Percepção de estudantes de enfermagem no ambiente de simulação realística:

estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1028

Palavras-chave:

Simulação, Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: analisar o processo de ensino e aprendizagem no ambiente de simulação realística.

Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo com 59 estudantes de graduação em enfermagem. Aplicação de escalas de satisfação dos estudantes no ambiente de simulação realística e questionário de práticas educativas, analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados: satisfação dos estudantes com a simulação no cenário de prática, evidenciando aprendizagem significativa e autoconfiança em laboratório de baixa fidedignidade.

Conclusão: impacto positivo no ensino baseado em simulação realística, evidenciando a aprendizagem com base na projeção de situações reais.

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Biografia do Autor

  • Thatiane Helen Ferreira Vilas-Boas, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Enfermeira. Egressa da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília, DF, Brasil

  • Fabiana Cláudia de Vasconcelos França, Universidade do Distrito Federal - UnDF

    Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Formação Continuada. Universidade do Distrito Federal – UnDF. Brasília, DF, Brasil

  • Geisa Sant' Ana, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Enfermeira. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil.

  • Bárbara de Caldas Melo, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

    Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Docente do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Brasília, DF, Brasil.

  • Manuela Costa Melo, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Enfermeira. Doutorado em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília, DF, Brasil.

  • Luciana Melo de Moura, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

    Enfermeira. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Brasília, DF, Brasil

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Publicado

24.09.2021

Edição

Seção

Reflexões em educação e saúde: a experiência da Fepecs e suas escolas

Como Citar

1.
Percepção de estudantes de enfermagem no ambiente de simulação realística: : estudo transversal. Com. Ciências Saúde [Internet]. 24º de setembro de 2021 [citado 19º de novembro de 2024];32(03). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1028

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