GRADUACIÓN EN SALUD COLECTIVA: ¿QUÉ MUESTRAN LOS INDICADORES DEL SISTEMA DE GESTIÓN ACADÉMICA?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/41fdtz02

Palabras clave:

Evaluación Educacional, Salud Pública, Abandono Escolar

Resumen

Debido a las altas tasas de deserción de los cursos de pregrado en Salud Colectiva, se realizó una investigación evaluativa, descriptivo-exploratoria, con cuatro indicadores (promedios generales de las evaluaciones institucionales (2018.1 a 2019.2), proporción de profesores efectivos por módulo integrador del curso (2018.1 a 2019.2), proporción de reprobación (2018.1 a 2019.2), proporción de ingresantes y egresados ​​de la carrera (2009.1 a 2019.2)) construida con datos del Sistema Integrado de Gestión Académica (SIGAA) para verificar potenciales factores relacionados con la deserción. Se identificaron calificaciones regulares por encima de 7,5 en el promedio de las disciplinas, evaluación positiva de las relaciones interpersonales con el profesor y necesidad de mejoras en las metodologías adoptadas. Se infirió que la evaluación mediada por SIGAA no discrimina motivos de deserción del curso. Si bien no hay cambio en los promedios atribuidos a los docentes, se aprecia un aumento significativo y creciente de la evasión. Tal problematización es fundamental, planteando interrogantes sobre la legitimidad de la evaluación institucional por parte de los estudiantes, así como análisis específicos con datos primarios.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Flavia Christiane de Azevedo Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

  • Suelen, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Graduada em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.  e. Membro do grupo de pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem (PAESE). 

  • Letícia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Mestranda do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN. 

Referencias

1. Lima MAM, Maia JL, Ciasca MIFL, Souza JRMA de. Avaliação da educação superior no Brasil: análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativa. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2020Sep;25(3):622–39. Available from: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300006.

2. Barroso PCF, Oliveira ÍM, Noronha-Sousa D, Noronha A, Mateus CC, Vázquez-Justo E, et al. Fatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura. Psicol Esc Educ [Internet]. 2022;26:e228736. Available from: https://doi.org/10.1590/2175-35392022228736.

3. Fritsch R, Rocha CS da, Vitelli RF. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revistaeduquestão [Internet]. 15º de agosto de 2015 [citado 17º de junho de 2023];52(38):81-108. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7963.

4. Alves M de OP, Gaydeczka B, Campos A de. Projeto para registro e controle da evasão na UFTM. Rev. Triâng. [Internet]. 30º de abril de 2018 [citado 17º de junho de 2023];11(1):125-3. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2770.

5. Loiola AA, Cyrino EG, Alexandre FLF. Competências e habilidades nos currículos da graduação em saúde coletiva no Brasil. Rev. baiana saúde pública. 2017; 41(1):81-97. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2017.v41.n1.a2325.

6. Silva VO, Pinto ICM, Teixeira CFS. Identidade profissional e movimentos de emprego de egressos dos cursos de graduação em Saúde Coletiva. Saúde debate. 2018; 42(119): 799-808. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811901.

7. Mota EM, Santos LS. O que se pode alcançar com a Graduação em Saúde Coletiva no Brasil?. TEMPUS [Internet]. 2º de novembro de 2013 [citado 17º de junho de 2023];7(3): 37-41. Disponível em: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1391.

8. Paro CA, Pinheiro R. Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem. Interface (Botucatu). 2018; 22(Supl. 2):1577-88. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0838.

9. Pereira EL, Carneiro R. O que podem nos contar os estágios supervisionados em/sobre saúde coletiva? Saúde Soc. 2019; 28(2): 53-66. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902019190129.

10. Viana JL, Souza ECF. Os novos sanitaristas no mundo do trabalho: um estudo com graduados em saúde coletiva. Trab. Educ. Saúde. 2018; 16(3): 1261-1285. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00146.

11. Ministério da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Plano de Ação Trienal do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Natal, RN; 2018.

12. Vasconcellos- Silva P, Araújo-Jorge T. Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares. Atas CIAIQ2019. Investigação Qualitativa em Saúde. 2019; 2:41-48. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2002/1938.

13. Masaro RE, Paula AV. de. Fatores de qualidade no ensino superior e o desempenho no trabalho dos docentes universitários. Revista Educação e Políticas em Debate. 2022; 11 (2): 705–724. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-64729. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64729. Acesso em: 17 jun. 2023.

14. Colombo AA, Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semin., Ciênc. Soc. Hum. 2007; 28(2): 121-146. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p121.

15. Tanaka OY, Tamaki EM. O papel da avaliação para a tomada de decisão na gestão de serviços de saúde. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2012Apr;17(4):821–8. Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000400002.

16. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Conselho universitário. Resolução nº 048/2020-consepe, de 08 de setembro de 2020. Aprova a política de melhoria da qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos pela UFRN. Natal: Conselho Universitário, 2020. Disponível em: https://ppg.ufrn.br/documento.php?id=510664604

17. e-MEC. Ministério da Educação (BR). Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC [internet]. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova Acesso em: 10/02/2024.

18. Silva VO da, Pinto IC de M. Identidade do sanitarista no Brasil: percepções de estudantes e egressos de cursos de graduação em Saúde Pública/Coletiva. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018Apr;22(65):539–50. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0825.

19. Lorena AG de, Santos L, Rocha CF, Lima MSS, Pino MR, Akerman M. Graduação em saúde coletiva no Brasil: onde estão atuando os egressos dessa formação?. Saude soc [Internet]. 2016 Apr;25(2):369–80. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-12902016158123.

Publicado

2025-02-18

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
GRADUACIÓN EN SALUD COLECTIVA: ¿QUÉ MUESTRAN LOS INDICADORES DEL SISTEMA DE GESTIÓN ACADÉMICA?. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2025 Feb. 18 [cited 2025 Feb. 22];35(02). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1554

Artículos similares

1-10 de 191

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.