Graduação em saúde coletiva: o que mostram os indicadores do sistema de gestão acadêmica?
DOI:
https://doi.org/10.51723/41fdtz02Palavras-chave:
Avaliação do ensino, Saúde Coletiva, Evasão EscolarResumo
Introdução: evasão nas graduações é problema crítico. Método: pesquisa avaliativa, descritivo-exploratória, com quatro indicadores (médias gerais das avaliações institucionais, proporção de docentes efetivos por módulo integrador do curso, proporção de insucesso do curso, proporção de ingressantes e concluintes do curso (2009.1 a 2019.2) construídos com dados do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) para verificar potenciais fatores de evasão em uma graduação pública federal em Saúde Coletiva do Nordeste do Brasil. Resultados: disciplinas com médias acima de 7,5; proporção de docentes efetivos entre 50% e 81,81%; maior magnitude de insucesso no segundo (6,24%) e primeiro (4,36%) períodos do curso e declínio expressivo dos concluintes sinalizaram fatores externos ao curso (facilidade de acesso e baixa empregabilidade) como responsáveis pela evasão. Conclusão: a Instituição de Ensino deve buscar, dentro de sua governabilidade, ampliar a inserção no mundo do trabalho através da integração ensino-serviço-comunidade, inovação em saúde e divulgação do labor do sanitarista.
Downloads
Referências
1. Lima MAM, Maia JL, Ciasca MIFL, Souza JRMA de. Avaliação da educação superior no Brasil: análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativa. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2020Sep;25(3):622–39. Available from: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300006.
2. Barroso PCF, Oliveira ÍM, Noronha-Sousa D, Noronha A, Mateus CC, Vázquez-Justo E, et al. Fatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura. Psicol Esc Educ [Internet]. 2022;26:e228736. Available from: https://doi.org/10.1590/2175-35392022228736.
3. Fritsch R, Rocha CS da, Vitelli RF. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revistaeduquestão [Internet]. 15º de agosto de 2015 [citado 17º de junho de 2023];52(38):81-108. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7963.
4. Alves M de OP, Gaydeczka B, Campos A de. Projeto para registro e controle da evasão na UFTM. Rev. Triâng. [Internet]. 30º de abril de 2018 [citado 17º de junho de 2023];11(1):125-3. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2770.
5. Loiola AA, Cyrino EG, Alexandre FLF. Competências e habilidades nos currículos da graduação em saúde coletiva no Brasil. Rev. baiana saúde pública. 2017; 41(1):81-97. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2017.v41.n1.a2325.
6. Silva VO, Pinto ICM, Teixeira CFS. Identidade profissional e movimentos de emprego de egressos dos cursos de graduação em Saúde Coletiva. Saúde debate. 2018; 42(119): 799-808. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811901.
7. Mota EM, Santos LS. O que se pode alcançar com a Graduação em Saúde Coletiva no Brasil?. TEMPUS [Internet]. 2º de novembro de 2013 [citado 17º de junho de 2023];7(3): 37-41. Disponível em: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1391.
8. Paro CA, Pinheiro R. Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem. Interface (Botucatu). 2018; 22(Supl. 2):1577-88. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0838.
9. Pereira EL, Carneiro R. O que podem nos contar os estágios supervisionados em/sobre saúde coletiva? Saúde Soc. 2019; 28(2): 53-66. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902019190129.
10. Viana JL, Souza ECF. Os novos sanitaristas no mundo do trabalho: um estudo com graduados em saúde coletiva. Trab. Educ. Saúde. 2018; 16(3): 1261-1285. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00146.
11. Ministério da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Plano de Ação Trienal do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Natal, RN; 2018.
12. Vasconcellos- Silva P, Araújo-Jorge T. Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares. Atas CIAIQ2019. Investigação Qualitativa em Saúde. 2019; 2:41-48. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2002/1938.
13. Masaro RE, Paula AV. de. Fatores de qualidade no ensino superior e o desempenho no trabalho dos docentes universitários. Revista Educação e Políticas em Debate. 2022; 11 (2): 705–724. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-64729. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64729. Acesso em: 17 jun. 2023.
14. Colombo AA, Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semin., Ciênc. Soc. Hum. 2007; 28(2): 121-146. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p121.
15. Tanaka OY, Tamaki EM. O papel da avaliação para a tomada de decisão na gestão de serviços de saúde. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2012Apr;17(4):821–8. Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000400002.
16. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Conselho universitário. Resolução nº 048/2020-consepe, de 08 de setembro de 2020. Aprova a política de melhoria da qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos pela UFRN. Natal: Conselho Universitário, 2020. Disponível em: https://ppg.ufrn.br/documento.php?id=510664604
17. e-MEC. Ministério da Educação (BR). Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC [internet]. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova Acesso em: 10/02/2024.
18. Silva VO da, Pinto IC de M. Identidade do sanitarista no Brasil: percepções de estudantes e egressos de cursos de graduação em Saúde Pública/Coletiva. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018Apr;22(65):539–50. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0825.
19. Lorena AG de, Santos L, Rocha CF, Lima MSS, Pino MR, Akerman M. Graduação em saúde coletiva no Brasil: onde estão atuando os egressos dessa formação?. Saude soc [Internet]. 2016 Apr;25(2):369–80. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-12902016158123.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.