The graduate course in Family Health: impressions about the formation and production of health care
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v34i02.1449Keywords:
Vocational Training, Contextualized Learning, Integral Health CareAbstract
Objective: To address how innovative teaching and learning approaches might improve the quality of training in graduate courses by providing knowledge, skills, and attitudes consistent with the expectations and needs of the populations in different areas. Method: This is a report on an experience with the “Dynamics of the Flipped Classroom” in a postgraduate program in Family Health. Results and Discussion: The “Dynamics” program aims to provide students with an education that alters realities and the application of information gained in solving community health concerns. Conclusion: Despite efforts to provide approaches that improve knowledge creation, which is a significant demand from society, students struggle to discuss the intricate relationships between health and its determinants in the context of socioeconomic inequalities and inequities.
Downloads
References
Calvino, I. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia das Letras; 1990.
Peixoto, MT; Miranda, AC; Peixoto, MT. Formação para a Atenção Primária à Saúde: a necessidade de atualizar as Diretrizes Curriculares Nacionais após a pandemia da Covid-19. J Manag Prim Health Care, 2020,12(e44):1-10. [Internet]. [acesso em 2023 fev. 21]. Disponível em: https://doi.org/10.14295/jmphc.v12.1019.
Morin, E. Os sete saberes necessário à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora; 2002.
Freire, P. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1992.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília, 2013. [Internet]. [acesso em 2023 jun. 10]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_tematico_gestao_trabalho_educacao_saude_2ed.pdf.
Gerstein, J. The Flipped Classroom: The Full Picture. User Generated Education
Blog, 2011. [acesso em 2023 jun. 08]. Disponível em: https://usergeneratededucation.wordpress.com/2011/06/13/the-
flipped-classroom-model-a-full-picture/.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde 3. ed. – Brasília, 2010. [Internet]. [acesso em 2023 jan. 13]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf.
Sperling S. Política Nacional de Atenção Básica: consolidação do modelo de cuidado ou conciliação com o mercado de saúde? Saúde Debate. 2018,42(1):341–345. [acesso em: 08 jun. 2023]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042018S123.
Loureiro, I. O processo de aprendizagem em Promoção da Saúde. Rev Portuguesa de Pedagogia. 2008, 42(1):65-89. [Internet]. [acesso em 2023 jan. 13]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269604399_O_processo_de_aprendizagem_em_Promocao_da_Saude/link/63e6393ac002331f726b54eb/download
Faria, L, Castro Santos, LA, Alvarez, REC. As sociedades em risco e os múltiplos fatores que fragilizam as relações sociais em tempos de pandemia. Rev del CESLA. 2022, (29):11-28. [Internet]. [acesso em 2023 fev. 20]. Disponível em: https://doi.org/10.36551/2081-1160.2022.29.11-28.
Silva JAM, Peduzzi M, Orchard C, Leonello VM. Educação interprofissional e prática colaborativa na atenção primária à saúde. Rev Esc Enferm. 2015, 49(2):16-24. [Internet]. [acesso em 2023 abr. 20]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800003.
Santos, BS. A Universidade no Século XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. In Santos, BS, Almeida Filho, N. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra; 2008. 13-106. [Internet]. [acesso em 2023 jan. 18]. Disponível em: https://www.boaventuradesousasantos.pt/media/A%20Universidade%20no%20Seculo%20XXI.pdf.
Freire, P. Pedagogia da autonomia. 59ª. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra; 2019.
Freire, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez; 1989.
Guilam, MCR, Teixeira, CP, Machado, MFAS. et al. Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde): uma experiência de formação em rede. Interface (Botucatu), 2020, 24(1):1-15. [Internet]. [acesso em 2023 jan. 10]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/JHBXSLpx4Y9zzkfTvXtXXwx/?format=pdf&lang=pt.
Teixeira, CP, Santos, DVD, Ramos, AAM. et al. Mestrado Profissional em Saúde da Família: práticas e reflexões para o Sistema Único de Saúde. Revista de APS, 2021, 24:5-9. [Internet]. [acesso em 2023 jan. 16]. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/36176.
Santos, M. O retorno do território. In: OSAL: Observatorio Social de América Latina. 2005,16(6):1515-3282. [Internet]. [acesso em 2023 fev. 20]. Disponível em:http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osal16/D16Santos.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? 1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde; 2018. [Internet]. [acesso em 2023 fev. 11]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf.
Faria, L, Castro Santos, LA. As profissões de saúde: uma análise
crítica do cuidar. Hist. cienc. saude-Manguinhos. 2011,18(1):227-240. [Internet]. [acesso em 2023 mar. 20]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702011000500012.
Hirata, H. Guimarães, NA. Cuidado e cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. São Paulo: Atlas, 2012.
Castro Santos, LA, Faria, L. Ensaio de leitura: intersecções e
correlações no mundo do trabalho
e do cuidar (Brasil/França). Sociol. Antropol. 2017, 7(13): 939-957. [Internet]. [acesso em 2023 mar. 15]. Disponível em: http://dx.doi.org /10.1590 /2238-38752017v7311.
Kergoat, D. O cuidado e a imbricação das relações sociais. In: Abreu, ARP, Hirata, H, Lombardi, MR. Gênero e trabalho no Brasil e na França: perspectivas interseccionais. São Paulo: Boitempo; 2016.
Chambliss, D. Beyond caring: hospitals, nurses, and the social
organization of ethics. Chicago: The University of Chicago Press; 1996.
Parsons, T. Research with human subjects and the
‘professional complex’. In: Freund, PA. Experimentation with human subjects. New York: Braziller; 1969. 325-360. [Internet]. [acesso em 2023 jun. 12]. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20023881.
Batista, N.A. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas Cad. FNEPAS. 2012, 2:25-28. [Acesso em: 06 jun. 2023]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4298824/mod_resource/content/1/educacao_interprofissional.pdf. [acesso em 2023 jun. 10].
Mitre, S.M. et. al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva. 2008, 13(suppl 2): 2133-2143. [acesso em 2023 jun. 10]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.
Falkenberg, M.B. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva. 2014, 19 (03): 847-852. [acesso em 2023 jun. 11]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013.
Faria, L. et. al. A saúde pública no Brasil: da educação sanitária à educação na saúde In: Faria, L et. al (org.) Educação e Saúde na Atenção Primária: história e memória. São Paulo: Hucitec; 2022.
Ricoeur, P. O si-mesmo como um outro. Campinas: Papirus; 1991.
Alencar, EMLS. O estímulo à criatividade em programas de pós-graduação
segundo seus estudantes. Psicol. Reflex. Crit. 2002, 15(1):63-70. [acesso em: 06 jun. 2023]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722002000100008
Alencar, EMLS, Souza-Fleith, D. Criatividade pessoal: fatores facilitadores e
inibidores segundo estudantes de Engenharia. Magis. Revista Internacional de
Investigación en Educación. 2008, 1(1):113-126. [acesso em 2023 jun. 10]. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281021687008.
Oliveira, ZMF; Alencar, EMLS. Criatividade na pós-graduação stricto sensu:
uma presença possível e necessária. R. Educ. Públ. 2014, 23(52). [Internet]. [acesso em 2023 fev. 23]. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1424/1089
Moran, JM. Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In: Moran, JM, Bacich, L. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem
teórico-prática. Porto Alegre: Penso; 2018.
Ferrarini, R., Saheb, D, Torres, PL. Metodologias ativas e tecnologias digitais:
aproximações e distinções. Educ. Questão. 2019, 57(52):1-30. [Internet]. [acesso em: 06 jun. 2023]. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15762.
Bergmann, JE, Sams, A. Sala de Aula Invertida: Uma metodologia ativa de
aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC; 2020. [Internet]. [acesso em 2023 jan. 19]. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Sala-de-Aula-Invertida-Uma-metodologia-Ativa-de-Aprendizagem.pdf.
Carvalho, C., Solomon, Y. Supporting statistical literacy: What do culturally
relevant/realistic tasks show us about the nature of pupil engagement with
statistics? International Journal of Educational Research. 2012, 55: 57-65.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.