Conhecimento e aplicabilidade da prática baseada em evidência por fisioterapeutas de um hospital pediátrico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v34i01.1165

Palabras clave:

Prática Baseada em Evidências, Prática Clínica Baseada em Evidências, Fisioterapia

Resumen

Introdução: A Prática Baseada em Evidências (PBE) tem sido amplamente utilizada pelos profissionais de saúde. Objetivo: Identificar comportamentos, conhecimentos, habilidades, recursos, opiniões e barreiras percebidas pelos fisioterapeutas pediátricos em relação à PBE. Métodos: Foi realizada uma pesquisa quantitativa onde foi aplicado um questionário com domínios, sobre comportamento, conhecimento, habilidades, recursos, opiniões e barreiras percebidas em relação à PBE formulados para se conhecer a interação do profissional com a PBE. Resultados: A taxa de resposta final foi de 94,4%. Aproximadamente 35% dos entrevistados relataram uma compreensão clara sobre diferentes tipos de estudo; e apenas 17,6% acredita ter conhecimento suficiente para aplicar a PBE As barreiras mais relatadas foram relacionadas à dificuldade de obtenção de artigos em texto completo (88,2%) e falta de treinamento em PBE (88,2%). Conclusão: Os fisioterapeutas relatam atitudes positivas quanto ao uso da PBE, por outro lado, existem algumas barreiras que dificultam a implantação da PBE na rotina profissional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Ermes Neto, Centro Universitário Estácio de Santa Catarina

    Fisioterapeuta graduado no Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, São José, SC, Brasil

  • Renato Claudino, SENAC Santa Catarina

    Fisioterapeuta. Mestre. Docente do Senac Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

  • Tatiane Regina Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Fisioterapeuta. Mestre, Docente do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Departamento de Fisioterapia, São José, SC, Brasil.

Referencias

Claudino R, Simões NdP, Silva Td. Evidence-Based Practice: a survey of Brazilian physical therapists from the dermatology subdiscipline. Braz J Phys Ther. 2018; http://doi.org/10.1016/j.bjpt.2018.10.002.

Silva TM, Costa LCM, Costa LOP. Evidence-Based Practice: a survey regarding behavior, knowledge, skills, resources, opinions and perceived barriers of Brazilian physical therapists from São Paulo state. Braz J Phys Ther. 2015 July-Aug; 19(4):294-303. http://dx.doi.org/10.1590/bjpt-rbf.2014.0102

Sackett DL, Straus SE, Richardson WS, Rosenberg W, Haynes RB. Evidence-based medicine: how to practice and teach EBM. 2nd ed. New York: Churchill Livingston; 2000. https://doi.org/10.1177%2F088506660101600307

Galvão CM, Sawada NO, Rossi LA. A prática baseada em evidências: considerações teóricas para sua implementação na enfermagem perioperatória. Rev Latino-am Enfermagem 2002 setembro-outubro; 10(5):690-5. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000500010

Filippin LI, Wagner MB. Fisioterapia baseada em evidência: uma nova perspectiva. Rev Bras Fisioter. 2008; 12(5):432-3. https://doi.org/10.1590/S1413-35552008000500014

Stetler CB, Brunell M, Giuliano KK, Morsi D, Prince L, Stokes VN. Evidence-based practice and the role of nursing leadership. JONA 1998 July-August; 28(7/8):45-53. https://doi.org/10.1097/00005110-199807000-00011

Law M, Baum C. Evidence-based practice. Can J Occup Ther. 1998;65:131-5.

Sampaio RF, Mancini MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter. vol.11 no.1 São Carlos Jan./Feb. 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

Suassuna VAL, Moura RH, Sarmento GJV, Possetti RC. Fisioterapia em emergência. 1. ed. Barueri: Manole; 2016. Acesso: 13/03/2020. Disponível em: https://docero.com.br/doc/c1esex

Braz PRP, Martins JOSOL, Júnior GV. Atuação do fisioterapeuta nas Unidades de Terapia Intensiva da cidade de Anápolis. Anuário da Produção Acadêmica Docente, 2009;3(4):119-30. Acesso 13/03/2020. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/1329/1/Artigo%207.pdf)

Spallek H, Song M, Polk DE, Bekhuis T, Frantsve-Hawley J, Aravamudhan K. Barriers to implementing evidence-based clinical guidelines: a survey of early adopters. J Evid Based Dent Pract. 2010;10(4):195-206. http://dx.doi.org/10.1016/j.jebdp.2010.05.013. PMid:21093800. » 12

Dahm P, Poolman RW, Bhandari M, Fesperman SF, Baum J, Kosiak B, et al. Perceptions and competence in evidence-based medicine: a survey of the American Urological Association Membership. J Urol. 2009;181(2):767-77. https://doi.org/10.1016/j.juro.2008.10.031

Pereira et al. Validação da versão portuguesa do Questionário de Eficácia Clínica e Prática Baseada em Evidências. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2015;23(2):345-51. https://www.scielo.br/j/rlae/a/mkYyFCxfNgWtKQVqWXzfKbc/?lang=pt&format=pdf

Queiroz OS, Santos MJD. Facilidades e habilidades do fisioterapeuta na procura, interpretação e aplicação do conhecimento científico na prática clínica: um estudo piloto. Easiness and skillfulness of physical therapists in searching, interpreting and applying scientific knowledge in clinical practice: a pilot study. Fisioter Mov. 2013; 26(1): 13-23. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502013000100002

Marques JBV, Freitas D. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Revista Pro-posições. 2018, 29(2):389-415. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0140

Pardo MBL, Colnago NAS. Formação do pesquisador: resultados de cursos de pós-graduação em educação. Paidéia. 2011,21(49), 237-246. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200011

Silva TC, Bardagi MP. O aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anos. Rev Bras Pós-Grad. 2016;12(29)683-714. http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2015.v12.853.

Murali NS, Ghosh AK. Dissemination of science, FUTON bias and open access: implications for evidence-based medicine. Evid base Healthc Publ Health. 2005;9(6):374-5. http://dx.doi.org/10.1016/j.ehbc.2005.09.011

BIREME. Biblioteca Virtual em Saúde. São Paulo; 2020. Acesso 11/03/2020. Disponível em: https://bvsalud.org/

LILACS. Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde. São Paulo; 2020. Acesso 11/03/2020. Disponível em: https://lilacs.bvsalud.org/

SCIELO. Scientific Electronic Library Online. São Paulo; 2020. Acesso 11/03/2020. Disponível em: https://scielo.org/

CAPES. Portal de Periódicos CAPES. Brasília; 2020. Acesso 18/03/2020. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/

Iles R, Davidson M. Evidence based practice: a survey of physiotherapists’ current practice. Physiother Res Int. 2006;11(2):93-103. https://doi.org/10.1002/pri.328

Scholten-Peeters GGM, Beekman-Evers MS, van Boxel ACJW, et al. Attitude, knowledge and behaviour towards evidence based medicine of physical therapists, students, teachers and supervisors in the Netherlands: a survey. J Eval Clin Pract. 2013;19(4):598---606. https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01811.x

Grimmer-Somers K, Lekkas P, Nyland L, Young A, Kumar S. Perspectives on research evidence and clinical practice: a survey of Australian physiotherapists. Physiother Res Int. 2007;12(3):147-61. https://doi.org/10.1002/pri.363

Publicado

2023-07-10

Cómo citar

1.
Conhecimento e aplicabilidade da prática baseada em evidência por fisioterapeutas de um hospital pediátrico. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2023 Jul. 10 [cited 2024 Nov. 22];34(01). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1165

Artículos similares

1-10 de 288

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.