Comportamento em tempos de Coronavírus no Brasil: utilização de hashtags no início do isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v31iSuppl%201.690Palabras clave:
Infecções por Coronavirus, Pandemia, Quarentena, Rede SocialResumen
O mundo tem se deparado com o pior evento pandêmico do século 21 até o momento: o novo coronavírus (Covid-19). Diante das situações de isolamento social adotadas pelas diversas cidades do Brasil, a utilização da internet e das mídias sociais tem aumentado substancialmente. O objetivo desta pesquisa é identificar as interações realizadas entre usuários na plataforma Instagram, referentes a Covid-19, a fim de minimizar os impactos do distanciamento social. Para isto, o método consiste na análise de conteúdo por meio da identificação de hashtags mais utilizadas em março de 2020 (durante o início do isolamento social) em comparação ao mês de abril de 2020 (quando o isolamento foi adotado por todos os estados brasileiros). Como resultados, observa-se que termos oficiais como ‘covid’ e ‘coronavírus’ somam juntos quase 20 milhões de hashtags logo no início do isolamento. Na língua portuguesa, as expressões ‘fiqueemcasa’ e ‘quarentena’ somaram quase 4 milhões no primeiro mês. A taxa de crescimento de um mês para o outro é em média 138%, o que comprova o aumento na utilização das Hashtags durante o período de isolamento. Com isso, foi possível observar a importância da utilização das mídias sociais, tanto para o compartilhamento de informações, como para preservar as interações entre amigos e familiares.
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