Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Kátia Rodrigues Menezes Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Maria Rita Carvalho Garbi Novaes Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v29i04.336

Palavras-chave:

Enfermagem, Docentes de enfermagem, Educação: Educação continuada em enfermagem, Capacitação

Resumo

Objetivo: Descrever como ocorre o processo da formação pedagógica de professores que atuam nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura no período de 2005 a 2016, seguindo o modelo PVO (Participantes, Variáveis e Outcomes - desfechos). A busca aconteceu na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados: LILACS, MEDLINE e BDENF utilizando os descritores "Docente", "Enfermagem" e "Capacitação" e a palavra chave "Formação". Resultados: Foram selecionados 31 artigos, predominantemente escritos em inglês (93,5%), 6,5% escritos em português e nenhum em espanhol. Quanto à modalidade de formação, 74,2% (n= 23) abordavam a formação em serviço dos docentes; 22,58% (n= 07) tratavam da formação inicial e 3,22% (n= 01) referia-se às duas modalidades. Conclusão: A formação em serviço se destaca utilizando estratégias que podem se tornar eficazes na medida em que se desenvolvem no mundo do trabalho, podendo gerar aprendizagem significativa e reflexão sobre a práxis docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. Conterno S de F R, Lopes R E. Inovações do século passado: origens dos referenciais pedagógicos na formação profissional em saúde. Trab. educ. saúde [Internet]. 2013 [cited 2016 Jul 10]; 11( 3): p. 503-523. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v11n3/v11n3a04.pdf
2.BRASIL.Câmara de Ensino Superior. Resolução CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001.
3. Vendruscolo C, Prado MLdo, Kleba ME. Formação de recursos humanos em saúde no Brasil: uma revisão integrativa. Educ. rev. [Internet]. 2014 [cited 2017 Abr 11]; 30(1): 215-244. Available from: http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n1/a09v30n1.pdf
4. Silva MPda, Malusá S, Santos ZMdeSA. Ensino de enfermagem: docência universitária e o princípio da integralidade do SUS. Jundiaí, Paco Editorial: 2015
5. Damiance P R M et al . Formação para o SUS: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva. Trab. educ. saúde [Internet]. 2016 [cited 2017 Jan 27]; 14(3): 699-721. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v14n3/1678-1007-tes-14-03-0699.pdf
6. Waterkemper, R.; Prado, M. L. Estratégias de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Av. enferm. [Internet]. 2011 [cited 2016 Ago 06]; 29 (2): 234-46. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/aven/v29n2/v29n2a03.pdf
7. AGUAYO-GONZÁLEZ, M.; MONEREO-FONT, C. The nurse teacher. Contruction of a new professional indentity. Invest. Educ. Enferm [Internet]. 2012 [cited 2016 Ago 06]; 30(3). Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n3/v30n3a13.pdf
8. Imbernón, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
9. Gouvêa, M E de. Desafios da formação permanente de professores no município de Diadema - SP [tese]. São Paulo: Faculdade de Educação, 2012 [cited 2017 Mar 26]. Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102012-140944/pt-br.php
10. BRASIL. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.[Internet] {cited 2017 Jan 20]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm
11. Veiga, IPA. Educação superior: políticas educacionais, currículo e docência. Curitiba: CRV, 2016
12. Silva GM da, Rivas NPP, Marques MAdeRB, Conte KdeM. A pós‑graduação como locus da formação docente para o ensino superior: diálogos entre didática e currículo. Revista portuguesa de pedagogia [Internet]. 2015 [cited 2017 jan 10]; 49(2): 55-74. Available from: http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2741
13 Andrade RAOde, Soares FJC. A formação do professor no ensino superior, os paradigmas formativos e sua prática docente. Saber Científico, [S.l.] [Internet]. 2016 [cited 2017 Jan 10]; 5(2): 84 – 89. Available from: http://revista.saolucas.edu.br/index.php/resc/article/view/580
14. Freitas D A, Santos E M de S, Lima L V da S, Miranda L N, Vasconcelos E L, Nagliate P de C. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 [cited 2017 Jan 25]; 20( 57 ): 437-448. Availabe from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v20n57/1807-5762-icse-1807-576220141177.pdf
15. Austregésilo S C, Leal M C de C, Marques A P de O, Vieira J de C M, Alencar D L de. Acessibilidade a serviços de saúde bucal por pessoas idosas: uma revisão integrativa. Rev. bras. geriatr. gerontol. [Internet]. 2015 [cited 2017 Jan 10]; 18( 1 ): 189-199. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v18n1/1809-9823-rbgg-18-01-00189.pdf
16. Silva Gabriela Andrade da, Otta Emma. Revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais em Psicologia. Revista Costarricense de Psicología [Internet]. 2014 [cited 2017 Jan 05]; 33(2): 137-153. Available from: https://www.academia.edu/11873134/A%C3%B1o_2014_jul-dic_Vol._33_N.o_2_edici%C3%B3n_completa_
17. Donner, Carol L; Levonian, Catherine; Slutsky, Phyllis. Move to the head of the class: developing staff nurses as teachers. J Nurses Staff Dev; 21(6): 277-83, 2005 Nov-Dez.
18. Latimer, Deborah G; Thornlow, Deirdre K. Incorporating geriatrics into baccalaureate nursing curricula: laying the groundwork with faculty development. J Prof Nurs; 22(2): 79-83, 2006 Mar-Abr. DOI: 10.1016/j.profnurs.2006.01.012
19. Freitas Maria Aparecida de Oliveira, Seiffert Otília Maria Lúcia Barbosa. Formação docente e o ensino de Pós-Graduação em Saúde: uma experiência na UNIFESP. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2007 [cited 2017 Jan 15]; 60( 6 ): 635-640. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n6/03.pdf
20. Pimentel V, Mota D D Ca de F, Kimura, M. Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação em enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2007 [cited 2017 Jan 15]; 41( 1 ): 161-164. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n1/v41n1a21.pdf
21. Matthew-Maich N, Mines C, Brown B, Lunyk-Child O, Carpio B; Drummond-Young M, Noesgaard C, Linton J. Evolving as nurse educators in problem-based learning through a community of faculty development. J Prof Nurs; 23(2): 75-82, 2007 Mar-Abr. DOI: 10.1016/j.profnurs.2006.07.004
22. Fidler D C, Khakoo R, Miller L A. Teaching scholars programs: faculty development for educators in the health professions. Acad Psychiatry; 31(6): 472-8, 2007 Nov-Dez. DOI: 10.1176/appi.ap.31.6.472
23. Kowalski Karren, Homer Marianne, Carroll Kimberly, Center Deborah, Foss Katherine, Jarrett Sara, Kane Lee Ann. Nursing clinical faculty revisited: the benefits of developing staff nurses as clinical scholars. J Contin Educ Nurs [Internet]. 2007 [cited 2017 Jan 15]; 38(2): 69-75. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=5&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
24. Jarrett Sara, Horner Marianne, Center Deborah, Kane Lee Ann. Curriculum for the development of staff nurses as clinical faculty and scholars. Nurse Educ; 33(6): 268-72, 2008 Nov-Dez. DOI: 10.1097/01.NNE.0000334793.53170.1b
25. Blauvelt M J, Spath M L. Passing the torch: a faculty mentoring program at one school of nursing. Nurs Educ Perspect [Internet]. 2008 [cited 2017 Jan 15]; 29(1): 29-33. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=3&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
26. Schumacher Gretchen, Risco Kerry, Conway Alice. The Schumacher model: fostering scholarship and excellence in nursing and for recruiting and grooming new faculty. J Nurs Educ; [Internet]. 2008 [cited 2017 Jan 15]; 47(12): 571-5. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=16&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
27. Krautscheid Lorretta, Kaakinen Joanna, Warner Joanne Rains. Clinical faculty development: using simulation to demonstrate and practice clinical teaching. J Nurs Educ [Internet]. 2008 [cited 2017 Jan 15]; 47(9): 431-4. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=18&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
28. Curran C R. Faculty development initiatives for the integration of informatics competencies and point-of-care technologies in undergraduate nursing education. Nurs Clin North Am; 43(4): 523-33, v, 2008 Dez. DOI: 10.1016/j.cnur.2008.06.001
29. Hovancsek M, Jeffries P R, Escudero E, Foulds B J, Husebo S E, Iwamoto Y, Kelly M, Petrini M, Wang A. Creating simulation communities of practice: an international perspective. Nurs Educ Perspect [Internet]. 2009 [cited 2017 Jan 15]; 30(2): 121-5. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=21&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
30. Heinrich K T, Hurst H, Leigh G, Oberleitner M G, Poirrier, G P. The Teacher-Scholar Project: how to help faculty groups develop scholarly skills. Nurs Educ Perspect; 30(3): 181-6, 2009 Mai-Jun.
31. Dillard Nancy, Sideras Stephanie, Ryan Marilyn, Carlton Kay Hodson, Lasater Kathie, Siktberg Linda. A collaborative project to apply and evaluate the clinical judgment model through simulation. Nurs Educ Perspect [Internet]. 2009 [cited 2017 Jan 15]; 30(2): 99-104. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=24&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
32. Suplee Patricia Dunphy, Gardner Marcia. Fostering a smooth transition to the faculty role. J Contin Educ Nurs [Internet]. 2009 [cited 2017 Jan 15]; 40(11): 514-20. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=26&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
33. Drummond-Young Michele, Brown Barbara, Noesgaard Charlotte, Lunyk-Child Ola, Maich Nancy Matthew, Mines Carrie, Linton Jeanette. A comprehensive faculty development model for nursing education. J Prof Nurs; 26(3): 152-61, 2010 Mai-Jun. DOI: 10.1016/j.profnurs.2009.04.004
34. Forbes MaryAnn O, Hickey Mary T, White Jane. Adjunct faculty development: reported needs and innovative solutions. J Prof Nurs; 26(2): 116-24, 2010 Mar. DOI: 10.1016/j.profnurs.2009.08.001
35. Zsohar H, Smith, J A. Graduate student seminars as a faculty development activity. J Nurs Educ [Internet]. 2010 [cited 2017 Jan 15]; 49(3): 161-3. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=31&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
36. Miller L L, Van Son C R, Cartwright J C, Allen, T L. Enhancing the capacity to teach gerontological nursing: a faculty development project. J Contin Educ Nurs [Internet]. 2010 [cited 2017 Jan 15]; 41(5): 211-6. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=34&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
37. Krichbaum Kathleen, Kaas Merrie, Mueller Christine A, Wyman Jean F. Teaching the teacher: the Faculty Learning About Geriatrics (FLAG) program. J Contin Educ Nurs [Internet]. 2010 [cited 2017 Jan 15]; 41(5): 218-23. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=37&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
38. Ali Zeilani R S, Al-Nawafleh A H, Evans Catrin. Looking back at the doctorate: a qualitative study of Jordanian graduates from PhD programs in the UK. Nurs Health Sci [Internet]. 2011 [cited 2017 Jan 15]; 13(3): 360-5. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=40&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
39. Law Kate, Muir Nita, Thompson Karen. An evaluation of a European teacher exchange programme. Nurse Educ Today; 31(1): 76-81, 2011 Jan. DOI: 10.1016/j.nedt.2010.03.020
40. Barksdale D J, Woodley L, Page J B, Bernhardt J, Kowlowitz V, Oermann, M H. Faculty development: doing more with less. J Contin Educ Nurs; 42(12): 537-44; quiz 545-6, 2011 Dec. DOI: 10.3928/00220124-20110301-01
41. McNamara Anne, Roat Cheryl, Kemper Mori. Preparing nurses for the new world order: a faculty development focus. Nurs Adm Q; 36(3): 253-9, 2012 Jul-Set. DOI: 10.1097/NAQ.0b013e31825889ee
42. Abid, Kauser. Faculty development: a need in time for educators in healthcare. J Pak Med Assoc [Internet]. 2013 [cited 2017 Jan 15]; 63(4): 428-31. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=46&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
43. Lane A J, Mitchell C G. Using a train-the-trainer model to prepare educators for simulation instruction. J Contin Educ Nurs; 44(7): 313-7, 2013 Jul. DOI: 10.3928/00220124-20130515-33
44. Wold Judith Lupo, Crawford Kimberly, Jashi Maia. Preparing nurse educators in the country of Georgia. J Contin Educ Nurs; 44(4): 179-85, 2013 Abr. DOI: 10.3928/00220124-20130201-47
45. Hickey K T, Hodges E A, Thomas T L, Coffman M J, Taylor-Piliae R E, Johnson-Mallard V M, Goodman J H, Jones R A, Kuntz S, Galik E, Gates M G, Casida J M. Initial evaluation of the Robert Wood Johnson Foundation Nurse Faculty Scholars program. Nurs Outlook; 62(6): 394-401, 2014 Nov-Dez. DOI: 10.1016/j.outlook.2014.06.004
46. Webb Sherry, McKeon Leslie. A model for preparing faculty to teach model C clinical nurse leader students. J Nurs Educ; 53(7): 421-5, 2014 Jul 1. DOI: 10.3928/01484834-20140617-05
47. Krichbaum K, Kaas M J, Wyman J F, Van Son C R. Facilitated Learning to Advance Geriatrics: Increasing the Capacity of Nurse Faculty to Teach Students About Caring for Older Adults. Gerontologist [Internet]. 2015 [cited 2017 Jan 15]; 55 Suppl 1: S154-64. Available from: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=53&sid=5ea6c98e-6cf3-46e8-a2e1-de5c13f3841c%40sessionmgr103
48. Ferreira J B, Andrade M C de M. Formação continuada de professores universitários: A experiência da primeira turma de pós-graduação em Docência Universitária do UNIARAXÁ. Evidência, Araxá, [Internet]. 2015 [cited 2017 Abr 01]; 11(11): 69-80. Available from: http://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/470/449
49. Gomes Patrícia Maria Silva, Ferreira Cátia Patrícia Pereira, Pereira Ana Luísa, Batista Paula Maria Fazendeiro. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Rev. bras. educ. fís. esporte [Internet]. 2013[cited 2017 Abr 11]; 27(2): 247-267. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v27n2/a09v27n2.pdf
50. Ferreira Júnior Marcos Antonio. Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2008 [cited 2017 Abr 11]; 61(6): 866-871. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a12v61n6.pdf

Downloads

Publicado

24.07.2019

Edição

Seção

Educação

Como Citar

1.
Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Com. Ciências Saúde [Internet]. 24º de julho de 2019 [citado 19º de novembro de 2024];29(04). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/336

Artigos Semelhantes

161-170 de 419

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)