Educação em Saúde Bucal com plataformas digitais em tempos de COVID-19

relato de experiencia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i02.1104

Palavras-chave:

Educação em Saúde Bucal, Atenção Primária em Saúde, Serviços de Odontologia Escola, Covid-19, Educação Online

Resumo

 Introdução: A pandemia da COVID-19 impôs o isolamento social e causou um reordenamento da educação em todos os níveis e modalidades. Objetivo: Relatar uma experiência bem-sucedida de readaptação de ações em Educação e Promoção de Saúde Bucal realizadas remotamente em um município do Estado de Mato Grosso, por meio de plataformas digitais, como forma de reduzir os danos relacionados com a falta de orientação profissional presencial. Resultados: A experiência mostrou que as crianças se adaptaram ao modelo virtual e mantiveram-se motivadas a realizarem a higiene bucal. Não foi possível realizar a escovação supervisionada nas crianças pois os pais não aderiram às palestras realizadas de maneira virtual. Conclusão: Essa experiência permitiu verificar que atividades educacionais curtas e pontuais, realizadas de maneira virtual e síncrona, podem ser estratégias úteis para levar a Educação em Saúde Bucal para crianças, sobretudo em contextos de isolamento social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Cristina Ribeiro Rodrigues, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

    Cirurgiã-dentista na Estratégia da Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). Mestranda em Saúde da Família (PROFSAUDE- Polo Fiocruz- Brasília), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

  • Josué Miguel de Oliveira, Universidade de Brasília - UnB

    Cirurgião-dentista e Mestrando do departamento de Odontologia, Escola de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

  • François Isnaldo Dias Caldeira, Universidade Estadual Paulista - UNESP

    Cirurgião-dentista e Mestrando do Departamento de Morfologia, Genética, Ortodontia e Odontopediatria, Faculdade de Odontologia de Araraquara, UNESP- Universidade Estadual Paulista (FOAr/UNESP), São Paulo, Brasil.

  • Aristides José da Silva Junior, Universidade Federal de Rondonópolis - UFR

    Enfermeiro. Doutor em Educação. Docente do Mestrado Profissional em Saúde em Família da Universidade Federal de Rondonópolis (PROFSAUDE-UFR). Rondonópolis, MT, Brasil.

  • Kellen Cristina da Silva Gasque, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

    Pesquisadora e Professora Doutora da Gerência Regional de Brasilia, Fundação Oswaldo Cruz, Brasilia, Distrito Federal, Brasil.

Referências

Pucca GA, Gabriel M, De Araujo MED, De Almeida FCS. Ten years of a national oral health policy in Brazil: Innovation, boldness, and numerous challenges. J Dent Res. 2015;94(10):1333–7. Doi: https://doi.org/10.1177/0022034515599979

Brasil. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - SB Brasil 2010 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. p. 118. Available at: www.saude.gov.br/bvsLegislaçãoemSaúdewww.saude.gov.br/saudelegiswww.saude.gov.br/bvs

Brasil. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - SB Brasil 2003 [Internet]. 2004. p. 52. Available at: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1720.pdf%5Cn%0Ahttp://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/131

Roncalli AG. Projeto SB Brasil 2010 - pesquisa nacional de saúde bucal revela importante redução da cárie dentária no país. Cad Saude Publica. 2011;27(1):4–5. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000100001

da Silva HCA, Espinosa MM, Moi GP, Ferreira MG. Dental caries and associated factors at age 12 in the brazilian midwest region in 2010: A cross-sectional study. Cienc e Saude Coletiva. 2020;25(10):3981–8. Doi: 10.1590/1413-812320202510.24732018

Wong A, Subar PE, Young DA. Dental Caries: An Update on Dental Trends and Therapy. Adv Pediatr [Internet]. 2017;64(1):307–30. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.yapd.2017.03.011

Oliveira RCN, Souza JGS, Oliveira C de C, Oliveira LFB de, Popoff DAV, Martins AME de BL, et al. Acesso a orientações de higiene bucal entre escolares da rede pública de ensino. Rev Odontol da UNESP. 2014;43(6):414–20. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.1042

Carvalho THL, Pinheiro NMS, Santos JMA dos, Costa LED, Queiroz FS, Nóbrega CBC. Estratégias de promoção de saúde para crianças em idade pré-escolar do município de Patos-PB. Rev Odontol da UNESP. 2013;42(6):426–31. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rounesp/a/SbrY8SjR99mJ3NRTxKR9N9z/?format=pdf&lang=pt

Wenczenovicz TJ. Distance Learning, Face To Face Difficulties: Perspectives in Times of Covid-19. Rev Ibero-Americana Estud Em Educ. 2020;15(4):1750–67. Doi:

http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761

Purwanto E, Tannady H. The Factors Affecting Intention to Use Google Meet Amid Online Meeting Platforms Competition in Indonesia. Technol Reports Kansai Univ. 2020;62(06):2829–38. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/64029717/the-factors-affecting-intention-to-use-google-meet-amid-online-meeting-platforms-competition-in-indonesia-5f1d89ae576ab-with-cover-page

Cedeño-Escobar MR, Lucas-Flores YA, Ponce-Aguilar EE, Peredo-Alonzo VE. Classroom y Google Meet, como herramientas para fortalecer el proceso de enseñanza- aprendizaje. Polo del Conoc. 2020;5(07):388–405. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo2776332-classroom-y-google-meet-como-herramientas-para-fortalecer-el-proceso-de-ense%C3%B1anza-aprendizaje

Septantiningtyas N, Juhji J, Sutarman A, Rahman A, Sa’adah N, Nawisa. Implementation of Google Meet Application in the Learning of Basic Science in the Covid-19 Pandemic Period of Student Learning Interests. J Phys Conf Ser. 2021;1779(1). Doi:10.1088/1742-6596/1779/1/012068

Duarte M de Q, Santo MA da S, Lima CP, Giordani JP, Trentini CM. Covid-19 and the impacts on mental health: A sample from Rio Grande do Sul, Brazil. Cienc e Saude Coletiva [Internet]. 2020;25(9):3401–11. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.16472020

Guirado GM de P, Guirado VM de P, Oliveira E, Queiroz PE, Garcia R. Avaliação da qualidade de vida de trabalhadores antes e durante a pandemia de COVID-19 por meio do questionário SF-36. Rev Gestão em Sist Saúde [Internet]. 2021;10(1):84–105. Doi https://doi.org/10.5585/rgss.v10i1.17820.

Paiva ED, Silva LR da, Machado MED, Aguiar RCB de, Garcia KR da S, Acioly PGM. Child behavior during the social distancing in the COVID-19 pandemic. Rev Bras Enferm. 2021;74Suppl 1(Suppl 1):e20200762. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0762

Singh J, Gupta T, Sadana G, Gupta S, Mehra M. Awareness and application of behavior management techniques for paediatric dental patients by dental practitioners. J Adv Med Dent Scie Res [Internet]. 2020;8(1):184–6. Doi: 10.2174/1874210601509010455.

Coscrato G, Pina JC, Mello DF de. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul Enferm. 2010;23(2):257–63. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000200017

Marlusia A, Bomfim A. Recurso lúdico no processo de educação em saúde em crianças de escolas públicas de Alagoas : relato de experiência. Interfaces - Rev extensão. 2015;3(1):117–21. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18969

Garcia PPNS, Nogueira I, Dovigo LN, Dotta EAV, Dovigo MRPN, Nassour EI da SC, et al. Educação em saúde: Efeito de um método de auto-instruçáo sobre os níveis de higiene oral em escolares. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2009;9(3):333–7. Doi: http://dx.doi.org/10.4034/1519.0501.2009.0093.0014

Laranjo E, Baptista S, Norton AA, Macedo AP, Andrade C De, Areias C. A cárie precoce da infância: uma atualização. Rev Port Med Geral e Fam. 2017;33(6):426–9. Doi: https://doi.org/10.32385/rpmgf.v33i6.12305

Garbin CAS, Rovida TAS, Garbin AJÍ, Arcieri RM, Souza NP de, Moimaz SAS. Saúde bucal e educação infantil: avaliação do desgaste e do acondicionamento de escovas dentárias utilizadas por pré-escolares. Rev Odontol UNESP. 2013;42(4):243–50. Disponível em : https://www.revodontolunesp.com.br/article/588019187f8c9d0a098b4f98

Sigaud C, Santos B, Costa P, Toriyama A. Promoção da higiene bucal de pré-escolares: efeitos de uma intervenção educativa lúdica. Rev Bras Enferm. 2016;70(3):545–51. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0237

Sales LNP, Nascimento, LS. do, Brandão, G AM., Magalhães, A. C. C. de, & Pontes, F. S. C. Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente. Rev. Da ABENO. 2014; 12(2), 227–232. Doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.128

Grando CP, Salvago BM. Educação continuada pelo método de educação a distância em odontologia. Vol.7- Nº11 – jan.2015 Link: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/365

Santos LR. A Educação à distância e tecnologias de informação e comunicação: ferramenta complementar na odontologia Rev. Educ. Saúde. 2021; 9(1). Doi: http://dx.doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i1.p161-168

Downloads

Publicado

08.07.2022

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Educação em Saúde Bucal com plataformas digitais em tempos de COVID-19 : relato de experiencia. Com. Ciências Saúde [Internet]. 8º de julho de 2022 [citado 20º de novembro de 2024];33(02). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1104

Artigos Semelhantes

271-280 de 420

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)