A Escola de Aperfeiçoamento do SUS e as ações de educação na pandemia COVID 19

Autores/as

  • Adriana Pederneiras Rebelo da Silva Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS
  • Ana Paula Costa de Campos Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS
  • Elaine Cristina Takenaka Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS
  • Elizabeth Moura Panisset Caiuby Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS
  • Fabiana Tiemi Otsuka Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS
  • Iracema de Abrantes Souto Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS
  • Karla Maria Carmona Queiroz Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS
  • Petruza Damaceno de Brito Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS https://orcid.org/0000-0002-1974-606X
  • Thiago Rodrigues de Amorim Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS https://orcid.org/0000-0002-6022-7106

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1090

Palabras clave:

Educação em saúde, Sistema Único de Saúde, COVID-19

Resumen

O artigo apresenta as experiências vivenciadas pela Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), durante a pandemia COVID-19 em 2020, tendo como grande desafio dar continuidade as ações de educação em saúde visando à formação e a qualificação de estudantes e profissionais da saúde.

Metodologia: relato de experiência.

Resultados: Foram realizados 50 webinários, 06 cursos presenciais de educação permanente e 06 cursos em educação à distância (EaD), além da autorização do ingresso de 17.170 estudantes das áreas da saúde nos cenários da SES/DF.

Conclusão: A utilização das inovações tecnológicas para ações de educação em saúde na pandemia trouxe uma nova forma exitosa de atuação da EAPSUS.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Adriana Pederneiras Rebelo da Silva, Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS

    Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde, da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS). Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).

  • Ana Paula Costa de Campos, Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS

    Historiadora. Especialista em Saúde Coletiva. Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS). Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

  • Elaine Cristina Takenaka, Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS

    Economista. Especialista em Gestão da Saúde, da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS). Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

  • Elizabeth Moura Panisset Caiuby, Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS

    Nutricionista. Mestre em Educação. Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS). Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

  • Fabiana Tiemi Otsuka, Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS

    Enfermeira. Especialista em Educação na Saúde. Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS). Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

  • Iracema de Abrantes Souto, Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS

    Assistente Social. Mestre em Ciências da Saúde. Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS). Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

  • Karla Maria Carmona Queiroz, Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS

    Enfermeira. Especialista em Educação em Saúde. Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS).Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

  • Petruza Damaceno de Brito, Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS

    Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS). Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

  • Thiago Rodrigues de Amorim, Escola de Aperfeiçoamento do SUS - EAPSUS

    Enfermeiro. Mestre em Ciências da Saúde. Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS)-Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

Referencias

World Health Organization. Novel coronavirus (2019-nCoV): situation report [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2020 [acesso em 2021 maio 21]. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-statement-on-ihr-emergency-committee-on-novel-coronavirus-(2019-ncov).

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº. 188, de 03 de fevereiro de 2020 [Internet]. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília; 2020 [acesso em 2021 jun. 8]. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388.

Distrito Federal (BR). Decreto nº. 40.475, de 28 de fevereiro de 2020 [Internet]. Declara situação de emergência no âmbito da saúde pública no Distrito Federal, em razão do risco de pandemia do novo coronavírus. Brasília; 2020 [acesso em 2021 jun. 8]. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/5ff3faa30cd24adcabaaef2bbd32592f/Decreto_40475_28_02_2020.html.

Distrito Federal (BR). Decreto n° 40.509, de 11 de março de 2020 [Internet]. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, e dá outras providências. Brasília; 2020 [acesso em 2021 maio 21]. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/ad0fae78af5f4e50b46c7357b7ee8597/Decreto_40509_11_03_2020.html.

Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde. Ensino a Distância EAPSUS [Internet]. Brasília: FEPECS; 2021 [acesso em 2021 maio 21]. Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/eadeapsus/login/index.php.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 198, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde. YouTube canal EAPSUS [Internet]. Brasília: FEPECS; 2021 [acesso em 2021 maio 21]. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCZz8h3HNN4j-XlMzhHX65bQ

Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde. Mooble. Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/eadeapsus/login/index.php

Nascimento AR, Oliveira EC. Um relato de experiências sobre o uso de tecnologias digitais de áudio e vídeo no projeto de extensão Idiomas sem Fronteiras da UFG. Rev UFG. 2021; 21: e21. 65326.

Laguardia J, Casanova A, Machado R. A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional. Trab Educ Saude. 2010;8(1):97-122.

Ortiz MCL, Ribeiro RP, Garanhani ML. Educação à distância: uma ferramenta para educação permanente de enfermeiros que trabalham com assistência perioperatória. Cogitare enferm 2008; 13(4): 558-565.

Silva NA, Santos AMG, Cortez EA, Cordeiro BC. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD)na educação permanente em saúde: revisão integrativa.Ciência & Saúde Coletiva. 2015, 20(4):1099-1107. Doi: 10.1590/1413-81232015204.17832013

Distrito Federal (BR). Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Relatório anual: atividades FEPECS 2020 e prioridades 2021 [Internet]. Brasília: FEPECS; 2020 [acesso em 2021 maio 21]. Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/arquivos/relatorio_anual_2020_e_prioridades_2021_FEPECS.pdf.

Distrito Federal (BR). Secretaria de Estado de Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Portaria nº. 1062, de 31 de dezembro de 2019 [Internet]. Homologa o sistema informatizado de Gestão de Convênios e Atividades Práticas – SIGECAP. Brasília; 2019 [acesso em 2021 maio 21]. Disponível em: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/7ef51f771de14aa1bd2396a4c112465a/Portaria_1062_31_12_2019.html.

Distrito Federal (BR). Secretaria de Estado de Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Portaria nº. 399, de 17 de julho de 2020 [Internet]. Regulamenta a execução das atividades práticas curriculares desenvolvidas nas estruturas orgânicas da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e entidades vinculadas, por estudantes de cursos técnicos e de graduação da área da saúde de instituições de ensino públicas e privadas conveniadas, sediadas no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Brasília; 2020 [acesso em 2021 maio 21]. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/062d1ccc8527490e9176142420746124/Portaria399_17_07_2020.html

Publicado

2021-09-24

Número

Sección

Reflexões em educação e saúde: a experiência da Fepecs e suas escolas

Cómo citar

1.
A Escola de Aperfeiçoamento do SUS e as ações de educação na pandemia COVID 19. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2021 Sep. 24 [cited 2024 Nov. 20];32(03). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1090

Artículos similares

141-150 de 420

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.