Avaliação de habilidades básicas de estudantes no espectro do autismo

Autores

  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha Universidade Estadual do Maranhão - UEMA https://orcid.org/0000-0001-5197-4671
  • Eutima Klayre Pereira Nunes Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Maria Vitória Melo de Oliveira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Janderson Castro dos Santos Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Laylla Luanna de Mello Frasca Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Thais Vilela de Sousa Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Iel Marciano de Moraes Filho Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i01.903

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Testes Neuropsicológicos, Aprendizagem, Deficiências da Aprendizagem

Resumo

Objetivo: avaliar as habilidades básicas de estudantes no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: trata-se de um estudo transversal descritivo. Participaram 23 crianças com TEA, os dados foram coletados por meio da aplicação do instrumento de Avaliação da Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem Revisada (ABLLS-R), e foram analisados com o uso de estatística descritiva (frequências absoluta e relativa). Resultados: os resultados obtidos foram organizados em cinco quadros: 1) os pedidos (mandos); 2) nomear (tatos); 3) intraverbais (respostas a perguntas, completar frases ou músicas, manter diálogos, cantar etc.); 4) vocalizações espontâneas; 5) sintaxe e gramática. Conclusão: Foi possível identificar em quais habilidades básicas os participantes apresentaram dificuldades e em quais estavam dentro do padrão de desenvolvimento esperado para a idade cronológica de cada uma, desta forma grande parte dos estudantes conseguiram executá-las.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

    Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil.

  • Eutima Klayre Pereira Nunes, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
    Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  Balsas, Maranhão, Brasil.  
  • Maria Vitória Melo de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

    Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil.

  • Janderson Castro dos Santos , Universidade Federal do Piauí - UFPI

    Cirurgião Dentista, Doutor em Saúde e doutorando em Farmacologia da Universidade Federal do Piaui (UFPI), Teresina- PI- Brasil.

  • Laylla Luanna de Mello Frasca, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Agrônoma. Mestre me agronomia. Doutoranda em Agronomia.Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

  • Thais Vilela de Sousa, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

  • Iel Marciano de Moraes Filho, Universidade Paulista - UNIP

    Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde. Doutorando em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Referências

Deffense DA, Fernandes FDM. Adaptação sócio-comunicativa e Autism Behavior Checklist: correlações com a evolução de adolescentes autistas institucionalizados. Rev. soc. bras. Fonoaudiol. 2011; 16(3): 323-329. doi : https://doi.org/10.1590/S1516-80342011000300014

Campos LK, Fernandes FDM. Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do Espectro do Autismo. Rev CoDAS. 2016; 28(3): 234-243. doi : https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015023

Secchi A. Os benefícios da inclusão de uma pessoa com autismo na escola regular: um estudo de caso. Rev Ágora. 2013; 9(17):60-75.

Fialho, J. Autismo: A avaliação de repertório inicial. [s.l.: s.n.]; 2012 [acesso em 2019 fev. 26]. Portal Comporte-se Disponível em: http://www.comportese.com/2012/04/autismo-a-avaliacao-de-repertorio-inicial.

Zaqueu LCC, Teixeira MCTV, Alckimin FC, Paula CS. Associações entre sinais precoces de autismo, atenção compartilhada e atrasos do desenvolvimento infantil. Psic.: Teor e Pesq. 2015; 31(3): 293-302. doi: https://doi.org/10.1590/0102-37722015032243293302

Oliveira BDC, Felman C, Couto MCV, Lima RC. Políticas para o autismo no Brasil: entre a atenção psicossocial e a reabilitação. Physis. 2017;27(03):707-726. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-7331201700030001 7

Santos THF, Barbosa MRP, Pimentel AGL, Lacerda CA, Balestro JI, Amato CAIH, et al. Comparação dos instrumentos Childhood Autism Rating Scale e Autism Behavior Checklist na identificação e caracterização de indivíduos com distúrbios do espectro autístico. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012; 24(1):104-106. doi: https://doi.org/10.1590/S2179-64912012000100018

Zanon RB, Backes B, Bosa CA. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psic.: Teor. e Pesq. 2014; 30(1): 25-33. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100004

Partignton, JW. Guía de ABLLS-R: Evaluación de Habilidades de Lenguaje y Aprendizaje Básicos (ABLLS-R). Version 2.0. Behavior Analysts: Walnut Creek, Califórnia, 2013.

Carvalho FA, Paula CS, Teixeira MCTV, Zaqueu LCC, D’Antino MEF. Rastreamento de sinais precoces de Transtorno do Espectro do Autismo em crianças de creches de um município de São Paulo. Psicol.: Teor. Prát. 2013; 15(2):144-154. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000200011&lng=pt&nrm=iso.

Oliveira TP, Jesus JC. Análise de sistema de comunicação alternativa no ensino de requisitar por autistas. Psicol. Educ. 2016; 42:22-33. doi: http://dx.doi.org/10.5935/2175-

Sousa ILD. O efeito do atraso gradual do modelo ecoico na aquisição de tato e de mando em crianças com diagnóstico de autismo [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2015. 108 p. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16750

Branco, MFC. Transtorno do Espectro do Autismo: intervenções focadas na análise do comportamento verbal de Skinner 2010 [dissertação]. Belém-PA: Universidade Federal do Pará; 2010. 16 p.

Garcia, B, Zavitoski, M, Elias, NC. Avaliação intraverbal em pessoas com deficiência intelectual, autismo e desenvolvimento típico. Acta Comport. 2018; 26(2):233-247. Disponível em: http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/65041.

Herdy, AM, Carmo, CF. Os efeitos da musicoterapia em pacientes portadores do Transtorno do Espectro Autista. REINPEC. 2016; 2(2): 283-341. doi: http://dx.doi.org/10.20951/2446-6778/v2n2a17

Correia, OF, Lampreia, C. A conexão afetiva nas intervenções desenvolvimentistas para crianças autistas. Psicol., Ciênc. Prof. 2012; 34(4):926-941. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000400012

Khoury LP, Teixeira MCTV, Carreiro LRR, Schwartzman JS, Ribeiro AF, Cantiere CN, et al. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: guia de orientação a professores [livro eletrônico]. São Paulo: Memnon, 2014. Disponível em: http://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/3155.pdf

Varanda CA, Fernandes FDM. Consciência Sintática: Correlações no Espectro do Autismo. Psicol-Reflex. Crit. 2014; 27(4):748-758. doi: 10.1590/1678-7153.201427415

Gonçalves CAB, Castro MSJ. Propostas de intervenção fonoaudiológica no autismo infantil: revisão sistemática da literatura. Distúrb Comun, São Paulo. 2013; 25(1): 15-25. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14920/11128

Barreira GMD. Estudo da morfologia e da sintaxe da linguagem de indivíduos autistas de alto desempenho [tese]. Rio de Janeiro: Instituto Fernandes Figueira; 2011. 105 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8016

Souza TC, Corrêa CC, Martins A, Maximino LP. Teleducação em linguagem infantil na instrumentalização do profissional da educação e saúde. J Health NPEPS. 2020; 5(2):317-336. doi : http://dx.doi.org/10.30681/252610104454

Moreira MTF, Lima AMN, Guerra M. Sobrecarga do cuidador informal de crianças com transtorno do espectro do autista. J Health NPEPS. 2020; 5(1):38–51. doi : Journal Health NPEPS. 2020 jan-jun; 5(1):38-51.ISSN 2526-101038http://dx.doi.org/10.30681/252610104200

Carvalho Filha FSS, Moraes Filho IM, Soek AM, Lima NDP, Silva MVRS, Lima LM, et al. Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores. J Health NPEPS. 2021; 6(1):87-105. doi: http://dx.doi.org/10.30681/25261010500

Carvalho Filha FSS, Nunes EKP, Oliveira MVM, Santos JC, Frasca LLM, Sousa TV, et al. Avaliação de habilidades básicas de estudantes no espectro do autismo no ambiente de aprendizagem. Amazonia. Sci. Health. 2021;9(1):79-85. doi: 10.18606/2318-1419/amazonia.sci.health.v9n1p79-95

Downloads

Publicado

11.03.2022

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Avaliação de habilidades básicas de estudantes no espectro do autismo. Com. Ciências Saúde [Internet]. 11º de março de 2022 [citado 20º de novembro de 2024];33(01). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/903

Artigos Semelhantes

91-100 de 362

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)