The training of nursing technicians to promote women's health care
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v31i01.556Keywords:
Professional Training, Women's Health, Nursing, Health educationAbstract
Objectives: To analyze the teaching-learning practices developed in the technical nursing course, for the promotion of women's health, regarding prenatal, childbirth and postpartum, at the Technical Health School of Brasília. Method: Exploratory descriptive study, with data triangulation, qualitative approach, conducted from 2015 to 2017. Results: The topic appears in only one of the three modules of the curricular matrix. The curriculum broadly includes the technology base, "prenatal care" and "Pregnancy, childbirth, puerperium and abortion". The teachers present generalist profile, with technical focus. Conclusion: there is fragility in the training of technicians for the performance in pregnancy, childbirth and birth. The students confirm the existence of training gaps.
Downloads
References
-Bonafina A, Bonafina L, Wermelinger M. A educação profissional técnica de nível médio em saúde na Rede Federal de Educação. Trabalho, Educação e Saúde. 2017; 15(1):73-93. doi.org/10.1590/1981-7746-sol00034
-Araújo ER, Vasconcelos Florambel HCA, Jucá SCS, da Silva SA. Advances of Professional Education in Brazil and its historical subordination to the capitalist system 2019; Soc. Dev, 8(8): e30881224. doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1224
-Magalhães GLD, Castioni R. Educação Profissional no Brasil–expansão para quem?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2019; 27(105): 732-754. doi.org/10.1590/s0104-40362019002701647
-Coloni CSM, Teixeira VM, Moreira MCO, Piotto R, Góes FDSN de, Camargo RAA de. Prática pedagógica na educação profissional de nível médio em enfermagem. Cogitare enferm. 2016; 21(1):1-9. Disponível em: http://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/wp-content/uploads/sites/28/2016/10/42026-171300-1-PB.pdf
-Carvalho EMP, Amorim FF, Santana LA, Göttems LBD. Avaliação das boas práticas de atenção ao parto por profissionais dos hospitais públicos do Distrito Federal, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2019; 24(6):2135-2145. doi.org/10.1590/1413-81232018246.08412019
-Minayo MCS. O desafio do conhecimento. 4ª Edição: Hucitec, São Paulo, 2014.
-Garnelo L. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Cad. Saúde Pública. 2006; 22(5):1115-1117. doi.org/10.1590/S0102-311X2006000500025
-Bardin L. Análise de Conteúdo. 1ª ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
-Escola Técnica de Saúde de Brasília. Proposta pedagógica. Brasília, 2006. Disponível em: http://www.etesb.fepecs.edu.br/arquivos/regescolaretesb.pdf
- Escola Técnica de Saúde de Brasília. Plano de Curso de Técnico de Enfermagem. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.etesb.fepecs.edu.br/arquivos/TE.pdf
- Pereira SB, Diaz CMG, Backes MTS, Ferreira CLDL, Backes DS. Boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento na perspectiva de profissionais de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. 2018; 71(Suppl 3): 1313-1319. doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0661
- Champe da Silva T, Bisognin P, Alende Prates L, Cremonese L, Possati A, Ressel L. Práticas de cuidado à saúde realizadas por enfermeiros às mulheres no climatério: uma revisão narrativa. Revista Contexto & Saúde. 2016;16(30):21-7. doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.21-27
- Sacristán JG. O Currículo: Uma Reflexão sobre a Prática. 3ª ed. São Paulo: Artmed, 2000.
- Lemos SB, Cafer de Oliveira CR, de Sousa Martins RM, Fabricio dos Santos R. Avaliação da aprendizagem de práticas de enfermagem na perspectiva de estudantes de um curso técnico. Hygeia-Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde. 2017;13(25):121 -136. doi.org/10.14393/Hygeia132509
- Góes F dos SN de, Corrêa AK, Camargo RAA de, Hara CYN. Necessidades de aprendizagem de alunos da educação profissional de nível técnico em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2015; 68(1): 20-25. doi.org/10.1590/0034-7167.2015680103p
- Costa MA, Coutinho EHL. Entre o saber e o fazer docente na educação profissional técnica de nível médio. Educação Unisinos. 2019; 23(3):408-424. doi:10.4013/edu.2019.233.02
- Nascimento JS, da Silva MR, Oliveira ECT, Monte GCSB. Assistência à mulher no pré-natal, parto e nascimento: contribuições da Rede Cegonha. Revista Portal: Saúde e Sociedade. 2018; 3(1):694-709. doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4241
- Koifman L. O modelo biomédico e a reformulação do currículo médico da Universidade Federal Fluminense. Histórias, Ciências, Saúde – Manguinhos. 2001; 8(1):49-69. doi.org/10.1590/S0104-59702001000200003
- Marins JJN. Os cenários de aprendizagem e o processo de cuidado em saúde. In: Marins JJN, Rego S; Lampert JB; Araújo J.G.C.(org). Educação Médica em Transformação. Rio de Janeiro: ABEM, Hucitec, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.