Influenza no Distrito Federal: operacionalização do sistema de vigilância e análise da situação epidemiológica

Autores

  • Erica Tatiane da Silva Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Tânia de Sousa Lima Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Priscilleyne Ouverney Reis Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Ana Luiza Sturion Grisoto Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Geila Marcia Meneguessi Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Teresa Cristina Vieira Segatto Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i02.95

Palavras-chave:

Influenza Humana, Vigilância Epidemiológica, Diagnóstico da Situação de Saúde

Resumo

Introdução: Atualmente, são escassos os estudos sobre a vigilância e epidemiologia da influenza no Brasil, inclusive no Distrito Federal (DF). Tais evidências são fundamentais para o planejamento e avaliação dos serviços, especialmente frente ao aumento do número de casos e óbitos por Influenza A (H1N1) e antecipação da sazonalidade de 2016.

Objetivo: Descrever a operacionalização do sistema de vigilância e analisar a situação epidemiológica da influenza no DF.
Métodos: Trata‑se de um estudo descritivo compreendendo pesquisa documental e análise de dados da vigilância epidemiológica da influenza. Foram investigados os marcos históricos, o arranjo organizacional do sistema atual, a situação epidemiológica de 2016 e as ações para enfrentamento desta sazonalidade no DF.
Resultados: O histórico da evolução da vigilância da influenza no DF e seu arranjo organizacional atual evidenciam a contínua ampliação e fortalecimento deste sistema. Até a semana epidemiológica 30 de 2016, foram notificados 430 casos de síndrome respiratória aguda grave e 100 casos de síndrome gripal, com predominância do vírus Influenza A (H1N1) (n=136). Para o enfrentamento desta sazonalidade, foram desenvolvidas ações voltadas à vigilância epidemiológica e laboratorial, imunização, educação em saúde, integração entre a vigilância e os serviços de atenção à saúde, e preparação para eventos de massa.
Conclusão: É necessária uma avaliação contínua da estrutura e capacidade de resposta do sistema local de vigilância, incluindo o monitoramento de indicadores epidemiológicos e dos serviços e o desenvolvimento de ações integrais e intersetoriais para prevenção e enfrentamento dessa doença.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

27.12.2017

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Influenza no Distrito Federal: operacionalização do sistema de vigilância e análise da situação epidemiológica. Com. Ciências Saúde [Internet]. 27º de dezembro de 2017 [citado 11º de fevereiro de 2026];27(02):139-50. Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/95

Artigos Semelhantes

1-10 de 487

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)