Arco de Maguerez como ferramenta na educação em saúde: relato de experiência

Autores/as

  • Virgilio Luiz Marques de Macedo ESCS
  • Luciana Fontes Vieira
  • Ayana Georgia Barros de Queiroz Teixeira
  • Fabiolla Lopes Rodrigues Gomes
  • Letícia Gomes de Medeiros
  • Manuela Costa Melo

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i01.376

Palabras clave:

Saúde da criança; Aprendizagem; Cuidado de enfermagem; Educação Superior.

Resumen

Objetivo: relatar a vivência de estudantes no desenvolvimento de atividades na área da saúde da criança e adolescente, ao abordar a Metodologia da Problematização, por meio das etapas do Arco de Charles Maguerez. Método: segue-se as etapas da observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Foi realizado na ala pediátrica de um hospital público de Brasília, por estudantes de Enfermagem, no período entre maio e junho de 2017. Resultados: a dificuldade na comunicação entre o profissional de saúde e os acompanhantes de crianças e adolescentes internadas, a deficiência na estrutura física hospitalar e a sobrecarga de trabalho dos profissionais fizeram com que os acompanhantes tivessem dificuldade em cumprir as normas hospitalares. Conclusão: experiência vivida durante a aplicação do Arco foi significativa para o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes a profissão de enfermagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União 9 nov 2001; Seção 1:37. [internet] 2001 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf

Freire P. Pedagogia do oprimido. 50.ed.Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 2011.

Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 32. ed. Petrópolis (RJ):Vozes; 2012

Pimentel A. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia. [internet] 2007 [acesso em 2017 Out 15]; 12(2), 159-168. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v12n2/a08v12n2

Ramos SG, Falcón AL. La formación de conceptos: una comparación entre los enfoques cognitivista y histórico-cultural. Educação e Pesquisa. [internet] 2015 [acesso em 2017 Out 15]. 41(3), 615-628. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507135042

Zanotto MAC, Rose TMS. Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo. [internet] 2003 [acesso em 2017 Out 15];29(1):45-54. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022003000100004

Distrito Federal. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, Escola Superior em Ciências da Saúde. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde / Escola Superior de Ciências da Saúde; [internet] 2012 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: http://www.escs.edu.br

Pereira AB, Ferreira Neto JL. Processo de implantação da política nacional de humanização em hospital público. Trabalho, Educação e Saúde. [internet] 2015 [acesso em 2017 Out 15]; 13(1), 67-88. Epub 12 de dezembro de 2014. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00024

Pasche DF, Passos E, Hennington ÉA. Cinco anos da política nacional de humanização: trajetória de uma política pública. Ciênc. saúde coletiva; [internet] 2011 [acesso em 2017 Out 15]. 16(11),4541-48. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001200027.

Distrito Federal. Manual de Avaliação do Curso de Graduação de Enfermagem da ESCS. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, 2009. 69 p. Série material instrucional da ESCS. 2009.

Berbel NAN, Gamboa SAS. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Rev Filosofia e Educação. [internet] 2012 [acesso em 2017 Out 15]; 3(2): 264-87. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/rfe/article/view/2363/2635

Chiaratto CV, Balsamo CA, Silveira RI. Manual Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH). São Paulo. [internet] 2009 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: <http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1466257673Manual_CCIH_2009.pdf > Acesso em 19 de maio de 2017.

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 20 set 1990. [internet] 1990 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1995/D1651.htm

Ceron Mariane. Habilidades de Comunicação: Abordagem centrada na pessoa. São Paulo: UNA-SUS, UNIFESP; 2010.

Peres Girlane Mayara. Acompanhamento de pacientes internados e processos de humanização em hospitais gerais. Santa Catarina: Psicologia hospitalar; 2012.

Distrito Federal. Decreto nº 5.743, de 9 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 2.809, de 29 de outubro de 2001, que Dispõe sobre a garantia do direito da criança e do adolescente ao atendimento pedagógico e escolar na atenção hospitalar no Distrito Federal. Diário Oficial, Brasília, DF, 16 de dezembro de 2016. [internet] 2016 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: http://www.tc.df.gov.br/SINJ/Norma/50765/Lei_2809_29_10_2001.pdf

Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. Brasília: Ministério da Saúde. [internet] 2011 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/carta-dos-direitos-do-usuario.

Brasil. Presidência da República. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, 16 jul. 1990. [internet] 1990 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>.

Melo EMOP, Ferreira PL, Lima RAG, Mello DF. Envolvimento dos pais nos cuidados de saúde de crianças hospitalizadas. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [internet] 2014 [acesso em 2017 Out 15]; 22(3), 432-9. Disponível em: https://doi.org/ 10.1590/0104-1169.3308.2434.

Distrito Federal. Câmara Legislativa do Distrito Federal. Decreto nº 2.809, de 29 de outubro de 2001. Dispõe sobre a garantia do direito da criança e do adolescente ao atendimento pedagógico e escolar na atenção hospitalar no Distrito Federal. Diário Oficial, Brasília, DF, 9 de novembro de 2001. [internet] 2001 [acesso em 2017 Out 15]. Disponível em: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/50765/LEI%202809-AT.pdf.

Berbel NAN. A metodologia da problematização em três versões no contexto da didática e da formação de professores. Revista Diálogo Educacional. [internet] 2012 [acesso em 2019 Ago 28]; 12(35):101-18. doi:http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.5904

Publicado

2019-10-31 — Actualizado el 2020-07-19

Versiones

Número

Sección

Educação

Cómo citar

1.
Arco de Maguerez como ferramenta na educação em saúde: relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2020 Jul. 19 [cited 2024 Nov. 20];30(01). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/376

Artículos similares

351-360 de 424

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a