Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagem

Autores/as

  • Rinaldo de Souza Neves Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Angela Ferreira Barros Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Márcia Maria de Araújo Esper Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Thiago José Nunes Bezerra Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i04.55

Resumen

Objetivo: Avaliar a percepção dos estudantes e docentes quanto ao Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) em um Curso de Graduação em Enfermagem. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo transversal, quali-quantitativo, descritivo e documental. Participaram da pesquisa 52 estudantes submetidos ao OSCE e 22 docentes avaliadores no ano de 2013. Foram aplicados questionários semiestruturados diferentes para docentes e discentes. A análise quantitativa deu-se a partir da distribuição percentual e medidas de tendência central. Os dados qualitativos foram categorizados por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin. Resultados e Discussão: Constatou-se que o OSCE é uma avaliação importante para a formação do estudante. A logística e avaliação durante o exame foram satisfatórias e aspectos relativos à simulação e realismo necessitam de aprimoramento. Considerações Finais: Sugere-se maior investimento tecnológico durante a preparação do OSCE, de modo a contribuir com o desenvolvimento de habilidades entre os estudantes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rinaldo de Souza Neves, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    1 Enfermeiro, doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasil. 

  • Angela Ferreira Barros, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Enfermeira, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista. Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasil.  rinaldodesouza@gmail.com

  • Márcia Maria de Araújo Esper, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

    Pedagoga, especialista em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasil. 

  • Thiago José Nunes Bezerra, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

    Enfermeiro, especialista em Enfermagem Pediátrica. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasil.

Referencias

Publicado

2017-10-24

Número

Sección

Educação

Cómo citar

1.
Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagem. Com. Ciências Saúde [Internet]. 24 de octubre de 2017 [citado 12 de febrero de 2026];27(04):309-16. Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/55

Artículos más leídos del mismo autor/a