Plano de avaliação da metodologia de pesquisa de preços institucionalizada pela Portaria Distrital n° 514/2018
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v32i04.1067Palavras-chave:
Administração em Saúde Pública, Avaliação em Saúde, Proposta de ConcorrênciaResumo
Objetivo: desenvolvimento de um projeto de avaliação da atual metodologia aplicada na pesquisa de preços das licitações da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, implementada por meio da portaria distrital n° 514/2018. Método: estudo de caso com uso de métodos mistos. Resultados: há oportunidades de melhorias na pesquisa de preços, promovendo mais chances de êxito nas licitações da SES/DF. Conclusão: é essencial submeter à metodologia de pesquisa de preços à profundas análises para identificar se sua condução gera bons resultados.
Downloads
Referências
Champagne F, Brousselle A, Hartz Z, Contandriopoulos AP. Modelizar as intervenções. In: Brousselle et al. (Org.). Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.
Brasil. Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 22 jun. 1993. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm>.
Brasil. Lei nº 14.133 de 1° de abril de 2021. Estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 1° abr. 2021. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14133.htm>.
Santos FB. Preço de Referência em Compras Públicas. Apostila do Projeto de Melhoria dos Controles Internos Municipais. Brasília: Tribunal de Contas da União, 2015.
Secretaria de Estado de Saúde. Portaria Distrital nº 514 de 16 de novembro de 2018. Regulamenta os procedimentos administrativos básicos para realização de pesquisa de preços na aquisição de bens e contratação de serviços em geral na forma do Decreto Distrital nº 39.453, de 14 de novembro de 2018. Diário Oficial do Distrito Federal n° 76. Poder Executivo, Brasília, DF, 16 nov. 2018.
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Portaria Distrital nº 210 de 13 de abril de 2017. Estabelece o Regulamento de Contratações da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Diário Oficial do Distrito Federal n° 75. Poder Executivo, Brasília, DF, 19 abr. 2017.
Centers for Disease Controls and Prevention. Framework for Program Evaluation in Public Health. MMWR,48 (RR-11) 1999: 40 pp.
Esher A. Construindo critérios de julgamento em avaliação: especialistas e satisfação dos usuários com a dispensação do tratamento do HIV/Aids. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, jan. 2012.
Silva LMV. Conceitos, abordagens e estratégias para a avaliação em saúde. In: Hartz ZMA & Silva LMV. Orgs. Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática na avaliação de programas e sistemas de saúde [online]. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.
Abreu DMF, Santos EM, Cardoso GPC, Artmann E. Usos e influências de uma avaliação: translação de conhecimento? Saúde em Debate [Internet]. 2017;41(1):302-316. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sdeb/a/cwmmdr9rhStKhD5brqsD3Ck/?lang=pt#>.
Medina MG, Silva GAP, Aquino R, Hartz ZM de A (2005) Uso de modelos teóricos na avaliação em saúde. In: Hartz ZM de A, Silva LMV da (eds) Avaliação em saúde - Dos Model. Teóricos à Prática da Avaliação Programas Control. Process. Endêmicos. Editora FIOCRUZ, Rio de Janeiro, pp 41–63.
Worthen BR, Sanders JR, Fitzpatrick JL. Como Avaliar Avaliações. In: Worthen BR, Sanders JR, Fitzpatrick JL. (Org.). Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
Cosendey MA, Hartz ZMA, Bermudez JAZ. Validation of a tool for assessing the quality of pharmaceutical services. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 395-406, mar./abr. 2003. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/csp/a/kNgMvNQCjMd74Y5JbhJFqzG/?lang=en>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.