Multiprofessional scientific production: scientometric analysis of scientific interactions among professors of a medical course
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v33i03.1295Keywords:
Medical Education, Multidisciplinary Research, Health EducationAbstract
Aims: To analyze the scientific production and multiprofessional collaboration among professors at a private medical school in the city of Salvador, Brazil. Method: A scientometric study that analyzed the scientific production and multiprofessional collaboration of 359 professors of the medical course, based on the verification of the Lattes Curriculum present on the National Council for Scientific and Technological Development platform. Result: Eighty-five professors (23.7%) were included in the study because they presented an updated Lattes Curriculum (12 months). Despite the majority having master and/or doctor degrees (70.6%), medical professors had lower degrees (p<0.001) and scientific production (p=0.014) when compared to professors from other training courses. When analyzing the multiprofessional collaboration, 25 professors (29.4%) presented scientific interactions. Conclusion: There was a low scientific involvement of the faculty and a discreet network of endogenous collaboration among the research professors of the course.
Downloads
References
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer nº 334, CNE/CES de 2019. Institui a Orientação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores. Brasília, 2019 [acesso em 18 maio 2022]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=119811-pces334-19&category_slug=agosto-2019-pdf&Itemid=30192
Faria L, Oliveira-Lima JA de, Almeida-Filho N. Medicina baseada em evidências: breve aporte histórico sobre marcos conceituais e objetivos práticos do cuidado. História, Ciências, Saúde-Manguinhos [Internet]. 2021 Jan-Mar;28(1):59–78 [citado em 27 Abr 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702021000100004
Atallah' AN. Medicina baseada em evidências. Diagn Tratamento. 2018;23(2). 43-44. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/06/904888/rdt_v23n2_43-44.pdf
Atallah' AN, Castro AA. Medicina Baseada em Evidências: o elo entre a boa ciência e a boa prática clínica. Medicina Conselho Federal. 1998 Jan-Mar;20(1):5–9. Disponível em: http://www.centrocochranedobrasil.com.br/apl/artigos/artigo_517.pdf
Guedes HTV, Guedes JC. Avaliação, pelos estudantes, da atividade “Trabalho de Conclusão de Curso” como integralização do eixo curricular de iniciação à pesquisa científica em um curso de medicina. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2012 Jun;36(2):162–71 [citado em 20 Abr 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000400003
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 4, CNE/CES de 2001/11/7. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 9 nov. 2001; Seção 1, p. 38 [acesso em 18 maio 2022]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/ pedf/CES04.pdf.
Meireles MA de C, Fernandes C do CP, Silva LS e. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação Médica: Expectativas dos Discentes do Primeiro Ano do Curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2019 Abr-Jun;43(2):67–78 [citado em 5 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180178
Cardoso GP, Junior CTS, Martinho JMSG, Cyrillo RJT. Iniciação científica em medicina: uma questão de interesse para todas as especialidades. Pulmão RJ. 2004 Jan-Mar;13(1):8-12. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-401682
Ferrari, CKB. Por que respondemos mal à pandemia de covid-19? Transformações necessárias nos saberes docentes da saúde. Humanidades & Inovação. 2021 Ago; 8(45):185-196. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4410
Fagundes-Pereyra WJ, Petroianu A. Interesse de Estudantes de Medicina por Pesquisa Científica. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2021 Maio-Set; 24(2):09–13 [citado em 10 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v24.2-002
Cyrillo RJT, Setubal S, Junior CTS, Velarde LGC, Mattos ACT, Touça AS, et al. Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil. Rev Port Pneumol [Internet]. 2008 Set-Out;14(5):635–45 [citado em 10 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0873-2159(15)30274-9
Sousa TV, Melchior LMR, Silva RC, Carvalho-Filha FSS, Moraes-Filho IM. COVID-19: A Importância Da Pesquisa Científica. REVISA [Internet].2020 Jul-Set; 9(1): 573-575 [citado em 13 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nEsp1.p573a575
Oliveira NA de, Alves LA, Luz MR. Iniciação científica na graduação: o que diz o estudante de medicina?. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2008 Set;32(3):309–314 [citado em 10 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300005
Quintanilha LF, Farias CS da S, Andrade BB. Formação e Envolvimento Pedagógico entre Docentes do Ensino Superior em Saúde: Uma Análise dos Cursos Médicos. Rev Int Educ Super [Internet]. 2020;7:1-17 [citado em 11 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659850
Batista NA. Educação Interprofissional em Saúde: Concepções e Práticas. Caderno FNEPAS. 2012;2:25 28. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4298824/mod_resource/content/1/educacao_interprofissional.pdf
Grácio, M. C. C. “Colaboração científica: Indicadores Relacionais De Coautoria”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends [Internet]. 2018;12(2) [citado em 11 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.04.p24
Silva JA da, Bianchi MLP. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia (Ribeirão Preto) [Internet]. 2001;11(20):5-10 [citado em 28 Set 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2001000200002
Henry L, Wickham H (2022). purrr: Functional Programming Tools. Disponível em: http://purrr.tidyverse.org, https://github.com/tidyverse/purrr
Bastian M., Heymann S., Jacomy M. (2009). Gephi: an open source software for exploring and manipulating networks. International AAAI Conference on Weblogs and Social Media.
R Core Team (2015). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: https://www.R-project.org/.
Kuhnigk O, Böthern AM, Reimer J, Schäfer I, Biegler A, Jueptner M, et al. Benefits and pitfalls of scientific research during undergraduate medical education. GMS Zeitschrift für Medizinische Ausbildung [Internet]. 2010 Nov;27(5):1-7 [citado em 20 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.3205/zma000709
Abu-Zaid A, Alkattan K. Integration of scientific research training into undergraduate medical education: areminder call. Medical Education Online [Internet]. 2013 Out;18(22832) [citado em 20 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.3402/meo.v18i0.22832
Albert, M., Hodges, B. & Regehr, G. Research in Medical Education: Balancing Service and Science*. Adv Health Sci Educ Theory Pract [Internet}. 2007 Out; 12:103–115 [citado em 21 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10459-006-9026-2
dos Santos Estácio, LS. A importância do currículo lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. 2017; 22(2): 300-311. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1353#:~:text=O%20sistema%20de%20Curr%C3%ADculo%20Lattes,de%20pesquisa%20bibliogr%C3%A1fica%20e%20documental
Souza CD de, Filippo D de, Casado ES. Crescimento da atividade científica nas universidades federais brasileiras: análise por áreas temáticas. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2018 Mar; 23(1):126-156 [citado em 28 Set 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100008
Bufrem LS, Nascimento BS do. A produção científica brasileira na web of science (2017-2019): entre o discurso político e os estudos métricos de informação. Logeion [Internet]. 2019;6(1):12-26 [citado em 28 Set 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p12-26
Rezende JM. À sombra do Plátano: crônicas de história da medicina. Brazil: Scielo Books - Editora Fap-Unifesp; 2009 [acesso em 22 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788561673635
Hilu L, Gisi ML. Produção científica no Brasil: um comparativo entre universidades públicas e privadas. Anais do 10º Congresso Nacional de Educação. 1º Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação; 2011;5665-72. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/5221_3061.pdf
Durham MER. As universidades públicas e a pesquisa no Brasil. São Paulo, NUPES, Documento de trabalho. 1998;9:98. Disponível em: https://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9809.pdf
Nathan DG, para o Painel do Diretor do National Institutes of Health sobre Pesquisa Clínica. Clinical Research. Perceptions, Reality, and Proposed Solutions. JAMA [Internet]. 1998;280(16):1427–1431 [citado em 23 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1001/jama.280.16.1427
Mendes, PHC et al. Perfil dos pesquisadores bolsistas de produtividade científica em medicina no CNPq, Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2010 Dez; 34(4): 535-541 [citado em 23 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000400008
Figueiredo WPS, Nunes TS, Moura TA, Lima RSA, Tanajura DM. Pesquisa científica: conhecimento, atitudes e barreiras entre estudantes de medicina brasileiros. Arch Health Sci [Internet]. 2018 Dez ;56–9.[citado em 23 maio 2022] Disponível em: https://doi.org/10.17696/2318-3691.25.3.2018.1155
Gonzales AO,Westfall J, Barley GE. Promoting medical student involvement in primary care research. Fam Med. 1998;30(2):113-116. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9494801/
Rivera JA, Levine RB, Wright SM. Completing a Scholarly Project During Residency Training. Journal of General Internal Medicine [Internet]. 2005 Abr;20(4):366-369 [citado em 24 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1525-1497.2005.04157.x
Robyn L. Houlden, Jamila B. Raja, Christine P. Collier, Albert F. Clark & Jennifer M. Waugh. Medical students’ perceptions of an undergraduate research elective. Medical Teacher [Internet]. 2004 Nov; 26(7): 659-661 [citado em 24 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01421590400019542
Sidone OJG, Haddad EA, Mena-Chalco JP. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação [Internet}. 2016 Jan-Abr;28(1):15–32 [citado em 24 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-08892016002800002
Presidente da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Internet]. Brasília, DF; 1996. [acesso em 18 maio 2022]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais.
Brasil. Ministério das Relações Exteriores. Denominações das Instituições de Ensino Superior (IES). Brasília, DF. [acesso em 10 maio 2022]. Disponível em: http://www.dce.mre.gov.br/nomenclatura_cursos.html.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.