This is an outdated version published on 2019-10-31. Read the most recent version.

Arco de Maguerez como ferramenta na educação em saúde: relato de experiência

Authors

  • Virgilio Luiz Marques de Macedo ESCS
  • Luciana Fontes Vieira
  • Ayana Georgia Barros de Queiroz Teixeira
  • Fabiolla Lopes Rodrigues Gomes
  • Letícia Gomes de Medeiros
  • Manuela Costa Melo

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i01.376

Keywords:

Saúde da criança; Aprendizagem; Cuidado de enfermagem; Educação Superior.

Abstract

Objective: to report the experience of students in the development of activities in the area of ​​child and adolescent health, when approaching the Methodology of Problematization, through the stages of the Arch of Charles Maguerez. Method: it follows the stages of the observation of the reality, key points, theorization, solution hypothesis and application in the reality. It was carried out in the pediatric ward of a public hospital in Brasilia by Nursing students between May and June 2017. Results: difficulty in communication between the health professional and the accompanying children and adolescents hospitalized, deficiency in the structure hospital physics and the workload of the professionals made it difficult for the companions to meet hospital standards. Conclusion: experience during the application of Arco was significant for the development of skills and abilities inherent to the nursing profession.

Downloads

Download data is not yet available.

References

1. Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União 9 nov 2001; Seção 1:37. [internet] 2001 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf
2. Freire P. Pedagogia do oprimido. 50.ed.Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 2011.
3. Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 32. ed. Petrópolis (RJ):Vozes; 2012
4. Pimentel A. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia. [internet] 2007 [acesso em 2017 Out 15]; 12(2), 159-168. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v12n2/a08v12n2
5. Ramos SG, Falcón AL. La formación de conceptos: una comparación entre los enfoques cognitivista y histórico-cultural. Educação e Pesquisa. [internet] 2015 [acesso em 2017 Out 15]. 41(3), 615-628. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507135042
6. Zanotto MAC, Rose TMS. Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo. [internet] 2003 [acesso em 2017 Out 15];29(1):45-54. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022003000100004
7. Distrito Federal. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, Escola Superior em Ciências da Saúde. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde / Escola Superior de Ciências da Saúde; [internet] 2012 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: http://www.escs.edu.br
8. Pereira AB, Ferreira Neto JL. Processo de implantação da política nacional de humanização em hospital público. Trabalho, Educação e Saúde. [internet] 2015 [acesso em 2017 Out 15]; 13(1), 67-88. Epub 12 de dezembro de 2014. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00024
9. Pasche DF, Passos E, Hennington ÉA. Cinco anos da política nacional de humanização: trajetória de uma política pública. Ciênc. saúde coletiva; [internet] 2011 [acesso em 2017 Out 15]. 16(11),4541-48. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001200027.
10. Distrito Federal. Manual de Avaliação do Curso de Graduação de Enfermagem da ESCS. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, 2009. 69 p. Série material instrucional da ESCS. 2009.
11. Berbel NAN, Gamboa SAS. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Rev Filosofia e Educação. [internet] 2012 [acesso em 2017 Out 15]; 3(2): 264-87. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/rfe/article/view/2363/2635
12. Chiaratto CV, Balsamo CA, Silveira RI. Manual Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH). São Paulo. [internet] 2009 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: <http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1466257673Manual_CCIH_2009.pdf > Acesso em 19 de maio de 2017.
13. Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 20 set 1990. [internet] 1990 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1995/D1651.htm
14. Ceron Mariane. Habilidades de Comunicação: Abordagem centrada na pessoa. São Paulo: UNA-SUS, UNIFESP; 2010.
15. Peres Girlane Mayara. Acompanhamento de pacientes internados e processos de humanização em hospitais gerais. Santa Catarina: Psicologia hospitalar; 2012.
16. Distrito Federal. Decreto nº 5.743, de 9 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 2.809, de 29 de outubro de 2001, que Dispõe sobre a garantia do direito da criança e do adolescente ao atendimento pedagógico e escolar na atenção hospitalar no Distrito Federal. Diário Oficial, Brasília, DF, 16 de dezembro de 2016. [internet] 2016 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: http://www.tc.df.gov.br/SINJ/Norma/50765/Lei_2809_29_10_2001.pdf
17. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. Brasília: Ministério da Saúde. [internet] 2011 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/carta-dos-direitos-do-usuario.
18. Brasil. Presidência da República. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, 16 jul. 1990. [internet] 1990 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>.
19. Melo EMOP, Ferreira PL, Lima RAG, Mello DF. Envolvimento dos pais nos cuidados de saúde de crianças hospitalizadas. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [internet] 2014 [acesso em 2017 Out 15]; 22(3), 432-9. Disponível em: https://doi.org/ 10.1590/0104-1169.3308.2434.
20. Distrito Federal. Câmara Legislativa do Distrito Federal. Decreto nº 2.809, de 29 de outubro de 2001. Dispõe sobre a garantia do direito da criança e do adolescente ao atendimento pedagógico e escolar na atenção hospitalar no Distrito Federal. Diário Oficial, Brasília, DF, 9 de novembro de 2001. [internet] 2001 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/50765/LEI%202809-AT.pdf.
21. Berbel NAN. A metodologia da problematização em três versões no contexto da didática e da formação de professores. Revista Diálogo Educacional. [internet] 2012 [acesso em 2019 Ago 28]; 12(35):101-18. doi:http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.5904

Published

2019-10-31

Versions

Issue

Section

Educação

How to Cite

1.
Arco de Maguerez como ferramenta na educação em saúde: relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2019 Oct. 31 [cited 2024 Nov. 20];30(01). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/376

Similar Articles

61-70 of 424

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)