Avaliação de habilidades básicas de estudantes no espectro do autismo
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v33i01.903Palabras clave:
Transtorno do Espectro do Autismo, Testes Neuropsicológicos, Aprendizagem, Deficiências da AprendizagemResumen
Objetivo: avaliar as habilidades básicas de estudantes no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: trata-se de um estudo transversal descritivo. Participaram 23 crianças com TEA, os dados foram coletados por meio da aplicação do instrumento de Avaliação da Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem Revisada (ABLLS-R), e foram analisados com o uso de estatística descritiva (frequências absoluta e relativa). Resultados: os resultados obtidos foram organizados em cinco quadros: 1) os pedidos (mandos); 2) nomear (tatos); 3) intraverbais (respostas a perguntas, completar frases ou músicas, manter diálogos, cantar etc.); 4) vocalizações espontâneas; 5) sintaxe e gramática. Conclusão: Foi possível identificar em quais habilidades básicas os participantes apresentaram dificuldades e em quais estavam dentro do padrão de desenvolvimento esperado para a idade cronológica de cada uma, desta forma grande parte dos estudantes conseguiram executá-las.
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