Centro Universitário Christus - Unichristus

    Doutor em nefrologia pela Université de Paris V (Rene Descartes). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenador da Aprendizagem por Metodologia Ativa, Coordenador da Clínica Escola de Saúde, Professor de Nefrologia e Orientador do Mestrado de Ensino em Saúde no Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza -CE, Brasil.

  • Kristopherson Lustosa Augusto, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

    Doutor em Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, professor do curso de medicina no Centro Universitário Christus - Unichristus e na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza -CE , Brasil.

Referências

1. Kappe FR, Boekholt L, den Rooyen C, Van der Flier H. A predictive validity study of the Learning Style Questionnaire (LSQ) using multiple, specific learning criteria [Internet]. Learning and Individual Differences. 2009 [citado 28 set. 2022];19(4):464-7. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2009.04.001.

2. Shukur I, Zainab R, Mowadat HR. Learning Styles of Postgraduate and Undergraduate Medical Students [Internet]. Journal of the College of Physicians and Surgeons Pakistan. 2013; [citado 28 set. 2022];23(1):25-30. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23286619/.

3. Kolb DA. Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Englewood-Cliffs, NJ: Prentice-Hall;1984.

4. Honey A, Mumford P. The manual of learning styles. Maidenhead: Peter Honey Learning;1992.

5. Mumford A, Honey P. Questions and answers on learning styles questionnaire Internet]. Industrial and Commercial Training. 1992 [citado 28 set. 2022];24(7): 10-13. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00197859210015426.

6. Honey P. The Four Learning Styles. Maidenhead: Peter Honey Publications Ltd; 2006.

7. Wilkinson T, Boohan M, Stevenson M. Does learning style influence academic performance in different forms of assessment? [Internet]. Journal of Anatomy. 31 out 2013 [citado 28 set 2022]; 224(3):304-8. Disponível em: https://doi.org/10.1111/joa.12126.

8. Bertholdo Neto E. O ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas. Ponto-e-Vírgula [Internet]. 18º de fevereiro de 2018 [citado 28º de outubro de 2022];(22):59-72. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/31521.

9. Hernández-Torrano D, Ali S, Chan CK. First year medical students' learning style preferences and their correlation with performance in different subjects within the medical course [Internet]. BMC Med Educ. 2017 [citado 28 set. 2022]; 17(1):131. Disponível em: doi: 10.1186/s12909-017-0965-5.

10. Müller, L. T., & Scotti do Canto-Dorow, T. (2023). Ensino híbrido com metodologias ativas: Um mapeamento sistemático sobre o impacto na educação básica e superior. Revista Contexto & Educação, 38(120), e12767. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12767

11. Faisal R, Khalil-ur-Rehman BS, Shinwari L. Problem-based learning in comparison with lecture-based learning among medical students. J Pak Med Assoc. 2016; 66(6):650–653.

12. Dolmans DH, Loyens SM, Marcq H, Gijbels D. Deep and surface learning in problem-based learning: a review of the literature [Internet]. Advances in Health Sciences Education. nov. 2015 [citado 2022 set. 28]; 21(5):1087-112. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10459-015-9645-6.

13. Holen A, Manandhar K, Pant DS, Karmacharya BM, Olson LM, Koju R, et al. Medical students' preferences for problem-based learning in relation to culture and personality: a multicultural study [Internet]. International Journal of Medical Education. 19 jul. 2015 [citado 28 set 2022]; 6:84-92. Disponível em: https://doi.org/10.5116/ijme.558e.6451.

14. Almarzooq ZI, Lopes, M, Kochar A. Virtual Learning During the COVID-19 Pandemic: A Disruptive Technology in Graduate Medical Education. J Am Coll Cardiol. May, 2020; 75(20):2635-2638.

15. Duff A, Duffy T. Psychometric properties of Honey & Mumford's Learning Styles Questionnaire (LSQ) [Internet]. Personality and Individual Differences. Jul. 2002 citado 28 set. 2022]; 33(1):147-63. Disponível em: https://doi.org/10.1016/s0191-8869(01)00141-6

16. Penger S, Tekavcic M. Testing Dunn & Dunn’s and Honey and Mumford’s learning style theories: the case of the slovenian higher education system. Management. 2009;14(2):1-20.

17. Ora A, Sahatcija R, Ferhataj A. Learning Styles and the Hybrid Learning: An Empirical Study about the Impact of Learning Styles on the Perception of the Hybrid Learning [Internet]. Mediterranean Journal of Social Sciences. 1 jan. 2018. citado 24 set. 2022]; 9(1):137-48. Disponível em: https://doi.org/10.2478/mjss-2018-0013.

18. Paul A. Kirschner, Stop propagating the learning styles myth, Computers & Education, Volume 106, 2017, Pages 166-171.

19. Torres-Roman JS, Cruz-Avila Y, Suarez-Osorio K, Arce-Huamaní MÁ, Menez-Sanchez A, Aveiro-Róbalo TR, et al. Motivation towards medical career choice and academic performance in Latin American medical students: A cross-sectional study [Internet]. PLOS ONE. 18 out 2018 [citado 24 set 2022];13(10): e0205674. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0205674

20. O'Mahony SM, Sbayeh A, Horgan M, O'Flynn S, O'Tuathaigh CM. Association between learning style preferences and anatomy assessment outcomes in graduate-entry and undergraduate medical students [Internet]. Anatomical Sciences Education. 4 fev 2016 [citado 24 set 2022]; 9(4):391-9. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ase.1600.

21. Martín García AV, Rodríguez Conde MJ. Estilos de aprendizaje y educación superior. Análisis discriminante en función del tipo de estudios [Internet]. Enseñanza & Teaching. 26 nov 2009 [citado 29 set 2022]; 21:77-97. Disponible en: https://revistas.usal.es/index.php/0212-5374/article/view/402445ç76wty67.

22. Truluck JE, Courtenay BC. Learning style preferences among older adults [Internet]. Educational Gerontology. 1999 [citado 29 set 2022]; 25(3):221-36. Disponível em: http://doi.org/10.1080/036012799267846.

23. AL-Hazmi D, Bin-Mahfouz B, Kamfar D. Learning Styles of Fourth Year Female Medical Students in King Abdulaziz University [Internet]. The Journal of Medical Research. 2017 [citado 29 set 2022]; 3(3):121-6. Disponível em: http://doi.org/10.31254/jmr.2017.3307.

24. Sobral DT. Inventário de estilo de aprendizagem de Kolb: Características e relação com resultados de avaliação no ensino pré-clínico [Internet]. Psic.: Teor. …e Pesq. 29 ago 2012 [citado 28 set 2022]; 8(3):293-30. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17141.

25. Wichadee S. Facilitating Students’ Learning with Hybrid Instruction: A Comparison among Four Learning Styles [Internet]. Electronic Journal of Research in Education Psychology. 27 nov 2017 [citado 8 out 2022];11(29). Disponível em: https://doi.org/10.25115/ejrep.v11i29.1559.

26. Figueiredo RS, Noronha CMS, Oliveira Neto OJO. Estilos de aprendizagem no ensino técnico agropecuário das escolas técnicas federais do Estado de Goiás. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. 2008;4(2):41-57. Available at: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/134.

27. Andrade AL, Ordonez TN, Silva TBL, Batistoni SST, Yassuda MS, Melo RC, et al. Estilos de aprendizagem na velhice: Uma investigação entre idosos participantes de uma universidade aberta à terceira idade. Revista temática Kairós Gerontologia. 2012;15(7):155-179.

28. Cerqueira TCS. Estilos de aprendizagem em universitários [Tese na Internet]. Campinas: Faculdade de Educação, Universidade de Campinas; 2000 [citado 28 set 2022]. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253390.

29. Santos AAA, Mognon JF. Estilos de aprendizagem em estudantes universitários. Boletim de Psicologia. 2010;60(133),229-241.

30. Bhalli MA, Khan IA, Sattar A. Learning style of medical students and its correlation with preferred teaching methodologies and academic achievement [Internet]. J Ayub Med Coll Abbottabad. 2015 [citado 29 set 2022]; 27(4):837-42. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27004335.

31. Barton A. An exploration of teacher sensitivity to learning styles of students: a need for development [Internet]. The University of the West Indies. 2012 [citado 28 set 2022]. Disponível em: http://hdl.handle.net/2139/12377.

32. Di Pietro G, Biagi F, Costa P, Karpinski Z, Mazza J. The Likely Impact of COVID-19 on Education Reflections Based on the Existing Literature and Recent International Datasets. Luxembourg: Publications Office of the European Union; 2020.

33. Mishra L, Gupta T, Shree A. Online teaching-learning in higher education during lockdown period of COVID-19 pandemic. International Journal of Educational Research Open. 2020;1:100012.

34. Ali W. Online and remote learning in higher education institutes: A necessity in light of Covid 19 pandemic. High. Educ. Stud. 2020;10(3):16–25.

35. Cedar Riener & Daniel Willingham (2010) The Myth of Learning Styles, Change: The Magazine of Higher Learning, 42:5, 32-35, DOI: 10.1080/00091383.2010.503139.

Publicado

18.02.2025

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
Estilos de aprendizagem entre estudantes de medicina antes e durante a pandemia. Com. Ciências Saúde [Internet]. 18º de fevereiro de 2025 [citado 21º de fevereiro de 2025];35(02). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1575

Artigos Semelhantes

1-10 de 428

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.