Educação interprofissional: percepção de graduandos do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i02.1157

Palavras-chave:

Educação interprofissional, Práticas interdisciplinares, Relações interprofissionais, Capacitação de recursos humanos em saúde

Resumo

Objetivo: avaliar a percepção de graduandos do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade sobre a educação interprofissional em diferentes níveis da atenção à saúde. Métodos: estudo quantitativo transversal de caráter exploratório e descritivo com 53 participantes que responderam ao Readiness Interprofessional Learning Scale, em plataforma online, sendo os resultados analisados estatisticamente por Shapiro-Wilk, T-Student, Kruskal-Wallis e qui-quadrado para realizar as comparações e software Statistical Package for Social Sciences versão 25.0. Resultados: os estudantes demonstraram atitudes positivas para atuação interprofissional. Quanto à identidade profissional, a maioria dos estudantes discordam de atitudes negativas para a aprendizagem interprofissional, mas divergiram quanto à autonomia profissional e objetivos clínicos. Discussão: a graduação, na visão de maior número, não contribui para que se torne um profissional que trabalhe melhor em equipe. Conclusão: os participantes demonstraram atitudes positivas quanto ao trabalho em equipe e colaboração, identidade profissional e à atenção à saúde centrada no paciente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda de Souza Schlosser, Universidade Católica de Brasília

    Graduanda em Medicina pela Universidade Católica de Brasília. Brasília, Brasil

  • Eloá Fátima Ferreira de Medeiros, Universidade Católica de Brasília

    Mestre em Gerontologia. Professora Titular da Universidade Católica de Brasília. Brasília, Brasil

  • José Jean Silva de Oliveira, Universidade Católica de Brasília

    Fisioterapeuta granduado pela Universidade Católica de Brasília. Brasília, Brasil

  • Neuza Moreira de Matos, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF

    Mestre em Gerontologia. Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Policlínica de Taguatinga. Brasília, Brasil

  • Thiara Dias Cafe Alves Mariano, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF

    Mestranda em Ciências da Reabilitação. Terapeuta Ocupacional na Policlínica de Taguatinga, Secretaria de  Estado de Saúde do Distrito Federal . Brasília, Brasil.

  • Vera Regina Cerceau, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF

    Mestranda em Ciências e Tecnologia em Saúde. Nutricionista na Policlínica de Taguatinga, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal . Brasília, Brasil.

  • Vitória Ruana do Vale Silva, Universidade Católica de Brasília

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Brasília, Brasil

Referências

Organização Mundial da Saúde [Internet]. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. Genebra: Rede de Profissões de Saúde - Enfermagem & Obstetrícia do Departamento de Recursos Humanos para a Saúde; 2010 [citado 19 mar 2021]; [64 p.]. Disponível em: https://www.educacioninterprofesional.org/sites/default/files/fulltext/2018/pub_oms_marco_acao_eip.pdf

Barr H. Interprofessional Education: the genesis of a global movement [Internet]. United Kingdon; The Centre For The Advancement of Inteprofessional Care; 2015 Jun. [citado 19 mar 2021]. Disponível em: https://interprofessional.global/wp-content/uploads/2018/11/Barr-2015-Genesis_of_global_IPE_movement.pdf.

Reeves S. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 jan-mar [citado 19 mar 2021];20 (56):185-196. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/VrvpZyszPQ6hrVp7SFhj6XF/abstract/?lang=pt. DOI https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0092.

Peduzzi M, Norman IJ, Germani AC, Silva JA, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2013 ago [citado 19 mar 2021];47(4):977-83. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0080-623420130000400029

Marques GB, Rocha JM, Guedes LM. Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus. Braz. J. of Develop. [Internet]. 2020 [citado 19 mar 2021];6(6):36804-807. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-280

Batista NA. Educação interprofissional em Saúde: concepções e práticas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2012 jan [citado 19 mar 2021];2:25-8. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4298824/mod_resource/content/1/educacao_interprofissional.pdf

Freire Filho JR, Costa MV da, Magnago C, Forster AC. Attitudes towards interprofessional collaboration of Primary Care teams participating in the “More Doctors” (Mais Médicos) program. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2018 ago [citado 19 mar 2021];26:e3018. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2731.3018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692018000100334&lng=en&nrm=iso.

Arruda L de S, Moreira COF. Colaboração interprofissional: um estudo de caso sobre os profissionais do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NAI/UERJ), Brasil. Interface [Internet]. 2017 jun [citado 24 mar 2021];22:199-210. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100199&lng=en&nrm=iso.

Matuda CG, Pinto NR da S, Martins CL, Frazão P. Colaboração interprofissional na Estratégia Saúde da Família: implicações para a produção do cuidado e a gestão do trabalho. Ciênc. Saúde Colet. 2015 ago [citado 19 mar 2021];20(8):2511-21. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015208.11652014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000802511&lng=en&nrm=iso

Nunes MF, Wovst LR, Costa Neto SB da. Trabalho em equipe: percepção interprofissional de uma clínica pediátrica. Rev. Psicol. Saúde [Internet]. 2014 dez [citado 19 mar 2021];6(2):72-84. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2014000200010&lng=pt&nrm=iso

Agreli HF, Peduzzi M, Silva MC. Patient centred care in interprofessional collaborative practice. Interface [Internet]. 2016 [citado 19 mar 2021];20(59):905-16. DOI https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0511. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/sXhwQWKsZGzrQqT4tDryCXC/?lang=en

Mendes, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. 2. ed. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2011. 549 p.: il.

Peduzzi M, Norman I, Coster S, Meireles E. Adaptação transcultural e validação da Readiness for Interprofessional Learning Scale no Brasil. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2015 dez [citado 4 abr 2021];49(spe2):7-15. DOI https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800007&lng=en&nrm=iso

Toassi RFC, Olsson TO, Lewgoy AMB, Bueno D, Peduzzi M. Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional. Trab. educ. saúde [Internet]. 2020 [citado 25 mar 2021];18(2):e0026798. DOI https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00267. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/QsJJqQrDcq5cvqtGz4vhgNb/?lang=pt

Magnago C, França T, Belisário SA, Santos MR dos. PET-Saúde/GraduaSUS na visão de atores do serviço e do ensino: contribuições, limites e sugestões. Saúde debate [Internet]. 2019 ago [citado 25 mar 2021];43(spe1):24-39. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042019s102. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000500024&lng=en&nrm=iso

Chau JPC, Lo SHS, Lee VWY, Yiu WM, Chiang HCY, Thompson DR, et al. Fostering gerontology students’ competence in Interprofessional collaborative practice. BMC Med Educ. 2020 Oct;(388). DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02273-4

Rodrigues JRS, Soares FJP, Alcântara RC. Perspectivas para a educação interprofissional em um hospital de trauma. CIAIQ 2018 [Internet]. 2018 [citado 25 mar 2021];2:62-71. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1765.

Gonzalez IVDP, Moreira PR, Santos EC. Estrutura e desempenho de uma clínica médica brasileira: a orquestração da autonomia profissional e da efetividade do atendimento. REEN [Internet]. 2019 jan/abr [citado 25 mar 2021];2(1):119-147. DOI 10.19177/reen.v12e12019119-148. Disponível em: http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/viewFile/6666/pdf

Ribeiro MMF, Amaral CFS. Medicina centrada no paciente e ensino médico: a importância do cuidado com a pessoa e o poder médico. Rev. bras. educ. med. [Internet]. 2008 mar [citado 25 mar 2021];32(1):90-7. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100012&lng=en&nrm=iso

Stewart M, Brown JB, Weston WW, McWhinney IR, McWhinney CL, Freeman TR. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 2010. p. 376.

Rossit RAS, Freitas MA de O, Batista SHS da S, Batista NA. Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos. Interface [Internet]. 2018 [citado 4 abr 2021];22(supl. 1):1399-410. DOI https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0184. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/wtqgWTz6VYZjqZW3Gp5yG4F/?lang=pt

Almeida RG dos S, Teston EF, Medeiros A de A. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde debate [Internet]. 2019 ago [citado 4 abr 2021];43(spe1):97-105. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S108. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sdeb/2019.v43nspe1/97-105/

Downloads

Publicado

08.07.2022

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
Educação interprofissional: percepção de graduandos do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade . Com. Ciências Saúde [Internet]. 8º de julho de 2022 [citado 20º de novembro de 2024];33(02). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1157

Artigos Semelhantes

261-270 de 419

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.