Estilos de aprendizagem entre estudantes de medicina antes e durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.51723/g531t518Palavras-chave:
Educação Médica, Estudantes de Medicina, Aprendizagem, Pandemia COVID-19Resumo
Objetivo: analisar as mudanças no perfil de aprendizagem, além da preferência do estilo entre os estudantes do primeiro ao oitavo semestre do curso de medicina antes e durante a pandemia da COVID-19. Métodos: realizado um estudo transversal e descritivo em um centro universitário. Foram feitas duas aplicações do questionário Honey-Mumford e perguntas de opinião pessoal. A análise dos dados foi realizada por meio do teste exato de Fisher ou teste qui-quadrado de Pearson. Resultados: participaram 626 estudantes na primeira aplicação e 113 na segunda. O estilo de aprendizagem prevalente foi o reflexivo, com 67,3% na primeira aplicação e 61,9% na segunda, quando comparados esses valores foi encontrado p=0,272. 62,7% do total prefere um método de ensino-aprendizagem envolvendo atividades práticas. Conclusão: o estudo mostrou que o estilo reflexivo é predominante entre os estudantes, assim como a preferência por atividades práticas. A maioria dos estudantes manteve seu estilo de aprendizagem com as mudanças devido a pandemia.
Downloads
Referências
1. Kappe FR, Boekholt L, den Rooyen C, Van der Flier H. A predictive validity study of the Learning Style Questionnaire (LSQ) using multiple, specific learning criteria [Internet]. Learning and Individual Differences. 2009 [citado 28 set. 2022];19(4):464-7. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2009.04.001.
2. Shukur I, Zainab R, Mowadat HR. Learning Styles of Postgraduate and Undergraduate Medical Students [Internet]. Journal of the College of Physicians and Surgeons Pakistan. 2013; [citado 28 set. 2022];23(1):25-30. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23286619/.
3. Kolb DA. Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Englewood-Cliffs, NJ: Prentice-Hall;1984.
4. Honey A, Mumford P. The manual of learning styles. Maidenhead: Peter Honey Learning;1992.
5. Mumford A, Honey P. Questions and answers on learning styles questionnaire Internet]. Industrial and Commercial Training. 1992 [citado 28 set. 2022];24(7): 10-13. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00197859210015426.
6. Honey P. The Four Learning Styles. Maidenhead: Peter Honey Publications Ltd; 2006.
7. Wilkinson T, Boohan M, Stevenson M. Does learning style influence academic performance in different forms of assessment? [Internet]. Journal of Anatomy. 31 out 2013 [citado 28 set 2022]; 224(3):304-8. Disponível em: https://doi.org/10.1111/joa.12126.
8. Bertholdo Neto E. O ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas. Ponto-e-Vírgula [Internet]. 18º de fevereiro de 2018 [citado 28º de outubro de 2022];(22):59-72. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/31521.
9. Hernández-Torrano D, Ali S, Chan CK. First year medical students' learning style preferences and their correlation with performance in different subjects within the medical course [Internet]. BMC Med Educ. 2017 [citado 28 set. 2022]; 17(1):131. Disponível em: doi: 10.1186/s12909-017-0965-5.
10. Müller, L. T., & Scotti do Canto-Dorow, T. (2023). Ensino híbrido com metodologias ativas: Um mapeamento sistemático sobre o impacto na educação básica e superior. Revista Contexto & Educação, 38(120), e12767. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12767
11. Faisal R, Khalil-ur-Rehman BS, Shinwari L. Problem-based learning in comparison with lecture-based learning among medical students. J Pak Med Assoc. 2016; 66(6):650–653.
12. Dolmans DH, Loyens SM, Marcq H, Gijbels D. Deep and surface learning in problem-based learning: a review of the literature [Internet]. Advances in Health Sciences Education. nov. 2015 [citado 2022 set. 28]; 21(5):1087-112. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10459-015-9645-6.
13. Holen A, Manandhar K, Pant DS, Karmacharya BM, Olson LM, Koju R, et al. Medical students' preferences for problem-based learning in relation to culture and personality: a multicultural study [Internet]. International Journal of Medical Education. 19 jul. 2015 [citado 28 set 2022]; 6:84-92. Disponível em: https://doi.org/10.5116/ijme.558e.6451.
14. Almarzooq ZI, Lopes, M, Kochar A. Virtual Learning During the COVID-19 Pandemic: A Disruptive Technology in Graduate Medical Education. J Am Coll Cardiol. May, 2020; 75(20):2635-2638.
15. Duff A, Duffy T. Psychometric properties of Honey & Mumford's Learning Styles Questionnaire (LSQ) [Internet]. Personality and Individual Differences. Jul. 2002 citado 28 set. 2022]; 33(1):147-63. Disponível em: https://doi.org/10.1016/s0191-8869(01)00141-6
16. Penger S, Tekavcic M. Testing Dunn & Dunn’s and Honey and Mumford’s learning style theories: the case of the slovenian higher education system. Management. 2009;14(2):1-20.
17. Ora A, Sahatcija R, Ferhataj A. Learning Styles and the Hybrid Learning: An Empirical Study about the Impact of Learning Styles on the Perception of the Hybrid Learning [Internet]. Mediterranean Journal of Social Sciences. 1 jan. 2018. citado 24 set. 2022]; 9(1):137-48. Disponível em: https://doi.org/10.2478/mjss-2018-0013.
18. Paul A. Kirschner, Stop propagating the learning styles myth, Computers & Education, Volume 106, 2017, Pages 166-171.
19. Torres-Roman JS, Cruz-Avila Y, Suarez-Osorio K, Arce-Huamaní MÁ, Menez-Sanchez A, Aveiro-Róbalo TR, et al. Motivation towards medical career choice and academic performance in Latin American medical students: A cross-sectional study [Internet]. PLOS ONE. 18 out 2018 [citado 24 set 2022];13(10): e0205674. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0205674
20. O'Mahony SM, Sbayeh A, Horgan M, O'Flynn S, O'Tuathaigh CM. Association between learning style preferences and anatomy assessment outcomes in graduate-entry and undergraduate medical students [Internet]. Anatomical Sciences Education. 4 fev 2016 [citado 24 set 2022]; 9(4):391-9. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ase.1600.
21. Martín García AV, Rodríguez Conde MJ. Estilos de aprendizaje y educación superior. Análisis discriminante en función del tipo de estudios [Internet]. Enseñanza & Teaching. 26 nov 2009 [citado 29 set 2022]; 21:77-97. Disponible en: https://revistas.usal.es/index.php/0212-5374/article/view/402445ç76wty67.
22. Truluck JE, Courtenay BC. Learning style preferences among older adults [Internet]. Educational Gerontology. 1999 [citado 29 set 2022]; 25(3):221-36. Disponível em: http://doi.org/10.1080/036012799267846.
23. AL-Hazmi D, Bin-Mahfouz B, Kamfar D. Learning Styles of Fourth Year Female Medical Students in King Abdulaziz University [Internet]. The Journal of Medical Research. 2017 [citado 29 set 2022]; 3(3):121-6. Disponível em: http://doi.org/10.31254/jmr.2017.3307.
24. Sobral DT. Inventário de estilo de aprendizagem de Kolb: Características e relação com resultados de avaliação no ensino pré-clínico [Internet]. Psic.: Teor. …e Pesq. 29 ago 2012 [citado 28 set 2022]; 8(3):293-30. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17141.
25. Wichadee S. Facilitating Students’ Learning with Hybrid Instruction: A Comparison among Four Learning Styles [Internet]. Electronic Journal of Research in Education Psychology. 27 nov 2017 [citado 8 out 2022];11(29). Disponível em: https://doi.org/10.25115/ejrep.v11i29.1559.
26. Figueiredo RS, Noronha CMS, Oliveira Neto OJO. Estilos de aprendizagem no ensino técnico agropecuário das escolas técnicas federais do Estado de Goiás. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. 2008;4(2):41-57. Available at: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/134.
27. Andrade AL, Ordonez TN, Silva TBL, Batistoni SST, Yassuda MS, Melo RC, et al. Estilos de aprendizagem na velhice: Uma investigação entre idosos participantes de uma universidade aberta à terceira idade. Revista temática Kairós Gerontologia. 2012;15(7):155-179.
28. Cerqueira TCS. Estilos de aprendizagem em universitários [Tese na Internet]. Campinas: Faculdade de Educação, Universidade de Campinas; 2000 [citado 28 set 2022]. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253390.
29. Santos AAA, Mognon JF. Estilos de aprendizagem em estudantes universitários. Boletim de Psicologia. 2010;60(133),229-241.
30. Bhalli MA, Khan IA, Sattar A. Learning style of medical students and its correlation with preferred teaching methodologies and academic achievement [Internet]. J Ayub Med Coll Abbottabad. 2015 [citado 29 set 2022]; 27(4):837-42. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27004335.
31. Barton A. An exploration of teacher sensitivity to learning styles of students: a need for development [Internet]. The University of the West Indies. 2012 [citado 28 set 2022]. Disponível em: http://hdl.handle.net/2139/12377.
32. Di Pietro G, Biagi F, Costa P, Karpinski Z, Mazza J. The Likely Impact of COVID-19 on Education Reflections Based on the Existing Literature and Recent International Datasets. Luxembourg: Publications Office of the European Union; 2020.
33. Mishra L, Gupta T, Shree A. Online teaching-learning in higher education during lockdown period of COVID-19 pandemic. International Journal of Educational Research Open. 2020;1:100012.
34. Ali W. Online and remote learning in higher education institutes: A necessity in light of Covid 19 pandemic. High. Educ. Stud. 2020;10(3):16–25.
35. Cedar Riener & Daniel Willingham (2010) The Myth of Learning Styles, Change: The Magazine of Higher Learning, 42:5, 32-35, DOI: 10.1080/00091383.2010.503139.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.