Desafios para tutoria na formação de especialistas em avaliação em saúde

relato de experiência

Autores

  • Thiago Rodrigues de Amorim Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF
  • Carla Moura Cazelli Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
  • Tatiana Clarkson Mattos Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
  • Bruno Leonardo Alves de Andrade Universidade de Brasília - UnB
  • Pat´rícia Pássaro da Silva Toledo Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i04.1100

Palavras-chave:

Avaliação em Saúde, Educação a Distância, Tutoria

Resumo

Objetivo: descrever a experiência do processo de mediação da aprendizagem por meio da tutoria no Curso de Especialização Avaliação em Saúde desenvolvido na modalidade EAD para profissionais de saúde da SES-DF entre 2019 e 2020. Método: relato de experiência realizado a partir de análise documental como fonte de captação de dados.  Desenvolvimento: o exercício da tutoria compôs a dimensão da prática educativa como relação dialógica e participativa na produção de sentido, mediando o processo de ensino-aprendizagem relacionado a avaliação em saúde. O vínculo entre tutores e alunos foi importante estratégia para construção do conhecimento no contexto das pedagogias problematizadoras e desenvolvimento dos planos de avaliação. Considerações finais: a tutoria teve papel relevante na trajetória do aluno ao proporcionar a mediação para o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem acerca da teoria e prática do M&A, especialmente no cenário da SES-DF.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Rodrigues de Amorim, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

    Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Saúde Pública (UFES) e Epidemiologia (UFG). Enfermeiro da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Orientador de aprendizagem do Curso de Especialização Avaliação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Brasília, DF

  • Carla Moura Cazelli, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

    Mestre em Ciência da Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Professora Assistente aposentada da Faculdade de Ciências Médicas (FCM)-UERJ. Tutora do Curso de Especialização Avaliação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Rio de Janeiro, RJ.

  • Tatiana Clarkson Mattos, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

    Mestre em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz). Tutora do Curso de Especialização Avaliação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Rio de Janeiro, RJ.

  • Bruno Leonardo Alves de Andrade, Universidade de Brasília - UnB

    Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Tutor do Curso de Especialização Avaliação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Brasília, DF.

  • Pat´rícia Pássaro da Silva Toledo, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

    Mestre em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Tutora do Curso de Especialização Avaliação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Rio de Janeiro, RJ.

Referências

- Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. The Brazilian health system: history, advances, and challenges. Lancet [internet]. 2011 [cited 2021 aug 10]; 377(9779):1778-97. Available from: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60054-8/fulltext doi:10.1016/S0140-6736(11)60054-8

– Santos EM, Natal S, organizadores. Dimensão sócio-histórica: unidades didático-pedagógicas: políticas públicas de saúde, atitude social em avaliação. Rio de Janeiro: ABRASCO; 2005.

– Bosi MLM, Mercado-Martinéz FJ. Avaliação de políticas, programas e serviços de saúde: modelos emergentes de avaliação das reformas sanitárias na América Latina. In: Campos RO, Furtado JP, organizadores. Desafios da avaliação de programas e serviços em saúde: novas tendências e questões emergentes. Campinas: Editora da Unicamp; 2011.

– Santos EM, Cruz MM, organizadores. Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática de avaliação de programas de controle de processos endêmicos. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2014.

– Brasil. Casa Civil da Presidência da República. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex ante volume 1 [internet]. Brasília: Ipea; 2018 [cited 2021 july 22]. 192 p. Available from: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/180319_avaliacao_de_politicas_publicas.pdf

– Champagne F, Contandriopoulos A, Brousselle A, Hartz Z, Denis J. A avaliação no campo da saúde: conceitos e métodos. In: Brousselle A, Champagne F, Contandriopoulos A, Hartz Z, organizators. Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2011.

- Brasil. Casa Civil da Presidência da República. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex post, volume 2. [internet]. Brasília: Casa Civil da Presidência da República; 2018 [cited 2021 july 22]. 301 p. Available from: https://ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/181218_avaliacao_de_politicas_publicas_vol2_guia_expost.pdf

– Felisberto E. Da teoria à formulação de uma Política Nacional de Avaliação em Saúde: reabrindo o debate. Ciência & Saúde Coletiva [internet]. 2006 [cited 2021 july 22]; 11(3):553-563. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/Fgb6jmhFx35gSRrqXfp6pyb/?lang=pt&format=pdf

– Carvalho ALB, Souza MF, Shimizu HE, Senra IMVB, Oliveira KC. A gestão do SUS e as práticas de monitoramento e avaliação: possibilidades e desafios para a construção de uma agenda estratégica. Ciência & Saúde Coletiva [internet]. 2012 [cited 2021 july 27], 17(4):901-911. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/zbbKf7BZXVhZZQCF4ZrLPdm/?format=pdf&lang=pt

– Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. Caderno do aluno: curso avaliação em saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: CDEAD; 2019.

- Santos EM, Cardoso G, Abreu D. E-learning e pedagogias problematizadoras: uma experiência brasileira em ensino de Monitoramento e Avaliação. In: Pereira Neto A, Flynn N, organizators. Internet e saúde no Brasil: desafios e tendências. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2020.

– Preti O. Tutoria no curso de pedagogia à distância da UFMT: concepções e representações. [Relatório de pesquisa]. Cuiabá: Instituto de Educação, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Mato Grosso; 2003.

– Flick U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2009.

– Souza J, Kantorski LP, Luis MAV. Análise documental e observação participante na pesquisa em saúde mental. Revista Baiana de Enfermagem [internet]. 2011 [cited 2021 sept 15]; 25(2):221-228. Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5252/4469

– Aarts B, Bauer M. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: Bauer M, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes; 2002.

- Pedroso DE. Interfaces Gráficas em Ambientes de E-learning: Caso VIASK [dissertation]. Florianópolis: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina; 2002.

– Peixoto J. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista de Educação Pública [internet]. 2016 [cited 2021 sept 6]; 25(59):367-379. Available from: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3681/2579 doi https://doi.org/10.29286/rep.v25i59/1.3681

- Freire P. Educação e Mudança. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra; 1988.

– Freitas M, Heidemann LA, Araújo IS. Educação nas sociedades do conhecimento: o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias. Educação em Revista [internet]. 2021 [cited 2021 sept 15]; 37:e20857. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20857 doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820857

- World Health Organization. Novel coronavírus (2019-nCoV): situation report [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2020 [cited 2021 sept 15]. Available from: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-statement-on-ihr-emergency-committee-on-novel-coronavirus-(2019-ncov)

Downloads

Publicado

31.12.2021

Edição

Seção

Seção temática - Especialização em Avaliação em Saúde

Como Citar

1.
Desafios para tutoria na formação de especialistas em avaliação em saúde: relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 31º de dezembro de 2021 [citado 19º de novembro de 2024];32(04). Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1100

Artigos Semelhantes

91-100 de 333

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.