Tecnologia Assistencial no processo de elaboração de protocolo para aplicação do Brinquedo Terapêutico na pediatria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i04.1114

Palabras clave:

Criança; Hospitalização; Jogos e brinquedos; Coleta de Amostras Sanguíneas; Enfermagem Pediátrica

Resumen

Objetivo: Descrever o processo de criação de tecnologia assistencial para a utilização do Brinquedo Terapêutico Instrucional e Dinâmico no preparo da criança para coleta de amostra de sangue. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada construída em duas etapas: revisão de literatura em bases de dados on line e elaboração de um protocolo acerca da utilização do Brinquedo Terapêutico. Resultado: A revisão de literatura resultou em cinco artigos de língua portuguesa publicados entre 2019 e 2021, que fundamentou a elaboração do protocolo junto com a Resolução nº 546/2017, do Conselho Federal de Enfermagem, e o Manual de Coleta em Laboratório Clínico de 2019. O protocolo foi apresentado com a descrição dos passos para aplicação antes, durante e após o procedimento. Conclusão: Reforça-se que a utilização do protocolo direciona, organiza e facilita o planejamento da assistência, tendo como principal intuito a promoção da humanização da assistência de enfermagem em pediatria.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Farias DD, Gabatz RIB, Terra, Couto GR, Milbrath VM, Schwartz E. Hospitalization in the child´s perspective: an integrative review. J Nurs UFPE on line, Recife [Internet]; 2017 [cited 2021 Jun 16]; 11(2):703-11. DOI: 10.5205/reuol.10263-91568-1-RV.1102201725 2.

Williamson MA, Snyder ML. Wallach: interpretação de exames laboratoriais. Mary A. Williamson e L. Michael Snyder, 2016.

Coelho HP, Souza GSD, Freitas VHS, Santos IRA, Ribeiro CA, Sales JKD, Oliveira JD, Gonçalves GAA, Castro APR. Perception of the hospitalized child about the instructional therapeutic play in intravenous therapy. Esc Anna Nery [Internet]. 2021 [cited 2021 Jun 15];25(3): e20200353. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0353

Fontes CMB, Oliveira ASS, Toso LA. Therapeutic toy in pediatric intensive therapy unit. Rev enferm UFPE Online: Recife [Internet]. 2017 [cited 2021 Jun 22];11(Supl.7):2907-15. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i7a23471p2907-2915-2017.

Conselho Federal de Enfermagem (COFEn). Resolução nº 0546 de 09 de maio de 2017. Norma para utilização da técnica do Brinquedo Terapêutico pela Equipe de Enfermagem na assistência à criança hospitalizada. São Paulo: COFEN, 2017.

Prodanov CC, Freitas EC. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [Internet]. 2nd rev. ed. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale; 2013 [cited 2021 Jun 23]. 277 p.

Teixeira E, Medeiros HP, Nascimento MHM, Nascimento MHM, Silva BAC, Rodrigues C. Revisão Integrativa da Literatura passo-a-passo & convergências com outros métodos de revisão. Rev Enfermagem UFPI, Teresina [Internet]. 2013 [cited 2021 Jun 26]; 2(spe):3-7. https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i5.1457.

Fleury MK. Manual de Coleta em Laboratório Clínico [Internet]. 3rd rev. ed. Rio de Janeiro: PNCQ; 2019 [cited 2021 Jun 22]. 64 p. Available from: https://pncq.org.br/uploads/2019/PNCQ-Manual_de_Coleta_2019-Web-24_04_19.pdf

Silva MPC, Belisário MS, Rocha NHG, Ruiz MT, Rocha JBA, Contim D. Using therapeutic toy for administering by inhalation in pre-schools. Rev enfermagem UERJ, Rio de Janeiro [Internet]. 2020 [cited 2021 Jun 22];28: e48443. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2020.48443.

Barroso MC, Santos RS, Santos AE, Nunes MD, Lucas EA. Children’s perception of venipuncture through therapeutic toy. Acta Paul Enferm. 2020[cited 2021 Jun 21];33:1-8. http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO0296

Santos VLA, Almeida FA, Ceribelli C, Ribeiro CA. Understanding the dramatic therapeutic play session: a contribution to pediatric nursing. Rev .Bras. Enferm [Internet]. 2020 [cited 2021 Jun 21];73(4): e20180812. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0812.

Pennafort VPS, Queiroz MVO, Gomes ILV, Rocha MFF. Instructional therapeutic toy in the culture care of the child with diabetes type 1. Rev. Bras. Enferm [Internet]. 2018[cited 2021 Jun 21];71(Suppl 3):1334-42. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0260

Moreira TMM, Pinheiro JAM, Florêncio RS, Cestari VRF. Tecnologias para a promoção e o cuidado em saúde [Internet]. Fortaleza: EdUeCE; 2018 [cited 2021 Jun 22]. 390 p.,1 vol. Available from: http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/TECNOLOGIAS_PARA_A_PROMOCAO_E_O_CUIDADO_EM_SAUDE.pdf

Cunha CLF. Diretrizes para elaboração de protocolos de enfermagem na atenção primária à saúde pelos conselhos regionais [Internet]. 2nd rev. ed. Brasília: Cofen; 2018 [cited 2021 Jun 23]. 16 p. Available from: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/03/Diretrizes-para-elabora%C3%A7%C3%A3o-de-protocolos-de-Enfermagem-.pdf

Conselho Federal de Enfermagem (COFEn). Resolução nº 0509/2016. Norma técnica para Anotação de Responsabilidade Técnica pelo Serviço de Enfermagem e define as atribuições do enfermeiro Responsável Técnico. São Paulo: COFEN, 2016

Piaget J. A formação do símbolo na criança. Rio De Janeiro: Zahar, 1975.

Vygotsky LS. A formação social da mente. São Paulo: Martins fontes, 1994.

Publicado

2023-08-03

Cómo citar

1.
Tecnologia Assistencial no processo de elaboração de protocolo para aplicação do Brinquedo Terapêutico na pediatria. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2023 Aug. 3 [cited 2024 Nov. 20];33(04). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1114

Artículos similares

51-60 de 418

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a