Desafio do ensino em saúde do modelo psicossocial na problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas

Autores

  • Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i02.408

Palavras-chave:

Ensino em saúde, Modelo psicossocial, Álcool e outras drogas, CAPS AD

Resumo

Este estudo discute o desafio do ensino do modelo psicossocial na problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas. Abordagem qualitativa, em documentos governamentais do ensino superior, aprendizagem em serviço e entrevistas com profissionais de três Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, com analise de conteúdos dos dados. Avanços no ensino superior em saúde e na educação permanente em serviço, por meio de políticas públicas. Entretanto, ainda são inexpressivos na realidade dos serviços, com consequências na efetividade do tratamento. Fragilidades na aprendizagem dos profissionais e cenários dos serviços comprometem as tecnologias inovadoras do modelo psicossocial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva, Universidade de Brasília

    Universidade de Brasília, Faculdade Ceilândia, Doutora em Psicologia Clínica.

    Artigo derivado da tese de doutorado da autora, defendida em 2016, no Programa de Pós-Graduação de Psicologia Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Agência financiadora: Coordenação do Programa Ensino em Saúde (CAPES. Edital 024/2010)

    Endereço de correspondência: Universidade de Brasília, Faculdade Ceilândia. Centro Metropolitano, Conjunto A, lote 01. Brasília-DF, Brazil. CEP:70910-900.

Referências

Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão de Investimentos em Saúde. Projeto de profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem - PROFAE - Certificação de competências em educação profissional: concepção e implementação Em: Humanizar cuidados de saúde: Uma questão de competência. 2001.

Brasil. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. 2007. Recuperado em 13 de janeiro de 2014. Em: http://portal.mec.gov.br .

Brasil. Ministério da Justiça. Legislação e políticas públicas sobre drogas no Brasil. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2011.

Ministério da Saúde. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Secretaria atenção à saúde. Série F.Comunicação e educação em saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2004.

Merhy E. O desafio que a educação permanente tem em si: a pedagogia da implicação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2005;9(16):161-77.

Ceccim R. Educação permanente em saúde. Interface-comunicação. Saúde, educação. 2005;9(16):161-77.

Amarante, P, Da Cruz. Saúde Mental, formação e crítica. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ. 2008.

Morin A; Gadoua G & Potvin G. Saber, ciência e ação. Trad. Thiollent, M. São Paulo: Cortez. 2007.

Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. 3. ed. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental. 2001.

Brasil. Política Nacional de Educação Permanente. Portaria n. 198/GM/MS Em 13 de fevereiro de 2004. Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portariagm198polos.pdf. Acesso em: 31 abr. 2012.

Ministério da Saúde. Portaria Nº 3.088. (2011, 23 de dezembro). Institui a rede de atenção psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasil. Brasil. Ministério da Saúde. 2011. Recuperado em 29 de janeiro de 2013, em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.html

Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Decreto nº 7179 - Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. 2010. Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7179.htm (acessado em 12/07/2013).

Murofuse N; Rizzotto M; Muzzolon A; Nicola A. Diagnóstico da situação dos trabalhadores em saúde e o processo de formação no polo regional de educação permanente em saúde. Revista Latino americana Enfermagem. 17(3) maio-junho. 2009. Recuperado em 20 de dezembro de2012, em WWW.eerp.usp.br/riae.

Castro CP; Campos. Apoio institucional paidéia como estratégia para educação permanente em saúde. Trabalho Educação Saúde. 2014;12(1):29-50.

Sguissard V. Universidade brasileira no século XXI. São Paulo: Cortez. 2009.

Brasil. Legislação brasileira sobre educação. Série Legislação. Brasília: Câmara dos deputados. Edições Câmara. 2º edição. 358 p. 2013.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. Sinopse estatística da educação superior. Brasília, DF. 2012. Acessado em 22 de agosto de 2014, em: http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse

Morin E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. (E, Jacobina trad). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 18º edição. 2010.

Escritório das Nações Unidas para crimes e drogas no mundo; Organização Mundial de Saúde. Principles of drug dependence treatment (United Nations publication, Sales No. E.13.XI.6). New York. 2008. Recuperado em 15 de janeiro de 2014, em http://www.who.int/substance_abuse/publications/principles_drug_dependence_treatment.pdf .

Parreira C & Silva M. Drogas e vulnerabilidades: contribuições da educação permanente em saúde para qualificação do cuidado. Em: Desenvolvendo e Articulando o conhecimento para o cuidado das pessoas em sofrimento pelo uso de drogas em contextos de vulnerabilidade. 1ed.Curitiba PR: CRV. 2015;1:11-22.

Downloads

Publicado

29.08.2019 — Atualizado em 02.10.2020

Versões

Edição

Seção

Número Especial: Desafios da Inovação em Saúde

Como Citar

1.
Desafio do ensino em saúde do modelo psicossocial na problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2º de outubro de 2020 [citado 19º de novembro de 2024];30(02). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/408

Artigos Semelhantes

111-120 de 384

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.