Health education on subtype of Influenzavirus A
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v30i01.357Keywords:
child health, learning, nursing care, education nursing, students nursingAbstract
Introduction: influenza is a disease that spreads rapidly and affects individuals of all age ranges. Objective: to report the experience in the application of the Charles Maguerez arch by nursing students in the health care of the child and his companion. Method: the activity was applied in a public hospital of the federal district, using the five steps of the Charles Maguerez arch method - proposed and applied by Berbel - and started from participant observation, in which relevant points to the health context and coexistence in the pediatric unity were identified, precipitously the absence of adequate prophylactic measures to prevent the spread of the Influenza virus. The activity occurred between april and june 2018. Result: carried out the survey of the possible factors associated with the problem: seasonality of the Influenza virus and consequences from the lack of adequate treatment; and the possible major determinants of the problem: influenza and the manifestation of H1N1. The theorizing of points observed in scientific literature, such as in manuals, technical books and scientific articles, was carried out. Therefore, the realization of health education with dialogued exposition was thought, in which the group covered children, companions and professionals, from the playful tool of the 7 errors identification. Final considerations: with the educational action, the arch was identified as a rich strategy to develop students' teaching and learning; as well as to make the public aware of the measures taken to prevent the Influenza virus.
Downloads
References
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Resolução CNE/CES 3/2001. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 nov. 2001. Seção 1, p. 37. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.
Freire P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra; 2014.
Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 32. ed. Petrópolis, RJ:Vozes; 2012.
Moreira MA. Masini EFS. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro; 2006.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de tratamento de Influenza: 2017. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 49 p. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_tratamento_influenza_2017.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.
Brasília (BR). Manual de Avaliação do Curso de Graduação de Enfermagem da ESCS. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, 2018. 69 p. Disponível em: <http://www.escs.edu.br/arquivos/MAENF2018.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.
Berbel NAN. A utilização de metodologias da problematização com o Arco de Maguerez no cuidar em saúde. In. França FC de V; Melo MC; Monteiro S de NC; Guilhem D (org.). Processo de Ensino e Aprendizagem de Profissionais de Saúde: a Metodologia da Problematização por Meio do Arco de Maguerez – 1ª Ed. – Brasília, Coleção Metodologias Ativas, 2016. p 112-118.
Zanotto MAC, Rose TMS. Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo. 2003;29(1):45-54. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a04v29n1.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.
Rizzon D. O Sistema imune do recém-nascido: destacando aspectos fetais e maternos. - Revista de Pediatria SOPERJ 2011. 12(1):12-15. Disponível em: <http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=564>. Acesso em: 30 dezembro 2018.
Diniz LMO, Figueiredo BCG. O sistema imunológico do recém-nascido. Minas Gerais: Rev Med Minas Gerais 2014. 24(2):233-40. Disponível em: <http://rmmg.org/artigo/detalhes/1604>. Acesso em: 30 dezembro 2018.
Hockenberry MJ, Wilson D. Wong: Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
Tortora GJ, Funke BR, Case CL. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
SakaI M, Guedes D, Corrêa EJ, Rocha RL, Reggiani M, Lança SB, et al. Infecção pelo vírus Influenza pandêmico (H1N1) 2009. Minas Gerais: Rev Med Minas Gerais 2010. 20(4):578-593. Disponível em: <http://rmmg.org/artigo/detalhes/340>. Acesso em: 30 dezembro 2018.
Ribeiro J, Belle N. Influenza (Gripe). [s. L.]: Sociedade Brasileira de Infectologia, 2017. Disponível em: <https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2017/04/INFLUENZA-2-de-abril-de_2017-15.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.
Brasil. Ministério da Educação. Lei nº 2.809, de 29 de outubro de 2001. Dispõe sobre a garantia do direito da criança e do adolescente ao atendimento pedagógico e escolar na atenção hospitalar no Distrito Federal. Diário Oficial, Brasília, DF, 9 de novembro de 2001. Disponível em: <http://www.tc.df.gov.br/SINJ/Norma/50765/Lei_2809_29_10_2001.html>. Acesso em: 30 dezembro 2018.
Brasil. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. / Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC; SEESP; 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.
Downloads
Published
Versions
- 2020-07-22 (3)
- 2020-07-19 (2)
- 2019-10-30 (1)
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.