A articulação da gestão, ensino e serviço na formação de enfermeiros de família e comunidade
DOI:
https://doi.org/10.51723/p2757739Palavras-chave:
Atenção Primária a Saúde, Enfermagem de Atenção Primária, Educação Baseada em CompetênciasResumo
Objetivo: refletir sobre os desafios da articulação entre gestão, ensino e serviço para a formação de competências entre os residentes do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade. Método: relato de experiência sobre o processo de qualificação de oito turmas, que promoveu a habilitação de 174 profissionais entre residentes de família e comunidade e preceptores no período de setembro de 2022 a fevereiro de 2023 na abordagem em grupo para a cessação do tabagismo e na aplicação de auriculoterapia, com ênfase em pontos como ansiedade, tabagismo e dor musculoesquelética. Conclusões: a formação de enfermeiros de família comunidade do Programa de Residência preconiza as ações do Plano Municipal e da Carteira de Serviços da Secretaria Municipal de Saúde, configurando uma estratégia de fortalecimento da política de educação permanente e qualificação dos profissionais a partir das necessidades de saúde apresentadas nos territórios de saúde do município.
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