Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde:

mantenedora de instituições de ensino

Autores/as

  • Thereza Cristina de Souza Mareco Ministério da Saúde https://orcid.org/0000-0003-3402-2470
  • Maurício Mendes Marques Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs
  • Fabiana Gomes de Azevedo Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs
  • Carlos Humberto Spezia Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1032

Palabras clave:

Instituições Acadêmicas;, Educação em Saúde;, Educação Profissional em Saúde.

Resumen

Objetivo: Identificar a percepção de colaboradores dos setores das 3 (três) escolas de saúde do Distrito Federal quanto ao papel da FEPECS como mantenedora.

Método: Estudo de caráter qualitativo realizado por meio de análise documental e questionário semiestruturado aberto. Os dados foram analisados em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, e interpretação dos dados.

Resultados: Os resultados foram distribuídos em 5 temáticas. Observou-se a visualização do papel da FEPECS como mantenedora das 3 (três) Escolas como igual, sendo identificado a relevância da Fundação a nível nacional e distrital.

Conclusão: Ao fortalecer os alicerces da Fundação é possível propiciar maior visibilidade perante a sociedade e reconhecimento da contribuição institucional na formação dos profissionais de saúde.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Thereza Cristina de Souza Mareco, Ministério da Saúde

    Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN). Graduada em Saúde Coletiva (UnB). Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais e Gestão – Universidade Aberta/Portugal.

  • Maurício Mendes Marques, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs

    Coordenador da Biblioteca Central da Fepecs. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília - UnB. Pós-Graduado em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Universidade Católica de Brasília -UCB.

  • Fabiana Gomes de Azevedo, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs

    Bibliotecária da Biblioteca Central da FEPECS. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília - UnB. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser.

  • Carlos Humberto Spezia, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs

    Doutor em Pedagogia pela Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM. Mestre em Linguística pela Universidade Cambridge. Graduado em Letras Licenciatura pela Universidade de Brasília -UnB. Ex-diretor executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs.

Referencias

Distrito Federal (BR). Lei nº 2.676 de 12 de janeiro de 2001 [Internet]. Lei de criação da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília; 2001 [acesso em 2021 fev 20]. Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/arquivos/Lei2676de12_01_2001.pdf.

Carvalho WMES, Teodoro MDA. Educação para os profissionais de saúde: a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do SUS no Distrito Federal, Brasil. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2019 [acesso em 2021 fev 20];24(6):2193-2201. Disponível em: doi.org 10.1590/1413-81232018246.08452019.

Escola Superior de Ciências da Saúde (DF). Projeto pedagógico do curso de graduação em Medicina da ESCS [Internet]. Brasília: Fepecs; 2018 [acesso em 2021 fev 25]. Disponível em: http://www.escs.edu.br/arquivos/PPCMedicina2018.pdf.

Dolmans DHJM, Snellen-Balendong H, Van De Vleuten CPM. Seven principles of effective case design for a problem-based curriculum. Medical Teacher [Internet]. 1997 [acesso em 2021 fev 25];19(3):185-9. Disponivel em: https://doi.org/10.3109/01421599709019379.

Oliveira NJ, Monteiro PB, Gurgel SCS. Uma Escola Técnica de Saúde para uma nova cidade: ETESB – 60 anos de prestação de serviços. Rev Com Censo [Internet]. 2020 [acesso em 2021 fev 25];7(1):134-9. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/796.

Göttems LBD, Almeida MO, Raggio AMB, Bittencourt RJ. O Sistema Único de Saúde no Distrito Federal, Brasil (1960 a 2018): revisitando a história para planejar o futuro. Cienc Saude Coletiva [Internet]. 2019 [acesso em 2021 fev 20];24(6):1997-2008 Disponível em: doi.org/10.1590/1413-81232018246.08522019.

World Health Association. Division of Mental Health. Qualitative Research for Health Programmes. Geneva: WHA; 1994.

Minayo MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 2010. p. 61-106.

Brasil. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [Internet]. Brasília, 1988 [acesso em 2021 fev 20]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Distrito Federal (BR). Lei Orgânica do Distrito Federal [Internet]. Brasília, 1993 [acesso em 2021 fev 20]. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/66634/Lei_Org_nica__08_06_1993.html.

Ranieri NBS. Trinta anos de autonomia universitária: resultados diversos, efeitos contraditórios. Educ Soc [Internet]. 2018 out-dez [acesso em 2021 fev 25];39(145):946-61. Disponível em: doi.org/10.1590/ES0101-73302018205173.

Pegoraro L. Instituições de educação superior e entidades mantenedoras: a Universidade do Contestato. Roteiro [Internet]. 2008 jan-jun [acesso em 2021 fev 25];33(1):25-50. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/70.

Barbosa QF, Rodrigues CS, Novaes MRCG. Integridade cientifica na educação de profissionais de saúde. Rev. Bioet. [Internet]. 2019 [acesso em 2021 fev 25];27(1). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100120&lng=pt&nrm=iso. doi.org/10.1590/1983-80422019271294.

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (DF). Instrução nº 21 de 6 de outubro de 2008. Dispõe sobre o fomento a pesquisas em saúde pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Diário Oficial do Distrito Federal. 2008 out 16; 207:11. Seção 1.

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (DF). Instrução nº 18 de 23 de novembro de 2005. Dispõe sobre a Concessão de Bolsas de Iniciação Científica a alunos matriculados na Escola Superior de Ciências da Saúde e na Escola Técnica de Saúde de Brasília, ambas mantidas pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Diário Oficial do Distrito Federal. 2005 nov 28; 224:11. Seção 1.

Novaes MRCG, Motta ML, Elias FTS, Silva RE, Silva CCG, Baliero VAT, et al. Incentivos e desafios relacionados à condução da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no âmbito do Sistema Único de Saúde no Distrito Federal, Brasil. Cienc Saude Coletiva [Internet]. 2019 [acesso em 2021 fev 25];24(6):2211-20. Disponível em: doi.org/10.1590/1413-81232018246.07932019.

Distrito Federal (BR). Decreto nº 26.128, de 19 de agosto de 2005 [Internet]. Dispõe sobre a estrutura organizacional da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS, e dá outras providências. 2005 [acesso em 2021 fev 19]. Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/arquivos/Decreto26128de19_08_2005.pdf.

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (DF). Regimento interno [Internet]. Brasília, 2005 [acesso 2021 fev 19]. Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/arquivos/reginternofepecs2005.pdf.

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (DF). Biblioteca Central. Criação da REBIS. Brasília; 2005

Publicado

2021-09-24

Número

Sección

Reflexões em educação e saúde: a experiência da Fepecs e suas escolas

Cómo citar

1.
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde:: mantenedora de instituições de ensino. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2021 Sep. 24 [cited 2024 Nov. 20];32(03). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1032

Artículos similares

51-60 de 326

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.