Analysis of publications nacional on the use of Problem of the Nursing: an integrative review
integrative review
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v29i03.309Keywords:
Problem-based learning, Education nursing, TeachingAbstract
Introduction: In order to improve the way of training the Nurse to reach the professional profile recommended by the National Curricular Guidelines, the use of Problematization has gained space as an important strategy to reach this goal. Objective: to identify the recent Brazilian scientific production on the use of the Problem-solving method in Nursing training, its challenges and strategies of overcoming in a period of ten years (2008 to 2018) as well as the influence of the use of this method in the formation of the professional profile of the Nurse. Method: This is an integrative literature review carried out from January to September, 2018 using articles obtained from the Nursing Database (BDENF) and the Scientific Electronic Library Online (ScieLo). Results: 177 articles were identified and 5 were used after applying the inclusion / exclusion criteria, being 03 experience reports, 01 integrative review and 01 qualitative study. Problematization was identified as a method with potential for the development of characteristics essential to the professional profile recommended by the National Curricular Guidelines, its use and application have limitations with emphasis on the qualification and adaptation of teachers, structure and limited amount of theoretical references on the subject . Final considerations: Problematization has methodological characteristics that allow the aggregation of quality to the training of the Nurse and development of characteristics essential to the performance of its function.
Downloads
References
2 Sobral FR, Campos CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista Escola de Enfermagem da USP 2012; 46(1):208-218.
3 Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3 de 7 de novembro de 2001: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. MEC 2001.
4 Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Revista Escola Anna Nery 2012; 16(1):172-177.
5 Moretti-Pires RO, Alencar AKB, Campos ERH, Oliveira HM. Potencialidades da problematização freireana no ensino de "didática em enfermagem". Revista Cogitare Enfermagem 2010; 15(2): 308-313.
6 Borille DC, Brusamarello T, Paes MR, de Azevedo VM, Ribeiro LM, Alves MM. A aplicação do método do arco da problematização na coleta de dados em pesquisa de enfermagem: relato de experiência. Revista Texto & Contexto Enfermagem 2012; 21(1):209-216.
7 Brito LS, Ribeiro LS, Ulisses LO, Ortiz MFA, Whitaker MCO. Experiência de discentes de enfermagem com metodologias ativas na atividade de ensino docente. Revista Baiana de Enfermagem 2017; 31(3):21715.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.