The teacher’s experience using Unidade Básica television series in the teaching-learning process
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v34i02.1488Keywords:
Audiovisual Media, Unified Health System, Health EducationAbstract
Introduction: Audiovisual media, such as television series, are fundamental tools for health education. Objective: To analyze health professors’ views on the use of the Brazilian television series Unidade Básica (Primary healthcare Unit) – referring to a public primary care facility in Brazil - as an assistant tool in the teaching-learning process. Methods: This is a qualitative study that employs semi-structured interviews, followed by transcription and data analysis using the content analysis technique. The researchers conducted 24 interviews with teachers from different undergraduate courses in the country. Results: When asked about their experience using the material, the professors reported that the series had encouraged the discussion of issues specific to primary care, bringing the debate closer to scenarios more directly related to the Unified Health System in Brazil (named SUS in Portuguese). Conclusion: The series enriched students' learning experiences, building a reflective and critical attitude towards primary care health practice.
Downloads
References
Silva KP, Costa MM, Pontes APM. A percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o direito à saúde. HU Revista [Internet]. 2020, 46:1–8. Available from: 10.34019/1982-8047.2020.v46.31947
Menicucci TMG. Saúde no Brasil: os desafios para a construção de um sistema público eficiente e eficaz. Conjuntura Política. Bol. Anál. Dep. Ciência. Polít. UFMG, 2000, 15:27-31.
Oliveira VC. As redes midiáticas e o Sistema Único de Saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2000, 4(7). Available from: 10.1590/S1414-32832000000200006
Hirt C, Wong K, Erichsen S, White JS. Medical dramas on television: A brief guide for educators. University of Alberta, Canada Med Teach. Downloaded from informahealthcare.com by University of Laval on s Unearthing Teachable Moments: The Representation of Teaching in Popular Medical Drama. C Hirt, J White. Medical Education. 2012, 4(1):237-242. Available from: 10.3109/0142159X.2012.737960
Petta HL. Grande mídia e comunicação sobre saúde coletiva e atenção primária: análise da experiência de produção da série televisiva ‘Unidade Básica’ .2018. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. p. 86. Available from: 10.11606/T.5.2018.tde-05122018-133401.
Pires AP. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: Poupart J, Deslauriers Jp, Groulx Lh, Lapemère A, Mayer R, Pires A. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes. 2008, 154-211. Available from: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/ 1895937/mod_resource/content/1/04_OB-JACCOUD_MAYER.pdf
Britto Júnior Áf, Feres Júnior N. A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Revista Evidência, Araxá [Internet]. 2011, 7(7): 237-250. Available from: https://www.academia.edu/25703641/A_utiliza%C3%A7%C3%A3o_da_t%C3%A9cnica_da_entrevista_em_trabalhos_cient%C3%ADficos
Ludke M, MEDA A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária [Internet]. 1986. Available from: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/1971/1710
Minayo MCS, Deslandes SF, Gomes R. Pesquisa Social - Teoria Método e Criatividade. 25. ed. Petrópolis: Vozes; 2009. Available from: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf
Bardin L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70; 2004. Available from: https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence-analise-de-conteudo.pdf
Bardin L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70; 2010. Available from: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7105754/mod_resource/content/1/BARDlN__L._1977._Analise_de_conteudo._Lisboa__edicoes__70__225.20191102-5693-11evk0e-with-cover-page-v2.pdf
Weaver R, Wilson I, Langendyk V. Medical professionalism on television: Student perceptions and pedagogical implications. Health [Internet]. 2014, 18(6): 597-612. Available from: 10.1177/1363459314524804
Williams RL. Tell me how I’m doing: a fable about the importance of giving feedback. New York: Amacom, American Management Association, 2005. ISBN-10: 081440930X
Perrier GRF, Silveira RA. O tutor e a importância dos feedbacks nas atividades assíncronas em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. EmRede [Internet]. 2015, 2(1): 76–88. Available from: https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.21
Galvan Tc, Branco GM, Saurin TA. Avaliação de carga de trabalho em alunos de pós-graduação em engenharia de produção: um estudo exploratório. Gestão & Produção [Internet]. 2015, 22(3): 678–690. Available from: 10.1590/0104-530X1498-14
Carvalho AMA, Bastos ACSB, Rabinovich EP, Sampaio SMR. Vínculos e redes sociais em contextos familiares e institucionais: uma reflexão conceitual. Psicologia em Estudo [Internet]. 2006, 11(3): 589–598. Available from: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2977
Freire P. Pedagogia do oprimido. Fac. símile digitalizado (Manuscritos). São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1968. ISBN: 978-85-61910-95-2
Lima MB, Rebouças CBA, Castro RCMB, Cipriano MAB, Cardoso MVLML, Almeida PC. Construção e validação de vídeo educativo para orientação de pais de crianças em cateterismo intermitente limpo. Rev. Esc. Enferm. USP [Internet]. 2017, 51, e03273. Available from: 10.1590/S1980-220X2016005603273
Costa TL, Souza OMV, Carneiro HA, Netto CC, Pegoraro-Krook, MI, Dutka JCR. Material multimídia para orientação dos cuidadores de bebês com fissura labiopalatina sobre velofaringe e palatoplastia primária. CoDAS [Internet]. 2016, 28(1): 10-16. Available from: 10.1590/2317-1782/20162014126
Merhy EE. A perda da dimensão cuidadora na produção de cuidado: uma discussão do modelo assistencial e da intervenção no seu modo de trabalhar a assistência. In: Campo CR, Malta DC, Reis AT, Santos AF, Merhy EE, organizadores. O sistema Único de Saúde de Belo Horizonte: reescrevendo o público. São Paulo: Xamã; 1998: 103-120. Available from: https://www.researchgate.net/profile/Emerson-Merhy/publication/33023409_A_perda_da_dimensao_cuidadora_na_producao_da_saude_uma_discussao_do_modelo_assistencial_e_da_intervencao_no_seu_modo_de_trabalhar_a_assistencia/links/0046353bcf1564f6b3000000/A-perda-da-dimensao-cuidadora-na-producao-da-saude-uma-discussao-do-modelo-assistencial-e-da-intervencao-no-seu-modo-de-trabalhar-a-assistencia.pdf
Mitre SM. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2008, 13(2): 2133-2144, 2008. Available from: 10.1590/S1413-81232008000900018
Berk RA. Multimedia teaching with video clips: TV, movies, YouTube, and mtvU in the college classroom. Int J Technol Teach Learn [Internet]. 2009, 5:1–21. Available from: https://www.researchgate.net/publication/228349436_Multimedia_Teaching_with_Video_Clips_TV_Movies_YouTube_and_mtvU_in_the_College_Classroom
Fujita JALM, Carmona EV, Shimo AKK, Mecena EH. Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Rev Port Educação [Internet]. 2016, 29(1): 229-58. Available from: https://doi.org/10.21814/rpe.5966
Filatro A, Cavalcanti CC. Metodologias inovativas na educação presencial, à distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2019. ISBN: 9788553131358
Valente JA. Formação de Professores: Diferentes abordagens pedagógicas. In: Valente JA (Org). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas (SP): NIED UNICAMP, 1999. Available from: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=2007&q=Forma%C3%A7%C3%A3o+de+Professores%3A+Diferentes+abordagens+pedag%C3%B3gicas.&btnG=
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003; p. 47. ISBN: 85-219-0243-3
Oguisso TA. Educação continuada como fator de mudanças: visão mundial. Nursing. 2000, 3(20): 22-9. Available from: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=2007&q=educa%C3%A7%C3%A3o+continuada+como+fator+de+mudan%C3%A7as%3A+vis%C3%A3o+mundial.+&btnG=
Ausubel, D. P. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune & Stratton, 1963. ISBN: 0808900250
Freitas MAO, Kowalolm IC, Batista SHSS. Aprendizagem significativa e andragogia na formação continuada de profissionais de saúde. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review [Internet]. 2016, 6(2): 1-20. Available from: https://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID96/v6_n2_a2016.pdf
Moreira MA. (2006). A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (cap. 1). In A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula (pp. 13-43). Brasília: Editora da Universidade de Brasília. ISBN 85-230-0826-8
Delors J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1996. ISBN: 85-249-0673-1
Knowles MS, Holton EF, Swanson RA. Andragogía: el aprendizaje de los adultos. Izquierdo Castañeda M de los A, tradutora. México: Oxford University Press; 2006. ISBN-10: 9706136010
Pessoa LR, Salgado MBB. Educação, saúde e audiovisual: relações possíveis e desejáveis. TEMPUS [Internet]. 2012, 6(2): 79-84. Available from: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1115
Sandholtz JH. Ensinando com as tecnologias: criando sala de aula centrada nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. ISBN: 8573072997
Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas [Internet]. 2011, 32(1): 25-40. Available from: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25
Marin MJS, Lima EFJ, Paviotti AB, Matsuyama DT, Silva LKD, Gonzalez C, et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev. bras. educ. med. [Internet]. 2010, 34 (1): 13-20. DOI: Available from: 10.1590/S0100-55022010000100003
Wood EJ. Problem-Based Learning. Acta Biochim Pol. {Internet]. 2004, 51(2): xxi-xxvi. DOI: Available from: 10.18388/abp.2004_3571
Torres PL, Irala EAF. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. SENARPR. 2014, 61-93. Available from: https://www.researchgate.net/publication/271136311_Aprendizagem_colaborativa_teoria_e_pratica
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2014; p. 26. ISBN 85-219-0243-3
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.