Mudanças nas metodologias de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19

relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1061

Palabras clave:

COVID-19, Pandemia, Ensino online, Educação em enfermagem, Aprendizagem

Resumen

Objetivo: descrever a experiência da equipe escolar da  Escola Técnica de Saúde de Brasília de ensino remoto, após 60 anos de existência, durante a pandemia da COVID-19. Método: relato de experiência. Resultado: abordagem a estudantes sem ou com problemas de acesso, personalizando o contato individual; associação do tema à realidade profissional com sua aplicabilidade e recuperação de conhecimentos. Discussão: no período da pandemia, o uso das tecnologias para atividades remotas foi acelerado. Conclusão: habilidades desenvolvidas pela escola superam seus 60 anos, caracterizando-a com estratégia de espaços diferenciados para reflexão.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Socorro de Moura, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

    Enfermeira. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB. Docente da Escola Técnica de Saúde de Brasília.

  • Maria Laudelina de Assis Marques, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

    Enfermeira. Especialista em Educação Profissional na Áea de Saúde  (FIOCRUZ). Docente da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) e da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS)

  • Renata Rodrigues Rezende de Alencar, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

    Psicóloga. Especialista em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Chefe do Núcleo de Apoio Didático da ETESB.

  • Josimeire Ângelo de Oliveira Batista, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

    Licenciatura em Letras. Gerente Pedagógica da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB)

  • Geisa Sant'Ana, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - FEPECS

    Enfermeira. Doutora  em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB).

  • Ana Maria de Oliveira Carneiro, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

    Odontóloga. Mestre em Saúde Coletiva em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referencias

Sant’Ana G, Imoto A , Amorim FF, Taminato M.; Pecin ME, Santana LA et al. Infecção e óbitos de profissionais da saúde por COVID-19: revisão sistemática. Acta Paul Enferm. 2020; 3: eAPE20200107 [citado 12 jul 2021]. doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO0107

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2020 mar 18 [citado 12 jul 2021]; Seção 1: 19523-49.

Reis WD, Melo WV. Contribuições e tendências das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ensino e aprendizagem de ciências: uma revisão do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. In: Anais do CIET: EnPED: 2018 – Congresso Internacional de Educação e Tecnologias; Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 5, 26/06/-13/07/2020, São Carlos. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/ view/175

Moura AS, Santana G, Versiani ER , Moura LC, Alves LB, Moura FC. O jogo dramático no cuidado em saúde mental em vivência com estudantes de nível técnico: relato de experiência. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal. 4 nov 2020; 7(4):222-6 [citado 12 jul 2021]. Disponível em: http://www.periodicos. se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/984

Marques MLA, Moura AS, Lopes, PA, Miranda MAL. Educação em saúde por meio de projeto de intervenção. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal. 4 dez 2020; 20(7):215-21 [citado 12 jul 2021]. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/ 983

Garcia V, Carvalho Junior P. Educação à distância (EAD): conceitos e reflexões. Medicina, Ribeirão Preto [online]. 2015; 48(3):209-13 [citado 12 jul 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p209-213

Oliveira NJ, Monteiro PB, Gurgel SCS. Uma Escola Técnica de Saúde para uma nova cidade: ETESB – 60 anos de prestação de serviços. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal. 31 mar 2020; 7(1):134-9 [citado 12 jul 2021]. Disponível em: http://www. periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/ 796

Escola Técnica de Saúde de Brasília – ETESB. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS. Regimento Escolar. Brasília: ETESB, 2007.

Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. 2014 [citado 12 jul 2021]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_ referencia_programa_nacional_seguranca.pdf

Silva CM, Toriama ATM, Claro HG, Borghi CA Castro TR, Salvador PIC. Pandemia da COVID-19, ensino emergencial a distância e Nursing Now: desafios à formação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2021; 42(esp):e20200248 [citado 12 jun 2018]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248

Rosa BO, Costa LL Costa, Giorno S. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: a percepção de alunos do ensino médio e técnico integrado no uso do Ambiente virtual de aprendizagem. In: Anais do CIET: EnPED: 2020 – Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 24-28/08/2020, São Carlos. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index. php/2020/article/view/1754

Moreira JAM, Henriques S, Barros DM. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo [online]. 2020; 34:351-64 [citado 13 jun 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123

Carmo RO, Franco AP. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista. 2019; 35: e210399 [citado 13 jun 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698210399

Publicado

2021-09-24

Número

Sección

Reflexões em educação e saúde: a experiência da Fepecs e suas escolas

Cómo citar

1.
Mudanças nas metodologias de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2021 Sep. 24 [cited 2024 Nov. 20];32(03). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1061

Artículos similares

241-250 de 301

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a