Graduação em saúde coletiva: o que mostram os indicadores do sistema de gestão acadêmica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/41fdtz02

Palavras-chave:

Avaliação do ensino, Saúde Coletiva, Evasão Escolar

Resumo

Introdução: evasão nas graduações é problema crítico. Método: pesquisa avaliativa, descritivo-exploratória, com quatro indicadores (médias gerais das avaliações institucionais, proporção de docentes efetivos por módulo integrador do curso, proporção de insucesso do curso, proporção de ingressantes e concluintes do curso (2009.1 a 2019.2) construídos com dados do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) para verificar potenciais fatores de evasão em uma graduação pública federal em Saúde Coletiva do Nordeste do Brasil. Resultados: disciplinas com médias acima de 7,5; proporção de docentes efetivos entre 50% e 81,81%; maior magnitude de insucesso no segundo (6,24%) e primeiro (4,36%) períodos do curso e declínio expressivo dos concluintes sinalizaram fatores externos ao curso (facilidade de acesso e baixa empregabilidade) como responsáveis pela evasão. Conclusão: a Instituição de Ensino deve buscar, dentro de sua governabilidade, ampliar a inserção no mundo do trabalho através da integração ensino-serviço-comunidade, inovação em saúde e divulgação do labor do sanitarista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flavia Christiane de Azevedo Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

  • Suelen Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Graduada em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.  e. Membro do grupo de pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem (PAESE). 

  • Letícia Abreu de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Mestranda do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN. 

Referências

1. Lima MAM, Maia JL, Ciasca MIFL, Souza JRMA de. Avaliação da educação superior no Brasil: análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativa. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2020Sep;25(3):622–39. Available from: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300006.

2. Barroso PCF, Oliveira ÍM, Noronha-Sousa D, Noronha A, Mateus CC, Vázquez-Justo E, et al. Fatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura. Psicol Esc Educ [Internet]. 2022;26:e228736. Available from: https://doi.org/10.1590/2175-35392022228736.

3. Fritsch R, Rocha CS da, Vitelli RF. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revistaeduquestão [Internet]. 15º de agosto de 2015 [citado 17º de junho de 2023];52(38):81-108. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7963.

4. Alves M de OP, Gaydeczka B, Campos A de. Projeto para registro e controle da evasão na UFTM. Rev. Triâng. [Internet]. 30º de abril de 2018 [citado 17º de junho de 2023];11(1):125-3. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2770.

5. Loiola AA, Cyrino EG, Alexandre FLF. Competências e habilidades nos currículos da graduação em saúde coletiva no Brasil. Rev. baiana saúde pública. 2017; 41(1):81-97. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2017.v41.n1.a2325.

6. Silva VO, Pinto ICM, Teixeira CFS. Identidade profissional e movimentos de emprego de egressos dos cursos de graduação em Saúde Coletiva. Saúde debate. 2018; 42(119): 799-808. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811901.

7. Mota EM, Santos LS. O que se pode alcançar com a Graduação em Saúde Coletiva no Brasil?. TEMPUS [Internet]. 2º de novembro de 2013 [citado 17º de junho de 2023];7(3): 37-41. Disponível em: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1391.

8. Paro CA, Pinheiro R. Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem. Interface (Botucatu). 2018; 22(Supl. 2):1577-88. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0838.

9. Pereira EL, Carneiro R. O que podem nos contar os estágios supervisionados em/sobre saúde coletiva? Saúde Soc. 2019; 28(2): 53-66. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902019190129.

10. Viana JL, Souza ECF. Os novos sanitaristas no mundo do trabalho: um estudo com graduados em saúde coletiva. Trab. Educ. Saúde. 2018; 16(3): 1261-1285. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00146.

11. Ministério da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Plano de Ação Trienal do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Natal, RN; 2018.

12. Vasconcellos- Silva P, Araújo-Jorge T. Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares. Atas CIAIQ2019. Investigação Qualitativa em Saúde. 2019; 2:41-48. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2002/1938.

13. Masaro RE, Paula AV. de. Fatores de qualidade no ensino superior e o desempenho no trabalho dos docentes universitários. Revista Educação e Políticas em Debate. 2022; 11 (2): 705–724. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-64729. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64729. Acesso em: 17 jun. 2023.

14. Colombo AA, Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semin., Ciênc. Soc. Hum. 2007; 28(2): 121-146. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p121.

15. Tanaka OY, Tamaki EM. O papel da avaliação para a tomada de decisão na gestão de serviços de saúde. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2012Apr;17(4):821–8. Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000400002.

16. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Conselho universitário. Resolução nº 048/2020-consepe, de 08 de setembro de 2020. Aprova a política de melhoria da qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos pela UFRN. Natal: Conselho Universitário, 2020. Disponível em: https://ppg.ufrn.br/documento.php?id=510664604

17. e-MEC. Ministério da Educação (BR). Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC [internet]. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova Acesso em: 10/02/2024.

18. Silva VO da, Pinto IC de M. Identidade do sanitarista no Brasil: percepções de estudantes e egressos de cursos de graduação em Saúde Pública/Coletiva. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018Apr;22(65):539–50. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0825.

19. Lorena AG de, Santos L, Rocha CF, Lima MSS, Pino MR, Akerman M. Graduação em saúde coletiva no Brasil: onde estão atuando os egressos dessa formação?. Saude soc [Internet]. 2016 Apr;25(2):369–80. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-12902016158123.

Publicado

18.02.2025

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Graduação em saúde coletiva: o que mostram os indicadores do sistema de gestão acadêmica?. Com. Ciências Saúde [Internet]. 18º de fevereiro de 2025 [citado 21º de fevereiro de 2025];35(02). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1554

Artigos Semelhantes

1-10 de 191

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.