Os hábitos alimentares culturais e a pobreza como barreiras à promoção da alimentação saudável em centros de saúde de atenção básica no Distrito Federal/ Brasil

Autores/as

  • Denise Oliveira e Silva Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Erica Ell Ministério da Saúde. Brasília – DF
  • Daniela Sanches Frozi Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Caio Capella Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i02.92

Palabras clave:

promoção alimentação saudável, atenção básica

Resumen

Objetivo: Analisar os resultados quantitativos e qualitativos de pesquisas realizadas entre 2008 a 2015 sobre barreiras e obstáculos referidas por profissionais de saúde sobre a promoção a alimentação saudável no Distrito Federal.
Metodologia: Utlização de dados de abordagens de pesquisas multimétodos  baseados  no  desenho  de  estudos  KAP  ‑  Knowledge, Atittudes and Pratices e etnografia em serviços de saúde de amostra probabilística de profissionais de saúde analisados pelo teste de Kolmogorov‑Smirnov(Lilliefors).Os dados qualitativos foram oriundos da abordagem etnográfica analisados segundo a propostas da Hermenêutica Dialética.
Resultados: Os dados quantitativos demonstraram que o valor mais forte do coeficiente de correlação de Sperman foi de 0,66 no relacionamento entre a “baixa instrução dos usuários e os “hábitos culturais dos usuários”. Os núcleos de sentido identificados na abordagem etnográfica foram a pobreza dos usuários e o espírito do lugar onde estão sediados os centros de saúde no DF.
Conclusões: Recomenda‑se a necessidade de estimular o investimento na formação e na práxis transdisciplinar dos profissionais de saúde em teorias compreensivas para informar e comunicar de forma humanizada para que eles se consideram co‑responsáveis pela articulação de conhecimentos como a expressão integrada de saberes, práticas e relações biológicas, sociais, econômicas e simbólicas‑culturais sobre a promoção da alimentação saudável.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Publicado

2017-12-27

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
Os hábitos alimentares culturais e a pobreza como barreiras à promoção da alimentação saudável em centros de saúde de atenção básica no Distrito Federal/ Brasil. Com. Ciências Saúde [Internet]. 27 de diciembre de 2017 [citado 11 de febrero de 2026];27(02):105-18. Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/92

Artículos similares

1-10 de 65

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a