Fatores associados ao edentulismo funcional em idosos brasileiros

Autores/as

  • Erica Tatiane da Silva Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Rayzah Teodoro de Oliveira Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Cláudio Rodrigues Leles Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i02.94

Palabras clave:

Perda de dente, Idoso, Fatores epidemiológicos

Resumen

Introdução: A retenção de uma dentição natural funcional e estética com pelo menos 20 dentes é uma meta global de saúde bucal da Organização Mundial de Saúde. Apesar da redução expressiva das perdas dentárias entre adolescentes e adultos, isso não vem ocorrendo entre idosos, indicando um acúmulo da necessidade de reabilitação protética nessas populações.
Objetivo: Identificar os fatores individuais e contextuais associados ao edentulismo funcional em idosos no Brasil.
Métodos: Trata‑se de um estudo transversal tendo como amostra os idosos de 65 a 74 anos investigados no levantamento epidemiológico Pesquisa Nacional de Saúde Bucal de 2010 (SBBrasil 2010). O desfecho investigado foi o edentulismo funcional – presença de menos de 20 dentes naturais. As variáveis independentes foram organizadas em modelo multinível, considerando o ambiente externo, características socioeconômicas dos indivíduos, o comportamento relacionado à saúde bucal e suas características demográficas.
Resultados: A prevalência de edentulismo funcional foi de 73,3% (IC95%= 69,7‑76,9). Ser do sexo feminino, possuir menores níveis de renda familiar e maior tempo transcorrido desde a última visita ao dentista, e ter realizado a última consulta odontológica por motivos não relacionados à revisão, prevenção ou check‑up, extração, dor ou tratamento foram fatores associados ao edentulismo funcional.
Conclusão: Os fatores de risco associados ao edentulismo funcional em idosos reforçam o impacto das desigualdades sociais. Estratégias para melhoria das condições de vida e promoção de comportamentos saudáveis têm o potencial de reduzir a prevalência de perda dentária.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Publicado

2017-12-27

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
Fatores associados ao edentulismo funcional em idosos brasileiros. Com. Ciências Saúde [Internet]. 27 de diciembre de 2017 [citado 12 de febrero de 2026];27(02):129-38. Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/94

Artículos similares

1-10 de 480

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a