Recomendações de reabertura das instituições de ensino na pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v32i04.892Palabras clave:
Protocolos, Coronavirus, Instituições de ensinoResumen
Objetivo: analisar os materiais com orientações para o retorno das aulas presenciais, identificando as principais medidas sanitárias, buscando embasamento científico para as orientações dos protocolos. Metodologia: Estudo descritivo, baseado em análise documental, com caráter de pesquisa quantitativa, realizada em duas etapas analíticas. Resultados: foram selecionados 22 documentos para análise, descritos em um quadro e agrupados em categorias: a) controle de fluxo; b) distanciamento físico; c) higienização e d) orientações de saúde. Conclusão: a análise documental, mostrou os apontamentos semelhantes entre os documentos, demonstrando que cada instituição de ensino pode propor um protocolo de segurança que seja viável e exequível, possibilitando diminuir a transmissão no ambiente escolar, dando a possibilidade de crianças, adolescentes e adultos a retornarem à socialização e aprendizado que as ele proporciona, de uma forma segura.
Descargas
Referencias
Oliveira AC, Lucas TC, Iquiapaza RA. O que a pandemia da COVID-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Texto & Contexto - Enfermagem [Internet]. Florianópolis; 2020 [cited 2020 ago 18]. 29 v. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0106
Soares L, Schoen TH. Medidas de prevenção à Covid-19 no retorno às aulas: Protocolos de 13 países. Scielo Preprint [Internet]. São Paulo; 2020 [cited 2020 ago 14]. Available from: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1082
Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Guia COVID-19: reabertura das escolas. Reabertura das escolas [Internet]. São Paulo; 2020 [cited 2020 ago 25]. Available from: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/COVID-19_Guia8_ReaberturaEscolas_redacaofinal_iCMJP75.pdf
Pereira IDF, Corbo AD, Paula TSG; Mendonça, FCR; Valle, S. Manual sobre biossegurança para reabertura de escolas no contexto da Covid-19. Fiocruz [Internet]. Rio de Janeiro; 2020 [cited 2020 ago 25]. Available from: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/manual_reabertura.pdf
United Nations International Children’s Emergency Fund (EUA). Principais Mensagens e Ações para a Prevenção do Coronavírus (Covid-19) em Escolas [Internet]. Nova York; 2020 [cited 2020 ago 25]. Available from: https://www.unicef.org/brazil/media/7386/file
Escola Nacional de Saúde Sérgio Arouca (ENSP). Documento sobre retorno às atividades escolares no Brasil em vigência da pandemia Covid-19. Fiocruz [Internet]. Rio de Janeiro; 2020 [cited 2020 ago 12]. Available from: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/arquivos/anexos/642e0df1e3a1ae36979cac098a1294ffe3b4716d.PDF
Lima A, Vieira L. Reabertura de escolas pós-pandemia [Internet]. Goiás: Secretaria de Estado da Saúde; 2020 [cited 2020 ago 7]. Available from: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/08/1116540/reabertura-de-escolas-pos-pandemia.pdf
Organização Pan-Americana da Saúde. Considerações para medidas de saúde pública relacionadas a escolas no contexto da COVID-19. Anexo às Considerações para o ajuste de medidas sociais e de saúde pública no contexto da COVID-19 [Internet]. Washington (DC); 2020 [cited 2020 ago 14]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52682
Cechinel A, Fontana SAP, Giustina KPD, Pereira AS, Prado SS. Estudo/Análise Documental: Uma revisão teórica e metodológica. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC [Internet]. Criciúma (SC); 2016 [cited 2020 ago 7]; 5(1). Available from: http://dx.doi.org/10.18616/ce.v5i1.2446
Rodrigues C. Apenas Pará, RJ, RS, SC e SP têm previsão para reabrir escolas da rede estadual: veja a situação na sua região. G1 [Internet]. Rio de Janeiro; 2020 [cited 2020 nov 9]. Available from: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/08/30/apenas-para-rj-rs-sc-e-sp-tem-previsao-para-reabrir-escolas-da-rede-estadual-veja-a-situacao-na-sua-regiao.ghtml
Ministério da Saúde (BR). Orientações para reabertura das Escolas da Educação Básica de Ensino no Contexto da Pandemia da Covid-19 [Internet]. Brasília; 2020 [cited 2020 ago 14]. Available from: http://biblioteca.cofen.gov.br/orientacoes-reabertura-escolas-pandemia-covid-19/
Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Diretrizes para o retorno às aulas presenciais [Internet]. Brasil; 2020 [cited 2020 ago 25]. Available from: https://www.consed.org.br/storage/download/5eea22f13ead0.pdf
Paraíba (PB). Protocolo novo normal Segmento da educação. Paraíba: Secretaria de Estado da Saúde [Internet]; 2020 [cited 2020 ago 30]. Available from: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/arquivos/protocolo-novo-normal-educacao-2.pdf
São Paulo. Protocolos Sanitários. Educação Etapa 1. São Paulo: Governo do Estado [Internet]; 2020 [cited 2020 ago 29]. Available from: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-setorial-educacao-etapa-1.pdf
São Paulo. Protocolos Sanitários. Educação Etapa 2. São Paulo: Governo do Estado [Internet]; 2020 [cited 2020 ago 29]. Available from: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-setorial-educacao-etapa-2.pdf
Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF). Guia de retorno das aulas nas escolas particulares do DF. Adoção de ensino híbrido [Internet]. Brasília; 2020 [cited 2020 ago 28]. Available from: sinepe-df.org/site/iportal/public/biblioteca-de-arquivos/documentosdiversos/190745507c5941544c7b23948642cc94.pdf
Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP-DF). Cartilha de orientação. Medidas de Profilaxia do ambiente escolar [Internet]. Brasília; 2020 [cited 2020 ago 31]. Available from: http://www.sinproepdf.org.br/wp-content/uploads/2020/09/cartilha-corona-virus.pdf
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Subsídios para a Elaboração de Protocolos de Retorno às Aulas na Perspectiva das Redes Municipais de Educação [Internet]. Brasília; 2020 [cited 2020 ago 29]. Available from: https://undime.org.br/uploads/documentos/php7us6wi_5ef60b2c141df.pdf
Banco Interamericano de Desarrollo (BID). Estrategias de reapertura de escuelas durante a COVID-19 [Internet]. Washington (DC); 2020 [cited 2020 ago 14]. Available from: publications.iadb.org/publications/spanish/document/Estrategias-de-reapertura-de-escuelas-durante-COVID-19.pdf
Johansen TB, Astrup E, Jore, S, Nilssen H, Dahlberg BB, Klingenberg C, et. al. Infection prevention guidelines and considerations for paediatric risk groups when reopening primary schools during covid-19 pandemic. Eurosurveillance [Internet]. Noruega; 2020 [cited 2020 April 2020]; 25 (22):1-6. Available from: https://doi.org/10.2807/1560-7917.ES.2020.25.22.2000921
Chen X, Ran L, Liu Q, Hu Q, Du X, Tan X. Hand Hygiene, Mask-Wearing Behaviors and Its Associated Factors during the covid-19 Epidemic: A Cross-Sectional Study among Primary School Students in Wuhan, China. International Journal of Environmental Research and Public Health [Internet]. China; 2020 [cited 2020 ago 13]; 17(8):1-11. Available from: https://doi.org/10.3390/ijerph17082893
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.