Avaliação de um grupo interdisciplinar em obesidade infantil: relato de experiência

Autores/as

  • Natalia Melo de Almeida Secretaria de Saúde do Distrito Federal - SESDF
  • Emanuelle Lopes Vieira Marques Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF
  • Cássia Regina de Aguiar Nery Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF
  • Cláudia Cristina Lopes Carvalho Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32iSuppl1.989

Palabras clave:

Obesidade, Criança, Prática de grupo, Educação em saúde

Resumen

Introdução: O aumento da prevalência de obesidade infantil é um problema de saúde pública. O atendimento em grupo interdisciplinar propicia um ambiente favorável para discussões das dificuldades no tratamento da obesidade e atua como motivador para mudança de comportamento. Objetivos: Avaliar o tratamento da obesidade infantil em grupo e relatar a experiência a partir do ponto de vista dos facilitadores, crianças, adolescentes e pais. Métodos: Foram avaliados 21 sujeitos, entre 8 e 15 anos, do Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Regional da Asa Norte, que participaram do grupo educativo interdisciplinar organizado em sete encontros mensais no ano de 2018. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, retrospectivo, utilizando prontuário médico para coleta dos dados antropométricos; e avaliação do grupo por meio do relato dos participantes e do questionário avaliativo elaborado pela equipe. Resultados: Dentre os 21 sujeitos, nove foram excluídos porque faltaram mais de três encontros. De acordo com o Z escore do índice de massa corporal (IMC), dois sujeitos (17%) apresentaram redução do índice, sete sujeitos (58%) não alteraram e três (25%) tiveram aumento. O formato do atendimento em grupo demonstrou que 75% dos sujeitos apresentaram manutenção ou redução do Z escore do IMC. Por meio da troca de experiências foram discutidos os temas: o papel da família; estratégias para a mudança de comportamento; como enfrentar questões como bullying, depressão e ansiedade. Conclusões: A abordagem em grupo demonstrou eficácia no tratamento da obesidade infantil, tornando-se uma alternativa para o tratamento da doença no âmbito do serviço público.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Freitas LKP, Cunha Júnior AT, Knarckfuss MI, Medeiros, HJ. Obesidade em adolescentes e as políticas públicas de nutrição. Ciências & Saúde Coletiva 2014; 19(6):1755-1762. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232014196.12382013

Diretrizes brasileiras de obesidade, 4 . ed. São Paulo: ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. 2016. Disponível em: http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/92/57fccc403e5da.pdf

Cominato L, Perlamagna LI, Barra C. Obesidade: conceitos fisiopatológicos e abordagem terapêutica. In:Durval D. Endocrinologia na prática pediátrica. 2. ed. Barueri: Manole; 2011. p. 53-69.

Mancini, MC. Obesidade: Diagnóstico e Tratamento. In: Monte, O, Longui CA, Calliari LE, Kochi C. Endocrinologia para o Pediatra. 3.ed. São Paulo: Atheneu; 2006. p. 429-439.

Bayer AAA; Vasco CC; Lopes SRAA; Teixeira CJC. Intervenção Grupal em Pacientes com Obesidade e seus Familiares: Relato de Experiência. Psicologia Ciência e Profissão, 2010;30(4):868-881. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000400015

Reis, PMC. Educação Terapêutica no tratamento da obesidade – dinâmicas de grupo. [Monografia]. Porto: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Universidade do Porto; 2010. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/54405

Mello ED, Luft VC, Meyer F. Atendimento ambulatorial individualizado versus programa de educação em grupo: qual oferece mais mudança de hábitos alimentares e de atividade física em crianças obesas? J Pediatr 2004;80(6):468-74. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0021-75572004000800008

Ferreira HM. Vamos Conversar sobre Bullying e Cyberbullying? Brasília: SEGRAF; 2017.

Disponível em: http://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento/download/62d74dec-0532-48f3-b390-8e9bf1c9f798

Publicado

2021-12-16

Número

Sección

Suplemento especial: Trabalhos premiados no I SiDOH

Cómo citar

1.
Avaliação de um grupo interdisciplinar em obesidade infantil: relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2021 Dec. 16 [cited 2024 Nov. 20];32(Suppl1). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/989

Artículos similares

271-280 de 419

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a