Uso de ferramentas de gestão clínica e de segurança do paciente em uma unidade básica de saúde no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v29iSuppl%201.171Palabras clave:
Atenção Primária a Saúde, Educação Permanente, Prescrição de medicamentos, Inovação,, Doença crônicaResumen
INTRODUÇÃO: Dentre as variadas demandas na Atenção Primária à Saúde, os cuidados para condições agudas e crônicas exigem ferramentas para aumento de eficiência de tratamento e maior segurança do usuário e da equipe de saúde.
OBJETIVO: Descrever o desenvolvimento e incorporação, na rotina do serviço, de ferramentas de gestão clínica com benefício tanto para usuários quanto para profissionais - Receita Simples, Pasta da Saúde, Prontuário por Idade, Pré-estruturados e Planos de Cuidado.
MÉTODOS: A elaboração das ferramentas de gestão clínica foi feita utilizando-se os aplicativos Word e Excel e teve início em fevereiro de 2016, com colaboração de servidores da SES e alunos de graduação de Universidade Federal, especialmente do curso de Medicina, em UBS palco de extensão universitária e laboratório da Planificação – CONASS. O compartilhamento é feito por meio de grupos de WhatsApp (“SOS UBS”), e-mail, pasta compartilhada no Google Drive, pen drive e mais recentemente por pasta compartilhada em rede.
RESULTADOS-DISCUSSÃO: A ferramenta Pré-estruturados refere-se a um formulário editável que dispõem dos principais temas da Atenção Primária, dividido em 5 campos. O primeiro refere-se à anamnese, o segundo, à medicações, o terceiro a questionários, o quarto a Mapa de eventos e o quinto a orientações ao usuário com linguagem e formato adaptados. A ferramenta Receita Simples refere-se a um modelo visual de receituário para usuários de risco (dificuldade de leitura por analfabetismo, baixa escolaridade ou baixa acuidade visual); com foco em períodos do dia de administração de medicamentos. Esse novo receituário inclui um impresso com separação por períodos do dia e refeições, associando cada liga elástica de cor específica com um determinado período do dia. A ferramenta Prontuário por Idade é um modelo de anotação adequado para queixas específicas ao longo da consulta, algumas com tópicos pré-definidos que são de maior prevalência naquela determinada faixa etária e sexo, orientando a anamnese, exame físico e conduta. A ferramenta Planos de Cuidado é um conjunto de projetos terapêuticos montado em pactuação com o usuário e Ambulatório de Atenção Especializada (AAE), com orientações específicas e alvos de tratamento. A Pasta da Saúde é um conjunto de ferramentas clínicas com parte estratégica do conteúdo disponibilizada de rotina aos usuários, com relatórios completos e acessíveis acerca das doenças diagnosticadas e em investigação, medicações em uso e exames complementares, reforço contínuo ao longo do seguimento da importância de ter pasta física para guardar as documentações e sempre portar os impressos relativos a informações de saúde, em todos os níveis de cuidado.
CONCLUSÃO: A proposta do projeto é sensibilizar profissionais e cuidadores quanto ao desenvolvimento contínuo de novas ferramentas que contribuam para melhor oferta de cuidado. Sistemas que viabilizam melhoria continuada do serviço são fundamentais. Fatores facilitadores incluíram a parceria com Universidade Federal e CONASS.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.