Prevalência de Desnutrição em Pacientes Cirúrgicos em Terapia Nutricional e sua relação com os Parâmetros Objetivos e Subjetivos de Avaliação Nutricional

Authors

  • Thayanne Ribeiro Oliveira Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Renata Costa Fortes Universidade Paulista (UNIP)

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v26i03/04.306

Keywords:

avaliação nutricional, antropometria, terapia nutri- cional, desnutrição e pacientes internados.

Abstract

Introdução: A desnutrição intra-hospitalar é um problema de saúde pública e está ligada ao aumento significativo de morbidade e mortalidade.
Objetivo: Investigar a prevalência de desnutrição e/ou risco nutricional em pacientes cirúrgicos em terapia nutricional e sua relação com os parâmetros objetivos e subjetivos da avaliação nutricional.
Métodos: Foi realizado um levantamento de artigos científicos indexados em LILACS, PubMed e SciELO no período entre 2004 e 2014. Foram utilizados os seguintes descritores: “antropometria”, “avaliação nutricional”, “desnutrição” e “pacientes hospitalizados” nos idiomas inglês, espanhol e português.
Resultados: Estudos demonstram que a desnutrição acomete aproximadamente 50% da população hospitalizada. Há vários tipos de métodos, objetivos ou subjetivos, que podem ser utilizados para avaliar o estado nutricional de pacientes hospitalizados. Entre os objetivos destacam-se o IMC (Índice de Massa Corporal), CB (Circunferência do braço) e a CMB (Circunferência Muscular do Braço) e os métodos subjetivos se destaca a Avaliação Subjetiva Global (ASG) e a Triagem de Risco
Nutricional (NRS – 2002). As pesquisas mostram que a desnutrição intra-hospitalar aumenta a incidência de complicações pós-operatórias, como infecções e retardo na cicatrização de feridas, além de aumentar a taxa de mortalidade e consequentemente dos custos hospitalares.
Conclusão: O estado nutricional interfere diretamente na evolução clínica do paciente hospitalizado previamente desnutrido. Dessa forma uma adequada terapêutica nutricional ao paciente desnutrido melhora o prognóstico de vários processos clínicos e cirúrgicos, a recuperação da saúde, diminuição do tempo de internação e os custos hospitalares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Thayanne Ribeiro Oliveira, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

    Programa de Residência em Nutrição Clínica, Hospital Regional da Asa Norte, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília – DF, Brasil.

  • Renata Costa Fortes, Universidade Paulista (UNIP)

    Professora Doutora do curso de Nutrição, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília – DF.

References

Published

2018-10-29

Issue

Section

Saúde Coletiva

How to Cite

1.
Prevalência de Desnutrição em Pacientes Cirúrgicos em Terapia Nutricional e sua relação com os Parâmetros Objetivos e Subjetivos de Avaliação Nutricional. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2018 Oct. 29 [cited 2026 Feb. 12];26(03/04). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/306

Similar Articles

41-50 of 145

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)