Plano de avaliação da implementação de um contrato de gestão de um hospital no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v32i04.1113Palavras-chave:
Avaliação de Programas, Gestão em Saúde, Avaliação em SaúdeResumo
Introdução: O Hospital da Criança de Brasília José Alencar foi criado para complementar a rede pública pediátrica do Distrito Federal. Com foco na criança portadora de câncer, propõe uma atenção especializada e multidisciplinar. Sua institucionalização foi efetivada pela modalidade de contratualização externa com entidade privada, mediante celebração de contrato de gestão. Objetivo: Apresentar uma proposta de avaliação de implementação do contrato de gestão do Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Método: O plano apresenta a modelização do contrato de gestão, a identificação dos principais atores envolvidos com a intervenção e a matriz de análise e julgamento. Resultados e conclusão: A implementação do plano de avaliação fornecerá subsídios para a gestão na tomada de decisões acerca da execução contratual, permitindo o monitoramento dos contratos de gestão, a identificação de desafios e o ajuste dos processos de governabilidade, compliance e accoutability.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS 1.130/2015. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html
Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde. Licitações e Contratos. Disponível em: <http://www.saude.df.gov.br/contrato-de-gestao-hcb/>. Acesso em: 05 de novembro de 2019.
Champagne F, Brousselle A, Hartz Z, Contandriopoulos AP, Denis JL. A análise da implantação. In: Brousselle A, Champagne F, Contandriopoulos AP, Hartz Z. (Orgs.). Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. p. 217- 238.
Abreu DMF. Avaliação da implantação do núcleo descentralizado de vigilância da saúde da Região Metropolitana II - Estado do Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio, Fiocruz, Rio de Janeiro, 2009.
Brasil. Lei n.º 9.637/1998. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do Programa Nacional de Publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9637.htm Acesso em: 15 de novembro de 2019.
Costa FGSN. Modelo lógico: instrumento de avaliação para a estratégia saúde da família no Distrito Federal. Brasília. Dissertação [Mestrado Profissional em Gestão Pública] - Universidade de Brasília; 2018.Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/32239>. Acesso em: 15 de novembro de 2019.
Contandriopoulos AP, Champagne F, Denis JL, Pineault R. A avaliação na área da saúde: conceitos e métodos. In: Hartz Z (Org.). Avaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1997. p. 29-47.
Brasil. Decreto n.º 9.203, de 22 de novembro de 2017. Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto
/d9203.htm>. Acesso em: 10 de julho de 2021.
Santos AR. A teoria do programa e seus múltiplos usos: Construindo Referências para a Avaliação de Desempenho do PRONATEC. Brasília. Monografia [Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas] - Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União; 2013. Disponível em: < https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/a-teoria-do-programa-e-seus-multiplos-usos-construindo-referencias-para-a-avaliacao-de-desempenho-do-pronatec.htm>. Acesso em:24 de novembro de 2019.
Abreu DMF, Santos EM, Cardoso GCP, Artmann E. Usos e influências de uma avaliação: translação de conhecimento? Saúde Debate 2017; 41(esp):302-316. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/sdeb/a/cwmmdr9rhStKhD5brqsD3Ck/?
format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 24 de novembro de 2019.
Nakata LC. Proposta de avaliação do grau de implantação da Central de Regulação de consultas e exames no município de Mirassol/SP. Rio de Janeiro. Monografia [Programa de Pós-graduação em Avaliação em Saúde] - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - FIOCRUZ; 2014.
Hartz Z (Org.). Avaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1997.
Champagne F, Brousselle A, Hartz Z, Contandriopoulos AP. Modelizar as intervenções. Brousselle A, Champagne F, Contandriopoulos AP, Hartz Z. (Orgs.). In: Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. p. 61-74.
Champagne F, Brousselle A, Hartz Z, Contandriopoulos AP. A avaliação no campo da saúde: conceitos e métodos. In: Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. p. 41-60.
Cardoso GCP, Oliveira, EA, Casanova, AO, Toledo PPS, Santos EM. Participação dos atores na avaliação do Projeto QualiSUS-Rede: reflexões sobre uma experiência de abordagem colaborativa. Saúde Debate 2019;43(120): 54-68. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912004
Sakita KM. Avaliação da implantação do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos/Aids: o caso do Distrito Federal. Rio de Janeiro. Mestrado [Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública] - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fiocruz; 2012. Disponível em: < https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23
?mode=full>. Acesso em: 15 de novembro de 2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.