O uso da sala de aula invertida na formação técnica em saúde:

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1049

Palavras-chave:

Normas legais, Saúde bucal, Ética odontológica, Aprendizagem

Resumo

Introdução: a sala de aula é um ambiente rico em conhecimentos, com oportunidade de crescimento e partilha do saber.

Objetivo: descrever a aplicação de estratégia pedagógica sob a lógica da “sala de aula invertida” na abordagem de conteúdo normativo para estudantes do Curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasília.

Método: relato de experiência.

Resultado e discussão: observou-se maior participação dos estudantes e aproveitamento de tema relevante para prática profissional. O debate presencial foi enriquecido com a prévia reflexão dos estudantes.

Conclusão: o uso da sala de aula invertida revelou-se como uma estratégia facilitadora do entendimento das normas estudadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria de Oliveira Carneiro, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

    Odontóloga. Mestrado em Saúde Coletiva em Odontologia (UFMG) . Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde

  • Ana Moura, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

    Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde

  • Geisa Sant'Ana, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs

    Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB)

Referências

Locatelli CR, Fassini E. O ensino de legislação nos cursos de educação profissional: possibilidades metodológicas para uma aprendizagem significativa. [acesso em 2021 fev 19]. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2037/1/2017 CesarRicardoLocatelli.pdf

Darroz LM. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. Revista Espaço Pedagógico. 2018; 25(2):576-80 doi.org/10.5335/rep.v25i2.8180

Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas. 2011 jan./jun.; 32(1):25-40 doi:10.5433/1679-0359.2011v32n1p25

Gonzalez-Rey F. O sujeito, a subjetividade e o outro na dialética complexa do desenvolvimento humano. In: Martínez AM, Simão LM (Orgs.). O outro no desenvolvimento humano: diálogos para a pesquisa e a prática profissional em Psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning; 2004. p. 1-27 http://bds.unb.br/handle/123456789/239

Oliveira EMP. Docência em Direito e a “Sala de aula invertida” como opção metodológica ativa. Evidência. 2016; 12(12):59-77 https://editorarealize.com.br/editora/anais/ceduce/2018/TRABALHO_EV111_MD1_SA2_ID288_30052018112949.pdf

Sant’Ana G. Proposta metodológica na pós-graduação com o uso da sala de aula invertida. In: Santos PV (Org.). Metodologias ativas: modismo ou inovação? Quirinópolis: IGM, 2021. p. 1-27.

Brasil. Presidência da República. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 11.889 de 24 de dezembro de 2008. Regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal – TSB e de Auxiliar em Saúde Bucal – ASB. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2008 dez. 26; Seção 1, n. 251. p. 2-3.

Conselho Federal de Odontologia. Código de Ética Odontológica. Resolução n°. 118 de 11 maio de 2012. Rio de Janeiro: CFO; 2012. Disponível em: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucao-cfo-118-2012.htm

Pereira, MO et al. Overcoming the challenges to offer quality training in psychiatric nursing. Rev. bras. enferm. [online]. 2020 [acesso em 2021 jun 13]; 73(1):e20180208. Disponível em: doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0208

Maurer dos Reis PA ,Corrêa CP, Martins CB, Gheller MG O técnico em saúde bucal: a atuação deste profissional no serviço público de saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 293-305, dec. 2017. ISSN 2316-3712. Disponível em: <http://www.revistargss.org.br/ojs/index.php/rgss/article/view/346>. Acesso em: 14 Sep. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v6i3.346.

Silveira FT (Org.). Reflexões sobre o código de ética odontológica aprovado pela resolução CFO nº 118/2012. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde, Pelotas, 2014. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/pecos/files/2015/03/reflex_ceo-_118_121.pdf

Bollela VR, Cesaretti MLR. Sala de aula invertida na educação para as profissões de saúde: conceitos essenciais para a prática. Rev. Eletr. Farm. 2017 [acesso em 2020 out 1º]; 14(1):39-48. Disponível em: http://revistas.ufg.br/index.php/REF/index

Sant’ Ana G, Melo BC. Sala de aula invertida: significantes e significados. In: Melo MC et al. (Orgs.); Berbel NAN (Col.). Metodologias ativas: concepções, avaliações e evidências. 2. v. Curitiba: Appris; 2020. p. 125-138. Disponível em: https://www.editoraappris.com.br/produto/4103-metodologias-ativas-concepes-avaliaes-e-evidncias

Barbosa J, Marques SP, Cabral C. A Taxonomia de Bloom revisada e sua relação com a avaliação da aprendizagem. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas. 2018 [acesso em 2021 jun 14]; 8(22). Disponível em: doi.org/10.25242/ 887682220181550

Tolks, Daniel, et al. An introduction to the inverted/flipped classroom model in education and advanced training in medicine and in the healthcare professions. GMS J Med Educ. 2016; 33(3):Doc46. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/ articles/PMC4894356/

Paiva TY. Aprendizagem ativa e colaborativa: uma proposta de uso de metodologias ativas no ensino da matemática. [dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT)]. Brasília: Universidade de Brasília; 2016.

Smolka MLRM, Gomes AP, Cotta RMM, Siqueira-Batista R. A autonomia do estudante na educação médica. Revista do JOPIC. 2020 [acesso em 2021 jul 27]; 3(6):60-67. Disponível em: http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/jopic/article/view/2041/ 815

Schmitz EXS. Sala de Aula Invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. [dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede)]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 2016.

Oliveira AA, Silva YFO. Flipped learning (aprendizagem invertida): conceitos, características e possibilidades. Revista REVELLI. 2018 set; 10(3):185-201. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/issue/view/437

Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joinville: Editora Univille, 2004.Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3203177/mod_resource/content/2/Anastasiou%20e%20Alves.pdf

Masseto MT. Competência pedagógica do professor universitário. 3. ed. São Paulo: Summus; 2015.

Bueno BMT, Rodrigues ER, Moreira, MIG. O Modelo da Sala de Aula Invertida: uma estratégia ativa para o ensino presencial e remoto. Revista Educar Mais. 2021 [acesso em 2021 jun 14]; 5(3):662-84. Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.5. 2021.2383

Moran J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso; 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/419958/mod_resource/content/5/compet%C3%AAncia%20pedag%C3%B3gica%20do%20professor%20universit%C3%A1rio%20-%20cap%20de%201%20a

Morschbacher JL, Padilha TAF. Contribuições e desafios da metodologia de instrução entre pares: um estudo de caso no ensino técnico. 2018 [acesso em 2021 jun 12]. Disponível em: https://univates.br/bdu/bitstream/10737/2207/1/2017JorgeLauri.pdf

Oliveira TE, Araujo IS, Veit EA. Sala de aula invertida (flipped classroom): inovando as aulas de física. Física na escola. 2016 out. [acesso em 2021 jun 14]; 14(2):4-13. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/159368

Downloads

Publicado

24.09.2021

Edição

Seção

Reflexões em educação e saúde: a experiência da Fepecs e suas escolas

Como Citar

1.
O uso da sala de aula invertida na formação técnica em saúde: : relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 24º de setembro de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];32(03). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1049

Artigos Semelhantes

1-10 de 153

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)