Tecnologia, Inovação e Gestão em saúde na formação farmacêutica

qualidade percebida pelos egressos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v35i01.1290

Palabras clave:

Avaliação Educacional, Estudantes de Farmácia, Ensino Superior

Resumen

Objetivo: determinar os perfis referentes às variáveis Satisfação, Acesso e Importância Atribuída às Competências referentes às atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Farmácia (eixos Tecnologia e Inovação e Saúde e Gestão em Saúde). Método: emprego do Modelo Kano de Qualidade e envio de questionários eletrônicos a egressos farmacêuticos da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Resultados: percepção coletiva equivocada quanto à necessidade da abordagem, durante a graduação, destas competências, mesmo diante do relato coletivo associado à relevância das mesmas no atual campo de atuação dos respondentes. Conclusão: as evidências apresentadas ratificam a necessidade de (re)discussões acerca dos processos de formação de farmacêuticos pela referida Instituição de Ensino Superior. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Augusto Santana Palma Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Farmacêutico, Mestre; Agência Municipal de Vigilância Sanitária. Petrolina-PE, Brasil

  • Paulo Fernandes Saad, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Médico, Doutor. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiário, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE, Brasil

  • Luis Alberto Valotta, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Biólogo, Doutor. Professor do Magistério Superior, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE, Brasil

Referencias

Conselho Federal de Farmácia. Formação farmacêutica no Brasil. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/livro_caef21maio2019.pdf. acesso em 29 de abril de 2022.

Andriola WB. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais. Educar em Revista [Internet]. 2014 Out/Dez [acesso em 2022 jun. 24]; Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.36720

Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências [Internet]. Brasília, DF; 2004. [acesso em 2022 abr. 29]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm.

Lima LA, Andriola WB. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação [Internet]. 2018 mar. [acesso em 2022 abr. 29]; Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100007

Sun P. Five critical knowledge management organizational themes. Journal of Knowledge Management [Internet]. 2010 Jul. 20 [acesso em 2022 jun. 29]; Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673271011059491

Guerra RMA, Fachinelli AC, Tondolo VAG, Camargo ME. Capacidades Dinâmicas e Gestão do Conhecimento: principais achados de uma revisão sistemática da literatura. VII Encontro de Estudos em Estratégia [Internet]. 2015 Jun. 21-23 [acesso em 2022 abr. 29]; Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Vilmar-Tondolo/publication/277004033_Capacidades_Dinamicas_e_Gestao_do_Conhecimento_Principais_Achados_de_uma_Revisao_Sistematica_da_Literatura/links/5594481c08ae99aa62c59186/Capacidades-Dinamicas-e-Gestao-do-Conhecimento-Principais-Achados-de-uma-Revisao-Sistematica-da-Literatura.pdf

Druziani CFM, Reategui R, Kurtz DJ, Catapan AH. Sistemas de gestão do conhecimento aplicados à educação: uma revisão sistemática de literatura. II Encontro Nacional de Informática e Educação [Internet]. 2011 Out. 3-5 [acesso em 2022 jun. 29]; Disponível em: https://inf.unioeste.br/enined/anais/artigos_enined/A48.pdf

Autores. Avaliação de cursos de farmácia na perspectiva dos egressos: revisão de escopo. RESU [Internet]. 2021 Dez 27 [acesso em 2022 abr. 29]; Disponível em: https://doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i2.p124-134

Brasil. Conselho Nacional de Educação/Câmera de Educação Superior. Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74371-rces006-17-pdf/file acesso em 29 de abril de 2022.

Morosini MC. Qualidade na educação superior: tendências do século. Estudos em Avaliação Educacional [Internet]. 2009 Agosto 30 [acesso em 2022 Abr 29]; Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae204320092043

Autores. Perfil sociodemográfico e profissional de egressos do curso de farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Regae [Internet]. 2022 Abr 4 [acesso em 2022 Abr 29]; Disponível em: https://doi.org/10.5902/2318133868986

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). OECD handbook for internationally comparative education statistics 2018 – concepts, standards, definitions and classifications. Paris: OECD Publishing; 2018 Set 11 (acesso em 2022 abr. 29). Disponível em: https://www.oecd.org/education/oecd-handbook-for-internationally-comparative-education-statistics-2018-9789264304444-en.htm

Kano N, Seraku N, Takahashi F, Tsuji S. Attractive Quality and Must-Be Quality. Hinshitsu. 1984, 14(2): 147-156. Disponível em: http://ci.nii.ac.jp/naid/110003158895/en/

Autores. Cuidados em saúde na formação farmacêutica: qualidade percebida pelos egresos. RBAVAL [Internet]. 2022 Out 29 [acesso em 2023 abr. 04]; Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/rbaval202211039.

Sauerwein E, Bailom F, Matzler K, Hinterhuber Hh. The Kano Model: how to delight your customers. International Working Seminar on Production Economics [Internet]. 1996 Fev 19-23 [acesso em 2022 Abr 29]; Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Franz-Bailom/publication/240462191_The_Kano_Model_How_to_Delight_Your_Customers/links/0f3175342ad9e57525000000/The-Kano-Model-How-to-Delight-Your-Customers.pdf

Survey Monkey. Calculadora de tamanho de amostra [Internet] [acesso em 2022 Abr 29]; Disponível em: https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/

Ferraz, APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod. [Internet]. 2010 [acesso em 2022 Abr 29]; Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015

Rocha ESB, Nagliate P, Furlan CEB, Rocha JRK, Trevizan MA, Mendes IAC. Gestão do conhecimento na saúde: revisão sistemática da literatura. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012, 20(2): 1-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/V4TDCjXkQTbpN6nF6GGrzBm/?format=pdf&lang=pt

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Repensando a garantia de qualidade para o Ensino Superior no Brasil. Brasil: OECD Publishing; 2018 (acesso em 2022 abr. 29). Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/ocde/Repensando_a_Garantia_de_Qualidade_para_o_Ensino_Superior_no_Brasil_PT.pdf

Publicado

2024-07-26

Cómo citar

1.
Tecnologia, Inovação e Gestão em saúde na formação farmacêutica: qualidade percebida pelos egressos. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2024 Jul. 26 [cited 2024 Nov. 19];35(01). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1290

Artículos similares

221-230 de 416

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.