A integração ensino-serviço dos estágios curriculares na área da saúde em uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v35i01.1450

Palavras-chave:

Preceptoria, Educação em saúde, Planejamento em saúde

Resumo

Objetivo: analisar o processo de integração ensino-serviço dos estágios dos cursos de medicina e enfermagem em um município de Alagoas. Método: estudo qualitativo, em que foram entrevistados os coordenadores dos cursos e dos estágios, preceptores e discentes. Foram estabelecidas duas categorias de análise: organização e desenvolvimento do estágio dos cursos da área de saúde; e interfaces da integração ensino e serviço. Resultados: os resultados evidenciaram que existe pouca comunicação entre os atores envolvidos no processo formativo, bem como no planejamento entre as coordenações de estágio da universidade e os preceptores, dificultando o desenvolvimento das ações a serem realizas nos cenários de prática do SUS e, o processo de integração entre ensino e serviço. Conclusão: entende-se que essa integração é primordial para a formação e o desenvolvimento dos profissionais e necessárias para consolidação do SUS.

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Publicado

26.07.2024

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
A integração ensino-serviço dos estágios curriculares na área da saúde em uma universidade pública . Com. Ciências Saúde [Internet]. 26º de julho de 2024 [citado 25º de novembro de 2024];35(01). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1450

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