Dramatic games and the mental health of the professor
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v29i04.330Keywords:
Saúde Mental, Docentes de Enfermagem, Educação Superior, Psicodrama, Educação em SaúdeAbstract
Abstract
Objective: to provide a living space for professors who work in an educational institution of health, in the undergraduate nursing course, with the use of dramatic games. Method: theoretical background of the Methodology of Problematization, Arch of Maguerez and dramatic games. With 18 teachers, in March 2014. Result: the experience was of relaxation with active participation and sharing among the teachers about their activity with the student, their wishes, doubts and acting in a more practical and reflective way. Final considerations: it provided an evaluation of its performance and favored an empowerment in the face of challenges in the adoption of the Problem-Solving Methodology.
Keywords: Mental Health. Nursing teachers. College education. Psychodrama. Health education.
Downloads
References
2. Cárdenas Becerril L, Martínez Talavera BE, Arana Gómez BM. Desarrollo del pensamiento reflexivo y crítico en estudiantes de enfermería: evidencia de una universidad pública mexicana. Rev. Urug. Enferm. 2017 [Acesso em: 14 mar 2018]; 12(1):2-19. Disponível em: http://rue.fenf.edu.uy/index.php/rue/article/view/211/205
3. Sobral FR, Campos CJG. The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative review. Rev. Esc. Enferm. USP. 2012 [Acesso em: 21 out 2017]; 46(1):208-218. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S0080-62342012000100028&lng=en.http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028
4. Moura AS, Machado DM. A utilização de metodologias ativas no ensino do cuidar em saúde. In: França FCV, Melo MC, Monteiro SNC, Guilhem D. O processo de ensino e aprendizagem de profissionais de saúde: metodologia da problematização por meio do Arco de Maguerez. Brasília: Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília; 2016.
5. World Health Organization (WHO). Atlas: Mental Health Resources in the World: 2001. Genebra: WHO; 2001. Disponível em: http://www.who.int/mental_health/publications/mh_ atlas_profiles_2001/en/
6. Marques ADB, Branco JGO, Cavalcante, Santos LMD, Catrib AMF, Amorim RF. Research-action in the perspective of nursing in environmental education: from theory to practice. J. Nurs. UFPE on line. 2016 [Acesso em: 08 jan 2018];10(3):1155-1161. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/ article/view/9076/ pdf_9912
7. Berbel NAN. Metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: UEL; 2012.
8. Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 32. ed. Rio de Janeiro: Petrópolis: Vozes; 2012.
9. Monteiro RF. Jogos dramáticos. São Paulo: Ágora; 1994.
10. Moreno JL. Psicodrama. São Paulo: Cultrix; 1978.
11. Mariano ASL. A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? Quais problemas? Revista Exitus. 2012 [Acesso em: 10 mar 2018];2(1):79-94. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/67
12. Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2012 [Acesso em: 10 mar 2018];16(1):172-177. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-8145201 2000100023
13. D’Ávila CM, Veiga IPA. Profissão docente na educação superior. Curitiba: CRV; 2013.
14. Moreno JL. O teatro da espontaneidade. São Paulo: Summus; 1984.
15. Arbex APS, Souza KR, Mendonça ALO. Trabalho docente, readaptação e saúde: a experiência dos professores de uma universidade pública. Physis. 2013 [Acesso em: 10 mar 2018];23(1):263-284. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312013000100015
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.