Teaching-service-community integration in Primary Health Care
an integrative review
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.963Keywords:
Primary health care, Hospitals, Teaching;, health centersAbstract
Objective: Identify the impact and challenges of the teaching-service-community integration in the training of professionals and in meeting the population's needs in the context of Primary Health Care of Brazil.
Method: integrative review of articles in Portuguese between January 2011 and October 2020.
Results: 27 articles were selected and the result was categorized: contribution of teaching-service integration to the education of students, influence of integration in the service and in the community, and challenges of IESC in health services. Contractualization within Primary Health Care was discussed as a way to strengthen integration.
Conclusion: contractualization between health services and educational institutions can strengthen the teaching-service-community integration in Primary Care, as already occurs in Teaching Hospitals.
Downloads
References
Ojeda BS, Santos BRL dos, Eidt O. A integração ensino e assistência na enfermagem: delineando possibilidades para uma prática contextualizada. Acta Paul Enferm [Internet]. 2004;17(04):432–8. Available from: https://acta-ape.org/wp-content/uploads/articles_xml/1982-0194-ape-S0103-2100200400017000636/1982-0194-ape-S0103-2100200400017000636.pdf
Brandão ERM, Rocha SV, Silva SS da. Práticas de integração ensino-serviço-comunidade: Reorientando a formação médica. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2013;37(4):573–7. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n4/a13v37n4.pdf
Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 569 de 8 de dezembro de 2017. Aprova o Parecer Técnico nº 300/2017, em anexo, que apresenta princípios gerais a serem incorporados nas DCN de todos os cursos de graduação da área da saúde. [Internet]. Diário Oficial da União. 26 fev 2018. Seção 1. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso569.pdf
Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [Internet]. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2018. 73 p. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_prom_saude.pdf
Brehmer LC de F, Ramos FRS. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2014;16(1):228–37. Available from: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20132
Marin MJS, Oliveira MA de C, Otani MAP, Cardoso CP, Moravcik MYAD, Conterno L de O, et al. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: A experiência da FAMEMA. Cienc e Saude Coletiva [Internet]. 2014;19(3):967–74. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/3W4Jv7NcCrsd86jB8GpW9xh/abstract/?lang=pt
Oliveira VG de, Queiroz FN, Araújo BP, Silva CMM, Silva FD. Medicina de Família e Comunidade: breve histórico, desafios e perspectivas na visão de discentes de graduação. Rev Bras Med Família e Comunidade [Internet]. 2013;9(30):85–8. Available from: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/850
Soares CB, Hoga LA, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD, et al. Revisão Integrativa versus Revisão Sistemática. Reme Rev Min Enferm [Internet]. 2010;8(1):102–6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v12n3/v12n3a14%0Ahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2007000400002&lng=pt&tlng=pt%0Ahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=pt&tlng=pt%0Ahttp://www.ncbi.
Cerrao NG, Castro FF de, Jesus AF De. O método de revisão sistemática da literatura ( RS ) na área da Ciência da Informação no Brasil : análise de dados de pesquisa. Informação Tecnol (ITEC), [Internet]. 2018;5(1):105–16. Available from: https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/download/38083/22112/
Codato LAB, Garanhani ML, González AD, Carcereri DL, Carvalho BG, Morita MC. Significados do estágio em Unidades Básicas de Saúde para estudantes de graduação. Rev da ABENO [Internet]. 2019;19(1):2–9. Available from: https://www.researchgate.net/publication/331094423_Significados_do_estagio_em_Unidades_Basicas_de_Saude_para_estudantes_de_graduacao
Vasconcelos ACF de, Stedefeldt E, Frutuoso MFP. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: Com a palavra, os profissionais de saúde. Interface Commun Heal Educ [Internet]. 2016;20(56):147–58. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/pqNMwL89B6MGRdPxzT9YSPc/abstract/?lang=pt
Luz GW da, Toassi RFC. Percepções sobre o preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da Odontologia. Rev da ABENO [Internet]. 2016;16(1):2–12. Available from: https://www.researchgate.net/publication/303822540_Percepcoes_sobre_o_preceptor_cirurgiao-dentista_da_Atencao_Primaria_a_Saude_no_ensino_da_Odontologia
Rodrigues HC, Dias MS de A, Aragão AEA, Silva MAM da, Gomes DF, Brito M da CC. Internato de enfermagem na atenção básica: desafios da sua efetividade. Rev Enferm UERJ. 2018;26:e26979. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/26979
Andrade SR de, Boehs AE, Boehs CGE. Percepções de enfermeiros docentes e assistenciais sobre a parceria ensino-serviço em unidades básicas de saúde. Interface Commun Heal Educ [Internet]. 2015;19(54):537–47. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/733SCXnGHNH9DLRJJfcR7vs/abstract/?lang=pt
Caldeira ÉS, Leite MT de S, Rodrigues-Neto JF. Estudantes de Medicina nos serviços de atenção primária: percepção dos profissionais. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2011;35(4):477–85. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/jsK4jYBxFRvW7bBz4dqSZ6n/?lang=pt
Forte FDS, Pontes AA, De Farias Morais HG, De Souza Barbosa A, De Sousa Nétto OB. The perspective of students and dental education: Possible intersections with the family health strategy. Interface Commun Heal Educ [Internet]. 2019;23:1–16. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/6mymPNtPP7bq6QBpQZD7rGr/?lang=pt
Souza LB, Bonamigo AW. Integração Ensino-Serviço Na Formação De Profissionais Para Sistemas Públicos De Saúde. Trab Educ e Saúde [Internet]. 2019;17(3):1–20. Available from: https://www.scielo.br/j/tes/a/v7bgnJqXhbQbyQLg8XSvM3x/abstract/?lang=pt
Cezario JEP, DaherII DV, NolascoI MFS. Programa de Educação pelo Trabalho (PET) em Saúde: articulação entre formação e integração ensino-serviço TT - Program of Education through Work (PET) in Healthcare: linkage between qualification and integration of teaching and work TT - Programa de Edu. Rev enferm UERJ [Internet]. 2015;23(5):644–8. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v23n5/v23n5a11.pdf
Kuabara CT de M, Sales PR de S, Marin MJS, Tonhom SF da R. Education and health services integration: an integrative review of the literature. Reme Rev Min Enferm [Internet]. 2014;18(1):195–201. Available from: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/v18n1a15.pdf
Parma FAS de, Oliveira RA, Almeida FA. Percepção dos Profissionais de Saúde em relação à Integração do Ensino de Estudantes de Medicina nas Unidades de Saúde da Família. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2019;43(1 suppl 1):175–84. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/yDvwKR6tdq5RCNffKnB5MmG/?lang=pt
Mendes TMC et al. Contribuições E Desafios Da Integração Ensino-Serviço-Comunidade. Texto e Context - Enferm [Internet]. 2020;29(Epub 03):1–15. Available from: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100312
Mendes T de MC, Bezerra H de S, Carvalho Y de M, Silva LG da, Souza CMC de L, Andrade FB de. Interação ensino-serviço-comunidade no brasil e o que dizem os atores dos cenários de prática: uma revisão integrativa. Rev Ciência Plur [Internet]. 2018;4(1):98–116. Available from: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14283
Bezerra DF, Adami F, Reato L de FN, Akerman M. “A dor e a delícia” do internato de atenção primária em saúde: desafios e tensões. ABCS Heal Sci [Internet]. 2015;40(3):164–70. Available from: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/790
Pinheiro LCR, Carvalho RB de, Viana PF de S. Práticas de integração ensino-serviço-comunidade e a formação em Odontologia: possíveis conexões e fluxos no ensino na saúde. Rev da ABENO [Internet]. 2018;18(4):148–59. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/sgBkJ7DrrBMC6MnsDBxj4KS/abstract/?lang=pt
Mello ADL, Terra MG, Nietsche EA. Integração ensino-serviço na formação de residentes multiprofissionais de saúde: concepção de docentes. Rev Enferm UERJ. 2019;27:e25017. Available form: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/25017/30627
Souza LB, Bioquímica F. A interface ensino-serviço na formação farmacêuca : revisão integrativa. 2018;4(2):157–69. Available from: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/1712
Peres CRFB, Marin MJS, Tonhom SF da R, Barbosa PMK. Teaching-Service’S Integration in the Training of Nurses in the State of São Paulo (Brazil). Reme Rev Min Enferm [Internet]. 2018;22:1–8. Available from: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e1131.pdf
Faé JM, Silva Junior MF, Carvalho RB de, Esposti CDD, Dos Santos Pacheco KT. A integração ensino-serviço em Odontologia no Brasil. Rev da ABENO. 2016;16(3):7–18.
Franco MT, Milão LF. Integração ensino-serviço na formação técnica de enfermagem *. Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2020;22(55299):1–7. Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v22.55299
Khalaf DK, Reibnitz KS, Vendruscolo C, Lima MM de, Oliveira VBCA de, Correa AB. Integração ensino-serviço sob a percepção dos seus protagonistas. Rev Enferm da UFSM. 2019;9:e9.
Dantas LDS, Soares Pereira RV, Bernadino ÍDM, Pastorelli Paim Figueiredo RC, Rocha Madruga RC, De Castro Cardoso Lucas RS. Perfil de competências de preceptores para a Atenção Primária em Saúde. Rev da ABENO [Internet]. 2019;19(2):156–66. Available from: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/677
Teixeira R da C, Corrêa R de O, Silva EM da. Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino serviço comunidade. Cad Bras Ter Ocup [Internet]. 2018;26(3):617–25. Available from: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/qdpFsf8rKrgKk6WSmpBnLwy/?lang=pt
Sanseverino LM, Fonsêca GS, Silva TA, Junqueira SR, Zilbovicius C. Integração ensino-serviço na formação em Odontologia: percepções de servidores do Sistema Único de Saúde acerca da prática pedagógica no território. Rev da ABENO [Internet]. 2017;17(3):89–99. Available from: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/366/0
Silva FD, Rempel C, Carreno I, Moreschi C. A integração ensino-serviço-saúde entre um grupo de pesquisa e unidades básicas de saúde. Rev Baiana Saúde Pública [Internet]. 2014;38(4):784–802. Available from: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/765
Ministério da Saúde B. Política Nacional de Atenção Básica [Internet]. Brasília: Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica; 2004. 110 p. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf
Ministério da Saúde e Ministério da Educação B. PORTARIA INTERMINISTERIAL No 1.127, DE 04 DE AGOSTO DE 2015 Institui [Internet]. 2015. Available from: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2015/outubro/23/COAPES-PORTARIA-INTERMINISTERIAL-N1.127 -DE-04 DE-AGOSTO-DE-2015.pdf
Barata LRB, Mendes JDV, Bittar OJN V. Hospitais de ensino e o Sistema Único de Saúde. Rev Adm em Saúde [Internet]. 2010;12(46):14. Available from: http://sistema.saude.sp.gov.br/sahe/documento/ras46.pdf
Ministério da Saúde e Ministério da Educação B. PORTARIA INTERMINISTERIAL No. 1006/MEC/MS Em, 27 de maio de 2004 [Internet]. 2004. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cbdv.200490137/abstract
Nogueira DL, Lira GV, Socorro M, Linhares C. Revisão Sistemática Evaluation of Brazil ’ s Teaching Hospitals : a Systematic Review. 2013; 39(1):151–8. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Ttb6yztmgX6sMzX5T3Sbs9R/abstract/?lang=pt
Pará U do E do. Centro Saúde Escola do Marco [Internet]. Available from: https://www.uepa.br/pt-br/pagina/centro-saúde-escola
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto U de SP. O CSE Prof. Dr. Joel Domingos Machado [Internet]. Available from: http://cse.fmrp.usp.br/site/
Univerisade Estadual Paulista F de M-C de B. Apresentação - CSE [Internet]. Available from: https://www.fmb.unesp.br/#!/cse
Carneiro Junior N, Guedes J da S, Luppi CG, Marsiglia RMG. Centro de Saúde Escola Barra Funda Dr. Alexandre Vranjac 45 anos de compromisso com o ensino, pesquisa e a saúde da população. Arq Med Hosp Fac Cienc Med St Casa São Paulo [Internet]. 2012;57(1):51–3. Available from: https://www.santacasasp.org.br/upSrv01/up_publicacoes/7906/10348_“Centro de Saúde Escola Barra Funda Dr Alexandre Vranjac 45 anos de compromisso com o ensino, pesquisa e a saúde da população”.pdf
Butantã G. Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa no Butantã [Internet]. [cited 2021 May 25]. Available from: http://www.guiabutanta.com/sobre/centro-de-saude-escola-samuel-barnsley-pessoa-no-butanta/
Paranaense U. Centro Saúde Escola [Internet]. Available from: https://presencial.unipar.br/servicos/comunidade/centro-saude-escola
Brasília. Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Portaria no 77, de 14 de fevereiro de 2017. Estabelece a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. Diário Oficial do Distrito Federal 15 fev 2017. Seção 1. Available form: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/b41d856d8d554d4b95431cdd9ee00521/ses_prt_77_2017.html
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.