O uso de álcool e outras drogas na comunidade rural quilombola Kalunga em Goiás

Autores/as

  • Tatiana Oliveira Novais Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v28i03/04.280

Palabras clave:

Grupo de Ancestralidade no Continente Africano, Drogas recreativas, Vulnerabilidade em Saúde

Resumen

Introdução: A comunidade Kalunga é a maior comunidade quilombola do Brasil, e pela dificuldade de acesso ainda preserva hábitos centenários. Vive em precárias condições de saneamento básico, dificuldade de acesso, infraestrutura, baixa escolaridade e situação de vulnerabilidade social.
Objetivo: Conhecer o uso de Álcool e outras Drogas na comunidade Kalunga de Cavalcante.
Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada e empírica. Para a realização deste trabalho foi fundamental a parceria com os órgãos governamentais estaduais e municipais e da Universidade Federal de Goiás, bem como as lideranças, constituindo uma rede. Foi realizado um processo de imersão e aproximação do território e da comunidade.
Resultados: Os dados sugerem que o hábito de beber está associado ao sexo masculino. As bebidas alcoólicas estão presentes nos principais momentos da vida do Kalunga, do seu nascimento até a morte. As festas que marcam a passagem do tempo, nas práticas tradicionais do cuidado como as raizadas (garrafadas) e na geração de renda. O hábito de fumar teve relação positiva com a velhice e baixa escolaridade. Preservam o hábito de fumar cachimbo e do uso de rapé, que é denominado de simonte.

Considerações finais: A participação das festas faz parte da identidade cultural da comunidade, com a duração de cinco dias, com práticas ritualísticas. São espaços importantes para ações de cuidado e redução de danos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Tatiana Oliveira Novais, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

    Fundação Oswaldo Cruz. - Avenida L3 Norte, S/N - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Asa Norte. CEP.: 70910-900. Brasília, DF – Brasil. Telefone: 33294632

    Este trabalho foi baseado na tese: O uso de álcool e outras drogas na comunidade Kalunga de Cavalcante e suas redes de cuidado, apresentada em 2015, no programa de Ciências da Saúde na Universidade Federal de Goiás. A pesquisa contou com o auxílio de financiamento e fornecimento de equipamentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), com o número de cadastro 2012 10267001230.

Referencias

Publicado

2018-08-23

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
O uso de álcool e outras drogas na comunidade rural quilombola Kalunga em Goiás. Com. Ciências Saúde [Internet]. 23 de agosto de 2018 [citado 12 de febrero de 2026];28(03/04):379-88. Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/280

Artículos similares

1-10 de 482

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a