A prática docente em uma instituição de ensino inserida no serviço público de saúde
DOI:
https://doi.org/10.51723/cx1gev50Palavras-chave:
Docentes, Aprendizagem Baseada Em Problemas, Ensino, PesquisaResumo
Objetivo: a pesquisa teve por objetivo analisar a percepção dos docentes sobre a vivência em metodologias ativas a partir da experiência na Escola Superior de Ciências da Saúde. Método: trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, com realização de entrevistas semiestruturadas com docentes dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina. Os dados foram analisados pelos softwares Iramuteq e MAXQDA. Resultados: nas 21 entrevistas de aprofundamento, os docentes pontuaram que as metodologias ativas são uma fortaleza para o aprendizado do discente. Como fragilidades, engessamento e erosão das etapas metodológicas do ensino. Considerações finais: o processo de ensino e aprendizagem em metodologias ativas tem o docente como facilitador e eles se mostraram adaptados à proposta metodológica.
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